Nada a dizer

Nada a dizer Elvira Vigna


Compartilhe


Nada a dizer





Com humor cruel e ironia, Elvira Vigna transfigura o registro dos relatos confessionais para fazer um balanço do amor e do erotismo num mundo de relações afetivas fragmentárias e movediças.

Nada a dizer é a história de um adultério, narrada do ponto de vista da mulher traída. No entanto, muito mais do que o inventário de perdas e danos em que costuma consistir esse tipo de relato, o que se encontra nestas páginas é uma investigação minuciosa das motivações de cada um dos envolvidos, bem como uma discussão indireta das possibilidades de entendimento amoroso no mundo urbano contemporâneo.

Temas como lealdade, autoconhecimento e convivência afloram das evoluções do triângulo formado por Paulo, sua amante N. e a narradora, cujo nome não é revelado. Um fugaz triângulo, em que um casal de alternativos de meia-idade, experimentados nas revoluções políticas e comportamentais dos anos 1960, é abalado pela entrada em cena de uma amante vinte anos mais jovem e com um perfil que tanto um quanto o outro não hesitariam em chamar de "burguês" em suas juventudes.

Uma das argúcias da autora é mimetizar a prosa confessional de autoexposição, tão em voga nos nossos dias, mas com o deslocamento e condensação de uma obra de ficção. Com um humor cruel e uma lucidez não prejudicada pelo natural rancor, a narradora revisita obsessivamente os acontecimentos, buscando entre eles as raízes de seu autoengano, num exercício quase masoquista - mas necessário - de descoberta e revelação. É sua única via possível de recuperação.

A instabilidade marca a trajetória dos personagens. No início do relato, o casal de protagonistas acaba de se mudar para São Paulo. As caixas e malas espalhadas aleatoriamente pela casa são o signo de uma aceitação consciente de ritos de passagem. Não por acaso, grande parte dos acontecimentos narrados ocorre em trânsito - na rua, em aeroportos, cafés, hotéis de alta rotatividade - e as conversas cruciais se dão no espaço fluido dos e-mails, chats on-line e mensagens de celular. A história que a narradora afinal consegue desenhar é volátil e inapreensível como a própria vida.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Nada a dizer

Similares

(1) ver mais
Operação Impensável

Resenhas para Nada a dizer (16)

ver mais
on 13/1/21


#MulheresParaLer O título do livro, com certeza, é uma ironia. Pois uma mulher traída depois de tantos anos junto com um parceiro certamente tem algo a dizer sobre tudo o que passou naquela relação. E é exatamente isso que acontece depois que a personagem principal desconfia e descobre a traição do homem que ela ama. Nada a dizer é um livro super bem escrito. No entanto, certo momentos pode entediar. A leitura é de fácil compreensão. O livro narra o cotidiano, portanto não tem um... leia mais

Estatísticas

Desejam87
Trocam1
Avaliações 3.8 / 335
5
ranking 28
28%
4
ranking 36
36%
3
ranking 29
29%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

21%

79%

Jenifer
editou em:
02/06/2021 14:33:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR