A Carta de Atenas

A Carta de Atenas Le Corbusier




PDF - A Carta de Atenas


A Carta de Atenas é o manifesto urbanístico resultante do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), realizado em Atenas em 1933.



A Carta, que trata da chamada Cidade Funcional, prega a separação das áreas residenciais, de lazer e de trabalho, propondo, no lugar do caráter e da densidade das cidades tradicionais, uma cidade-jardim, na qual os edifícios se localizam em áreas verdes pouco densas. Tais preceitos influenciaram o desenvolvimento das cidades européias após a Segunda Guerra Mundial e a criação do Plano Piloto de Brasília por Lúcio Costa.



O sistema mostra alguns problemas por causar dependência de veículos, pouca caminhalidade e maior expansão urbana. Hoje em dia o urbanismo mais em pauta é o Novo Urbanismo, que prega maior densidade urbana e caminhalidade.





A Carta de Atenas

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A Carta de Atenas (0)

ver mais


É um livro muito interessante, fala de pontos muito importantes a serem considerados ao projetar uma edificação ou uma cidade....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR