Por Que Filosofia?

Por Que Filosofia? José Renato Nalini




PDF - Por Que Filosofia?


"A primeira parte é dedicada a alguns temas presentes em toda elucubração filosófica. Assim como os antigos se preocupavam com a vida, a morte, a justiça, a verdade, o século XXI não consegue responder à multiplicidade de questões que eles continuam a propor. Não existem respostas definitivas às indagações que nos fustigam.


Em seguida, alguns amigos de viagem foram escolhidos para mostrar que nada há de novo sobre a Terra, a não ser o depauperamento da camada de ozônio. Esses namorados da sabedoria oferecem farto alimento a quem se detiver sobre o que nos legaram.


Por último, um glossário mostra que o universo da filosofia é muito mais amplo do que se imagina e tende a ser inexaurível. Tudo é filosofia, pois ela é constituída do apreço pelo saber. Infinitos os saberes, daí resulta a infinitude da filosofia. Cada verbete pode servir para instigar a curiosidade e estimular uma pesquisa para aprofundar o conceito.


Este é o convite, à espera de aceitação." [Da Nota do Autor]


------------------------------


Embora a Filosofia seja essencial, ela nem sempre consegue atrair o interesse da juventude. E é essa a proposta do autor: incentivar o jovem a incursionar na temática própria da Filosofia e incitar seu interesse por gradual aprofundamento no assunto. No campo do Direito, é fazer refletir sobre a realidade jurídica, não simplesmente memorizar textos legislativos, doutrinários e jurisprudenciais é problematizar, questionar, indagar, em contraposição ao excessivo tecnicismo que isola o fenômeno do Direito dos demais fatos da vida. Na introdução, o Autor esclarece o porquê da Filosofia e o porquê da Filosofia no Direito, conceitua Filosofia e ensina a filosofar. Em seguida, trata dos temas recorrentes nas cogitações do ser humano: vida, morte, liberdade, igualdade, justiça, eqüidade, direito, tolerância, verdade. Na última parte, traz o pensamento de grandes filósofos sobre esses temas: Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Kant, Hegel, Kierkegaard, Nietzsche, Weber, Bérgson, Wittgenstein. Ao final, fornece um glossário com os termos menos usuais do vocabulário cotidiano.





Por Que Filosofia?

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR