Pacto de Lausanne

Pacto de Lausanne Série Lausanne 30 anos

Compartilhe


Pacto de Lausanne


Comentado por John Stott




A Visão Mundial e a Aliança Bíblica Universitária do Brasil têm o prazer de reeditar importantes documentos oriundos a partir do I Congresso Internacional de Evangelização Mundial em Lausanne, Suíça, nesta série denominada "Pacto de Lausanne - 30 Anos".

No ano de 1974, numa pequena cidade da Europa, reuniram-se 2700 líderes evangélicos, de 150 países, com suas diferentes histórias, experiências e práticas. Daquele encontro originou-se um documento que marcou uma parcela significativa de comunidades religiosas em todo o mundo. As reflexões propostas que transitaram em torno daquele evento influenciaram indivíduos e ministérios e contribuíram para alterar a forma como muitos entendias seu compromisso com o Evangelho, com o Senhor e com Sua obra.

Certamente não há unanimidade em relação aos conteúdos apresentados no Pacto de Lausanne. Alguns o consideram muito engajado ou progressista e outros o percebem como uma proposta conservadora, pouco ousada. Há ainda interpretações que o entendem como uma espécie de "terceira via", a partir das diferentes opções teológicas disponíveis. Porém, não há dúvidas de que ele representa e singulariza um processo que demarcou e demarca a comunidade evangélica em diferentes partes do mundo moderno. o Pacto de Lausanne é referência para iniciativas que representam importantes contribuições na construção de sociedades mais justas e igualitárias, contextos em que a presença e a atuação das igrejas evangélicas se singularizam pela busca em atender efetivamente ao chamado que o Pai nos faz, na esperança de que o nosso clamor pela vinda do Reino de Deus seja ouvido.

Estas três décadas não envelheceram o documento, pelo contrário, tornaram-no mais vigoroso, à medida que pautou a reflexão e a prática de diversos grupos evangélicos por todo o mundo. Temas como "evangelho integral", "responsabilidade social", "preservação do meio-ambiente", "evangelho e cultura", "contextualização da mensagem do evangelho" estão no foco de atenção de todas as organizações e grupos cristãos que procuram servir ao Senhor com integridade e à sociedade com relevância. Centenas de milhares de pessoas foram impactadas por uma visão mais integral do Evangelho.

Uma nova geração de líderes surgiu após o Pacto de Lausanne, muitos dos quais nunca tiveram acesso ou mesmo conhecimento do documento. Trinta anos se passaram, mas as premissas, as demandas e a necessidade de "constante Reforma da igreja" são um imperativo para que o Brasil não perca a oportunidade de ser sacudido realmente por um "mover do Espírito Santo", que se manifesta através de um povo escolhido, resgatado, submisso à Palavra e sensível às necessidades do mundo para o qual é novamente enviado. A Palavra de Deus é a base para instruir quanto ao caráter e a conduta desse povo. O Pacto de Lausanne é um documento fruto da reflexão de diversos líderes evangélicos de todo o mundo, guiados pela Palavra, a fim de relembrar a Igreja quanto ao seu chamado de viver a plenitude do Evangelho com "todos os santos" nestes "dias maus".

Edições (1)

ver mais
Pacto de Lausanne

Similares

(1) ver mais
Cristo, Nosso Reconciliador

Estatísticas

Desejam10
Trocam1
Avaliações 3.9 / 9
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 22
22%
2
ranking 11
11%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Chris
cadastrou em:
02/02/2010 15:49:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR