A lógica é leccionada em Filosofia, no ensino secundário e nas universidades. Todavia, subsistem muitas incompreensões quanto à sua natureza e ao seu papel na filosofia e na argumentação. Este livro esclarece estes e outros aspectos relacionados com o ensino da lógica. Fruto do trabalho do autor no Centro para o Ensino da Filosofia (Sociedade Portuguesa de Filosofia), e da sua experiência como Formador de professores de filosofia, trata-se de uma obra imprescindível para professores e estudantes que desejem transformar a lógica numa experiência enriquecedora, criativa e crítica.
Índice:
Prefácio
1 Lógica e Argumentação
A importância do ruído
Validade e verdade
Argumentos sólidos
Validade formal e material
Verdade como adequação
As três leis do pensamento
2 Lógica e Filosofia
Clarificação e validade
A criatividade
O modelo do pensamento consequente
3 As frases e o que elas dizem
Frases e proposições
Valor de verdade
Ambiguidades
Vagueza
Metáforas
4 Forma Lógica
Tipos de validade
Operadores verofuncionais
Conclusões contidas nas premissas
Tabelas de verdade
Tautologias e contradições
Inspectores de circunstâncias
Argumentos e proposições
O universo da argumentação
5 Lógica Clássica
Formalização
A importância da negação
Âmbito
Axiomática e dedução natural
Derivações
As falácias
Lógica de predicados
Linguagem de predicados
6 Lógica Aristotélica
Sujeito e predicado
Negar proposições
Uma máxima conversacional
Subalternas
Classes vazias
7 Argumentos Não-Dedutivos
8 O Problema da Indução
O problema clássico da indução
Verde, azul e verdul
O novo enigma de Goodman
9 Argumentos de Autoridade
10 Paradoxos
Paradoxos e falsos paradoxos
11 Sintaxe, Semântica e Pragmática
12 Argumentação e Demonstração
Retórica e lógica informal
13 Argumentação e Subjectividade
Apêndice 1: Como fazer exercícios
Silogística
Exercícios conceptuais
Lógica clássica
O que não se deve fazer
Apêndice 2: Percursos de ensino da lógica
Programa em vigor até 2003/2004
Programa em vigor a partir de 2004/2005
Leituras e recursos
Glossário
Índice analítico