Metáforas históricas e realidades míticas

Metáforas históricas e realidades míticas Marshall Sahlins




PDF - Metáforas históricas e realidades míticas


Quando chegou ao Havaí, no final do século XVIII, o capitão James Cook foi recebido como um deus. Tempos depois, foi assassinado também como um deus. Esse ato de aparente vitória dos havaianos sobre os britânicos marcou, como explica com brilhantismo o antropólogo Marshall Sahlins, o núcleo da dominação do império colonial sobre as ilhas havaianas. O autor discute de que forma o confronto de duas culturas pode ser uma ocasião privilegiada para observar com maior clareza tipos comuns de mudança histórica. Segundo ele, o grande desafio da antropologia histórica não é saber apenas como os eventos são ordenados pela cultura, mas de que maneira, nesse processo, a própria cultura é reordenada.





Metáforas históricas e realidades míticas

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR