A Imaginação Sociológica

A Imaginação Sociológica C. Wright Mills
C. Wright Mills




PDF - A Imaginação Sociológica


Durante uma séria de conferências pronunciadas na Europa, Wright Mills confessou sua dificuldade em exprimir por que os cientista sociais norte-americanos se absorviam pelos levantamentos de opiniões e pelos estudos teóricos, numa época em que a liberdade e a razão do Homem estavam em perigo. Essa experiência levou-o a escrever este livro, que é uma crítica cultural das Ciências Sociais, e onde faz observações ácidas sobre as correntes sociológicas predominantes nos Estados Unidos, fazendo ao mesmo tempo uma defesa inteligente da tradição da análise sociológica clássica.

Retratado por artistas e escritores como presa fácil e impotente de forças acima de seu controle, o homem moderno corre o perigo de perder também o controle de seu próprio destino. Acredita Wright Mills que o dever intelectual e político dos cientistas sociais é o de relacionar esses sentimentos pertubados com as modificações de nossa sociedade, examinando, por exemplo, os problemas matrimoniais à luz das crises institucionais da família, descobrindo as possibilidades de enfrentar e solucionar tais problemas.

(...)

C. Wright Mills, autor do presente livro, foi um dos mais brilhantes analistas sociais de nossa época. (...)





A Imaginação Sociológica

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A Imaginação Sociológica (2)

ver mais
Mina de ouro para os profissionais da Sociologia


A imaginação sociológica, de Charles Wright Mills, é um dos maiores clássicos das ciências sociais do século XX. O livro propõe inovar a área de estudos acadêmicos em todos os ângulos de pesquisa, tanto prática quanto teórica, além de resgatar a tradição clássica da Sociologia como forma de se pensar as instituições e as estruturas sociais, por meio de algo que ele chamou de "imaginação sociológica". Vários cientistas sociais, se é que merecem essa referência, não fazem nada que não se...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR