A Conquista do Acre

A Conquista do Acre Pimentel Gomes



PDF - A Conquista do Acre


A CONQUISTA DO ACRE é um romance-histórico sobre a revolução acreana e a principal obra do cearense Pimentel Gomes. A meu ver, dentre as obras de cunho literário que retratam a 'saga' da Revolução Acreana, essa é uma das principais. A importância desse romance se dá pelo fato de que Pimentel Gomes para compô-lo se utiliza de depoimentos de muita gente que havia participado da luta pela conquista do Acre que ainda residiam em Rio Branco por volta da década de 1940. Dessa forma, obteve um grande número de informações acerca da campanha do Acre, além de datas dos acontecimentos principais, bem como o nome dos principais chefes e companheiros de Plácido de Castro e de chefes bolivianos. É a partir de todos esses dados reais que Pimentel Gomes compõe A CONQUISTA DO ACRE.

O romance está dividido em trinta e nove capítulos e escrito com personagens fictícias e com fatos ambientais reais. O autor ressalta ainda, a efetiva participação dos cearenses, no desenrolar dessa “epopéia” patriótica, transformando-se ele mesmo em personagem do próprio enredo, descrito com detalhes instrutivos e em forma de viagem, cujo ponto de partida é o sítio Mata-Fresca, na serra cearense da Meruoca, e cujo ponto de chegada é o seringal acreano de Bela-Flor, lugar onde os brasileiros venceram a batalha final.





A Conquista do Acre

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A Conquista do Acre (1)

ver mais


"Embora o livro de Pimentel Gomes se constitua numa narrativa que flui agradavelmente, sem maiores exigências feitas ao leitor, certo preciosismo verbal e alguns torneios de frase mais sofisticados fazem supor a frequentação dos clássicos pelo Autor, decerto grande leitor, assim como é possível identificar a inspiração que bebeu na obra de Euclydes da Cunha, outro apaixonado da Amazônia, que ambos conheceram pessoalmente e de modo aprofundado. Desde logo, percebemos que o autor empreg...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR