O normal e o patológico

O normal e o patológico Georges Canguilhém




PDF - O Normal e o Patológico


Escrito originalmente como tese de doutorado em medicina, este primeiro ensaio de Georges Canguilhem constitui um marco fundamental nesse novo campo do saber humano – a epistemologia.
Segundo o autor, a Medicina, muito mais do que uma ciência propriamente dita, é uma técnica ou uma arte situada na encruzilhada de várias ciências. O presente trabalho é, pois, uma tentativa de integrar à especulação filosófica alguns dos métodos e aquisições da Medicina. Não se trata de incorporar-lhe uma metafísica, mas de propor uma reflexão filosófica sobre seus métodos e técnicas, a fim de conceituá-los para uma melhor e mais clara compreensão dos fenômenos patológicos humanos.





O normal e o patológico

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O normal e o patológico (2)

ver mais


O problema das estruturas e dos comportamentos patológicos no homem é imenso. o portador de um defeito físico congênito, um invertido sexual, inúmeraveis problemas que remetem, em última análise, ao conjunto das pesquisas anatômicas, embriológics, fisiológicas, psicológicas. Esse problema porém, não deve ser tratado dividido e sim analisado em blocos. seria o estado patológico apenas uma modificação quantitativa do estado normal? tudo o que o homem perdeu pode lhe ser reconstituído, tu...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR