Os Caminhos de Mandela: Lições de Vida, Amor e Coragem

Os Caminhos de Mandela: Lições de Vida, Amor e Coragem Richard Stengel


Compartilhe


Os Caminhos de Mandela: Lições de Vida, Amor e Coragem





Por mais de dois anos, em pleno período de reconstrução democrática da África do Sul, nos início dos anos 1990, o editor da revista Time Richard Stengel presenciou o dia-a-dia de Nelson Mandela. Na época, o líder político conduzia o país a suas primeiras eleições livres, aos mesmo tempo em que era auxiliado por Stengel na tarefa de escrever a autobiografia Longo Caminho Para a Liberdade (1993). As incontáveis horas de convívio resultaram num relacionamento de íntima amizade. E na descoberta, por Stengel, das múltiplas facetas do homem complexo que vive sob a capa de herói do nosso tempo.



A essência dessa descoberta está em Os Caminhos de Mandela: Lições de Vida, Amor e Coragem, lançamento da Editora Globo prefaciado pelo próprio Mandela. O livro vai além de radiografar a figura mítica que libertou seu povo do preconceito racial e conclamou opressores e oprimidos a reinventarem uma nação. Stengel foca seu olhar sobre situações da vida em que, testado pelas circunstâncias, Mandela distribuiu suas mais perenes lições de liderança e sabedoria. Por meio da vida do estadista, o leitor aprende, por exemplo, por que a coragem é mais do que a ausência de medo, por que devemos manter nossos adversários por perto, por que "ambos" é quase sempre melhor do que "isto ou aquilo", por que precisamos encontrar no mundo algo que nos proporcione realização e significado - nem que isso se resuma a cuidar de uma simples horta.



Cada uma dessas lições relaciona-se a episódios da trajetória de Mandela: do garoto protegido de um rei tribal aos primeiros anos de luta contra o regime segregacionista do apartheid, dos 27 anos como preso político aos anos de plena maturidade do agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 1993. Combinando concisão e profundidade, o livro condensa o pensamento vivo de uma personalidade extraordinária, forjada ao longo de mais de 90 anos no exercício de diferentes papéis - guerrilheiro, mártir, marido, presidente, guia moral. As ideias e o exemplo de Mandela, mais do que proporcionar boa leitura, nos convidam à reflexão tanto sobre as coisas para as quais não damos o devido valor quanto para o legado que pretendemos deixar para as futuras gerações.

Edições (2)

ver mais
Os caminhos de Mandela
Os Caminhos de Mandela: Lições de Vida, Amor e Coragem

Similares

(3) ver mais
A Autobiografia de Martin Luther King
O Caminho da Paz
Mahatma Gandhi

Resenhas para Os Caminhos de Mandela: Lições de Vida, Amor e Coragem (32)

ver mais
on 15/2/11


Por este trecho, valeu o livro: p.230 Mandela é um materialista no sentido filosófico. Desconfia de tudo que não possa tocar, e durante anos evitou qualquer referência ou dependência a um poder superior. Confiou em seus companheiros, não em uma divindade distante. Ele não reza; ele pondera e então age. Para os que dizem que tudo acontece por uma razão, ele responde que nós somos a razão e aqueles que fazemos as coisas acontecerem. Não há destino que molde nosso fim, nos mesmos o molda... leia mais

Estatísticas

Desejam60
Trocam14
Avaliações 4.2 / 546
5
ranking 44
44%
4
ranking 38
38%
3
ranking 13
13%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Osmar
cadastrou em:
24/03/2010 16:11:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR