Os Ásperos Tempos

Os Ásperos Tempos Jorge Amado


Compartilhe


Os Ásperos Tempos (Os Subterrâneos da Liberdade #1)





No primeiro volume desta monumental trilogia escrita nos anos 1950, Jorge Amado traça um retrato ficcional amplo e vívido do início da ditadura do Estado Novo, momento em que Getúlio Vargas mostrava simpatia perigosa pela Alemanha nazista.
A literatura engajada de Jorge Amado aparece com toda a força nos três romances que compõem Os subterrâneos da liberdade: Os ásperos tempos, Agonia da Noite e A luz no túnel. Neste primeiro livro, escrito em 1954, a ação começa nas vésperas do golpe que implantou a ditadura de Getúlio Vargas, em 1937. O foco se desloca entre a elite do país e o proletariado, traçando um painel vibrante da sociedade brasileira da época, sempre permeado de histórias de amor e traição, de corrupção e valentia.
Entre a base e o topo da pirâmide social, transitam personagens como o jornalista trotskista Saquila, o ex-comerciário Lucas, transformado em agente do governo e falso sindicalista, e sua irmã Manuela, bailarina seduzida por um jovem diplomata devasso e levada a dançar para o próprio Getúlio Vargas numa festa.
Jorge Amado mistura figuras históricas e personagens fictícios, e descreve com a mesma desenvoltura greves operárias e banquetes da alta sociedade, negociatas escusas e comícios populistas, o trabalho anônimo e clandestino dos militantes comunistas e a mentira cotidiana dos jornais sob censura.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (3)

ver mais
Os Ásperos Tempos
Os Ásperos Tempos
Os ásperos tempos

Similares


Resenhas para Os Ásperos Tempos (2)

ver mais
on 3/6/21


Incrível a forma como o Jorge Amado fala com detalhes o funcionamento do partido comunista durante a ditadura. O livro é viciante, tem muitos personagens e em nenhum momento a história foca confusa mesmo com tantas coisas acontecendo. Não vejo a hora de ler o próximo!... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam2
Avaliações 4.3 / 61
5
ranking 54
54%
4
ranking 31
31%
3
ranking 8
8%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Sylvia
cadastrou em:
28/02/2010 15:51:55
Marcos
editou em:
22/04/2020 16:10:22

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR