Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira José Saramago




Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira


3086 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Joao 07/06/2024

Decidi somente agora fazer um breve resumo da minha experiência com o livro Ensaio sobre a cegueira de José Saramago, isso porque este livro ainda me causa certa inquietação.

Foi uma leitura um tanto difícil em razão da forma peculiar de escrita do autor, a qual desconsidera certas regras de pontuação tornando o texto um pouco diferente dos que costumamos ler.

A história parte de uma premissa interessante: uma epidemia que causa cegueira nas pessoas. Essa cegueira, diferentemente da cegueira comum, é uma cegueira branca. Com o início da pandemia de cegueira, o governo decide isolar as primeiras pessoas contaminadas dando ensejo ao início da trama discutida ao longo do livro.

Há passagens muito reflexivas que elevam o nível do texto. Apesar de ser uma distopia (ao meu ver trata-se de uma distopia, pois se cria um novo mundo a partir de um evento catastrófico), que história muito se desenvolve numa jornada quase que comum à nossa realidade.

O que mais me fascinou foi como o autor se ateve aos pequenos detalhes do que aconteceria se todos nós ficássemos cegos. Há muita coisa mais a se contar, mas necessitaria de spoiler's, portanto, fica registrado esse breve resumo de um livro inquietante e muito enriquecedor.
comentários(0)comente



ana.feltrim 07/06/2024

Difícil de ler mas vale a pena
No começo eu achei difícil de ler por conta da escrita, no meio pq as situações são grotescas e no final valeu a pena
comentários(0)comente



HelenaRiva 06/06/2024

Ensaio Sobre a Cegueira
O livro de Saramago é uma obra bem forte, densa. A leitura fala sobre a cegueira branca, uma história de estado de caos, repleta de críticas sociais. Ele reflete sobre o quão rápido o ser humano pode voltar ao estado primitivo, e o que nos separa dos animais, a ordem? Os limites?
É uma leitura muitas vezes palpável, que transmite cheiros, sensações e desconfortos também.
Já adianto que não é para todo mundo, além da densidade de escrita, o texto em bloco, sem devida pontuação e espaços, e o fato de ser uma obra portuguesa, com palavras que temos que dar um pouco de atenção, faz a leitura ser mais lenta.
comentários(0)comente



.geo. 06/06/2024

Minha primeira experiência com Saramago
É uma obra bem densa. A reflexão que o autor faz é crua e real.
"É desta massa que nós somos feitos, metade de indeferença e metade de ruindade."
comentários(0)comente



Juma55 05/06/2024

Esse livro é intenso, demorei mais de um mês pra terminar.
"Olho por olho, e o mundo
acabará cego."
-Mahatma Gandhi
(por incrível coincidência, ao terminar esse livro e abrir o skoob, apareceu está frase)

Seguinte, agora eu entendo o porquê desse livro ser tão aclamado e elogiodo. A história dele é tão visceral e tão humana que assusta. O modo como ele escreve um modo distopico que todos estão cegos com tantos detalhes chega ser assustador, o modo que ele relata a crueldade até daqueles que encontraram a cegueira e mesmo assim se fazem ser a autoridade tirana do lugar de quarentena é uma imagem tão real de que sempre teremos grupos tiranos oprimindo as minorias em até situações que todos tem algo em como, a cegueira, por exemplo mostrado no livro.

O livro é sem dúvidas uma visão do mundo muito realista, por quê apesar de todos estarem cegos no livro, o mundo real é um lugar de cegos também, somos muitas vezes cegados pela ignorância, pelo preconceito e pelo olhar de superioridade. É com isso nós tornamos o pior tipo de cego, o cego que ver, mas não enxerga além do próprio umbigo.

Outra coisa desse livro que me chamou muita atenção foi o modo de moradia das pessoas, a falta de comida e o de tratamento que os cegos recebiam, principalmente as mulheres após a chegada do grupo tirano de cegos. Ao ler a descrição desses tópicos, eu me lembrei do Hospício de Barbacena-MG, que viviam uma realidade extremamente parecida com o descrito na obra de Saramago.

Mas emfim, a leitura desse livro é muito válida e extremamente necessária, e infelizmente, facilmente seria uma descrição exatas de como seria o mundo pra muito.


