A Educação do Homem Segundo Platão

A Educação do Homem Segundo Platão Evilásio F. Borges Teixeira


Compartilhe


A Educação do Homem Segundo Platão





"O homem é um ser de relação. Vivendo em sociedade, constrói cultura e formas políticas de organização, que se caracterizam pela instituição de leis e formas de governos, que garantam a vida em comunidade. Tal empreendimento denominou-se, ao longo dos séculos, de Estado. É ela justamente que possibilita a construção da unidade cultural de um povo.

Sem dúvida, um dos grandes méritos de nosso século foi o de despertar uma consciência, praticamente universal, a respeito da educação e de sua importância para o desenvolvimento das nações.

É de nosso interesse pesquisar o pensamento de Platão, filósofo grego que viveu entre os anos 427 e 347 a.C., especificamente seu pensamento sobre educação. Pergunta-se: não seria desenterrar fósseis ou fazer arqueologia filosófica? Entendemos que não. Platão tem permanente atualidade. Apesar de engenhosos esforços de grandes estudiosos, ainda não foi possível dar conta de entender a amplitude de seu pensamento. Aliás, sua filosofia continua sendo objeto de grandes estudos, discussões e interpretações."

Edições (3)

ver mais
A Educação do Homem Segundo Platão

Similares

(1) ver mais
Introdução ao estudo dos diálogos de Platão

Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 3.8 / 9
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Samara
cadastrou em:
09/04/2010 20:42:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR