Educação Infantil Pós-LDB

Educação Infantil Pós-LDB Ana Lúcia Goulart de Faria; Maria Silveira Palhares; (ORG)




PDF - Educação Infantil Pós-LDB


Cinco artigos de pesquisadores brasileiros da área registram a preocupação, o otimismo e utopias em relação às crianças pequenas no país. As crianças de 0 a 6 anos também fazem parte de uma crise, já desde 1988 com a nova Constituição adquiriram o direito de serem educadas em creches e pré-escolas, passando a serem vistas como cidadãs, sujeitos de direito. Agora, como todos os brasileiros, estão vendo ameaçados os seus direitos.

Além do Estatuto da Criança e do Adolescente, as crianças pequenas estão contempladas no Plano Nacional de Educação, na nova LDB e agora nos Referenciais Curriculares de Educação Infantil, embora ainda não houvesse consenso para a elaboração destes Referenciais. Aí começa a polêmica.

Este livro procura contribuir para que os profissionais de educação infantil continuem se envolvendo de forma cada vez mais contundente, na formulação de políticas e práticas de educação infantil que respeitem os direitos das crianças.

[Fonte: Última capa do livro]





Educação Infantil Pós-LDB

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Resenhas para Educação Infantil Pós-LDB (1)

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O livro publicado em 2003 traz algumas discussões marcadas historicamente na educação infantil, vislumbrando as questões da LDB (no. 5692/1996) e o RCNEI (1998), trazendo algumas discussões particulares e outras da área de educação infantil que ainda permanecem no cenário e no debate. Contemplando cinco artigos nesta perspectiva, têm-se: Palhares e Martinez (2003) iniciam a discussão da "A Educação Infantil: Uma Questão Para o Debate" apresentando a marca da descontinuidade das políti...
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