Obs: Nunca li um livro que me fizesse coçar tantos meus olhos até conhecer esse. E chorei com esse final. Saramago, apesar de ter tido dificuldade com sua escrita em pt-pt, nunca vou me arrepender de ter lido e enfrentado o desafio que é a escrita portuguesa.
comentários(0)comente



Agnaldo 05/06/2024

Um dos melhores livros que já li
A forma de escrita do autor é curiosa, de início ela incomoda, só que depois do incômodo vem a intimidade com o texto.
E de certa maneira, não só a forma de escrita incomoda, mas toda a história. Esse livro foi feito pra causar incômodos e questionamentos.
O autor reflete questões sobre a moralidade humana, os padrões seguidos pelas pessoas, até mesmo em momentos de crises; e não só isso, ele também traz questionamentos sobre a própria vida e morte, sobre os anseios e medos inerentes ao humano.
Resumir essa obra em apenas um texto é impossível. Por isso, recomendo a leitura do livro. São poucas as palavras para descrever um texto tão lindo e completo.
Deixo alguns trechos que me chamaram a atenção na leitura:
"Ontem vimos, hoje não vemos, amanhã veremos"
"O medo cega"
"Não há no mundo nada que em sentido absoluto nos pertença"
"Uma pessoa se habitua a tudo, sobretudo se já deixou de ser pessoa"
"A cegueira também é isto, viver num mundo onde se tenha acabado a esperança"
comentários(0)comente



Danielle385 05/06/2024

O livro é perturbador em vários aspectos. Depois de terminá-lo, fiquei reflexiva durante a semana inteira. No entanto, é uma leitura que vale super a pena, porque nos faz refletir sobre o ser humano, seus comportamentos e caráter em situações extremas. Em geral, é uma leitura densa e bastante cansativa, principalmente pela maneira de escrita do Saramago, mas que vale a pena.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lavxz 04/06/2024

é um livro legal, chocante, com representatividade feminina (divas) e muita podridão humana (homens, eca)

mas fiquei com dor de cabeça lendo
comentários(0)comente



IsaVilacoba 04/06/2024

Incrível
Uma das melhores leituras que eu já fiz na vida. Esse livro mostra a podridão do ser humano, mas também a compaixão que nem sempre é valorizada. A escrita de Saramago te envolve de uma forma que parece que você está na própria história. Ao mesmo tempo que isso te dá um desespero, te faz sentir um dos personagens. Pra mim, um dos pontos mais fortes do livro é a resiliência feminina de uma personagem, pura e altruísta. É interessante como o ser humano é atemporal, facilmente se identifica partes do livro na pandemia que acabamos de viver.
comentários(0)comente



Ana le 03/06/2024

Profundo
Simplesmente insano o como a capacidade de desenvolvimento humano pode ser detonada c tanta facilidade, me deixou a beira da loucura esse aq mto bom
comentários(0)comente



bferrazr 02/06/2024

Bom mas nao é tudo isso!
O livro é bom? Sim! Mas perfeito? Nunca!

Me incomodou muito varias partes do livro que nem sei oq falar.
isabel_fmelo 02/06/2024minha estante
Pesado mesmo




MichelleSN 02/06/2024

A cegueira que não quer ver
Leia resenha completa no meu insta
https://www.instagram.com/p/C7toopEOQB7/?igsh=MTdvbjVsNm9vemM2bA==

Um dia todos estão cegos. Sem nome, casa ou amparo. Destituídos de suas individualidades, como se a capacidade de enxergar fosse o único fio que os mantivessem vivos, as personagens vagueiam sem esmo, ora porque não vêem, ora porque o medo petrificante não os permitiu agir.

É espetacular a forma como Saramago sempre cria uma situação absurda, mas descreve as reações de maneiras tão possíveis de acontecerem. O ser humano nunca está preparado para as tragédias, quando as coisas fogem ao costume surge o instinto, dito de sobrevivência - cruel e implacável - que se nega a abdicar do próprio conforto em detrimento das necessidades dos outros. E quem é que pode julgá-los? Somos feitos para isso?
comentários(0)comente



Isabel246 02/06/2024

No fim eu ceguei.
Dificilmente alguém que ler esse livro não irá cegar também, seja de pensamentos, ideias, preceitos ou a visão em si (se um modo figurado, claro).
Saramago transporta todos os leitores para uma atmosfera hostil, pungente e repulsiva. Difícil ler e não sentir vontade de tomar um banho ou sentir o estômago roncar de agonia de fome ou sede.
No desenrolar da história percebe-se outro mundo, o mundo dos cegos desesperados pela vida, mas que vida seria essa sem vida de verdade?
Saramago instiga e expressa em seus capítulos a versão animalesca de todo ser humano.
Difícil resenha um livro tão rico de detalhes sem dar spoiler, portanto, leiam, vale muito a pena ??
Gabyz.z 02/06/2024minha estante
Me fala o segredo pra conseguir ler. Tô na no começo do livro tem um tempão pq por ser em português de portugal toda palavra estranha me faz travar


Isabel246 02/06/2024minha estante
Te diria pra continuar lendo, vai fluir daqui a pouco mais fácil, no começo também senti o impacto das palavras diferentes, mas tu se acostuma. Se estiver travando muito deixa teu celular do lado e procura no google as palavras que tu está travando ou direto no dicionário do Kindle!
Mas não para de ler, vai gostar muito!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



3086 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |