Retrato em Sépia

Retrato em Sépia Isabel Allende

Resenhas - Retrato em Sépia

Elpha 17/02/2013

Um dos melhores livros que li....sou apaixonadíssima por Isabel Allende e "AMO" todos os livros que já li dela. A história desse livro é maravilhosa..teve momentos em que parecia que eu esta´va lá na história, nos lugares e fiquei querendo conhecer todos os personagens do livro...adoro quando uma história me arrebata assim...inesquecível!!!!!!!!!

Goldenlion85 20/07/2009

Gostei, um livro bem escrito,
personagens bem colocados na trama e muito bom!!!

Carla.Parreira 16/10/2023

Retrato em sépia
Escrito por Isabel Allende, de nacionalidade chilena.
Melhores trechos ??Ninguém com dois dedos de juízo admite haver cometido uma infidelidade, mesmo que o surpreendam embaixo dos lençóis?
Não há pobreza pior do que as pessoas que desceram de posição, pois sentem necessidade de mostrar o que não têm?? - Nem todas as pessoas são assim, mas infelizmente isso ocorre com muitos.
??Para vencer neste mundo é preciso fazer os cálculos antes de agir?? - E como isso é complicado!
??A memória é ficção. Selecionamos o mais brilhante e o mais obscuro, ignorando o que nos envergonha, e assim bordamos o extenso tapete de nossa vida. Mediante a fotografia e a palavra escrita tento desesperadamente vencer a condição de minha existência, reter os momentos antes que se desvaneçam e limpar a confusão do meu passado. Cada instante desaparece em um sopro e logo se transforma em passado, a realidade é efêmera e migratória, pura saudade. Com estas paginas e estas fotografias mantenho vivas as lembranças; é com elas que retenho uma verdade fugitiva, mas, apesar de tudo, verdade, elas provam que esses fatos aconteceram e que esses personagens passaram pelo meu destino?
A luz é a linguagem da fotografia, a alma do mundo. Não existe luz sem sombra, tal como não existe alegria sem dor?
A fotografia e a escrita são uma tentativa de guardar os momentos antes que se desvaneçam, de fixas as lembranças para dar sentido a vida?
Uma boa fotografia conta uma historia, revela um lugar, um evento, um estado de animo, é mais poderosa que paginas e paginas de escrita?
Escrevo para elucidar os velhos segredos de minha infância, definir minha identidade e criar minha própria lenda. Afinal, tudo que temos com plenitude é a memória tecida por nós mesmos. Cada um escolhe um tom para contar a própria historia; gostaria de optar pela durável clareza de uma fixação em platina, mas nada em meu destino tem essa luminosa claridade. Vivo entre difusos matizes, velados mistérios, incertezas; o tom adequado para contar minha vida se ajusta melhor ao de um retrato em sépia?? - Não é a toa que também amo fotografias e do mesmo modo exalto minha enlouquecida paixão pela escrita.
Mais alguns trechos que concordo plenamente: ??A uva mais saborosa, a que produz os vinhos de melhor textura e mais vivo aroma, a mais doce e mais generosa, não cresce na abundancia, mas em terreno pedregoso; a planta, com teimosia de mãe, vence obstáculos para ir bem fundo com suas raízes e aproveitar cada gota d?água, e é assim que os sabores se concentram na uva?
Descobri que por carta sou capaz de expressar aquilo que jamais me atreveria a dizer cara a cara; a palavra escrita é profundamente liberadora?
A responsabilidade de ser feliz era exclusivamente minha?
Nada é casual, nada é banal. É assim que ocorre no aparente caos vegetal de uma floresta, onde em tudo se manifesta uma estreita relação de causa e efeito, para cada arvore há centenas de pássaros, para cada passaro há milhares de insetos, para cada inseto há milhões de partículas orgânicas?
Ninguém pode jamais pertencer a outro ? o fato de ser sua esposa não me dava direitos sobre ele ou seus sentimentos, o amor é um contrato livre, que se inicia com uma faísca e pode terminar do mesmo modo. Mil perigos o ameaçam, e se o casal o defende poderá salvar-se, mas isso ocorre apenas quando ambos participam?
Não tenho de agradar o mundo inteiro, mas apenas às pessoas que me importam e que na verdade não são muitas??

Nice 25/10/2010

É da mesma linha de Filha da Fortuna, tão bonito quanto este. Isabel Allende escreve com perfeição, você se sente dentro da história, fazendo parte de tudo. Maravilhoso!

MilenaSales00 14/03/2024

Mais uma intensidade da minha escritora favorita.
Segundo livro da trilogia. Tive a sorte de iniciar pelo volume 1, antes mesmo de saber que existia uma ordem. Todas as respostas que ficaram em ?Filha da fortuna? chegaram em ?retrato em sépia?.
Mil estrelas !!!!!!!

Pêpe 23/08/2022

Apaixonante
"Vivo em difusos matizes, veludos mistérios, incertezas o tom adequado pra contar minha vida, se ajusta melhor, ao de um retrato em sépia".
Esse é o final do livro contato por Aurora Del Valle, neta de Eliza Sommers protagonista de Filha da Fortuna, vem nos trazer a saga de sua família.
Aurora nasce em Chinatown em São Francisco, é criada por sua avó depois dos cinco anos, por Paulina Del Valle, tem uma boa educação, tem uma vida privilegiada, livre das limitações das mulheres de sua época.
Aurora tem pesadelos que não entende, e parte para descobrir seu passado repleto de segredos.
Retrato em Sépia é um romance histórico, que começa em 1862 e vai até 1896.
A escrita da Isabel é apaixonante, eu amo os livros dela, não tem como não se emocionar, torcer pelas protagonistas, e fazer parte da história.
É simplesmente maravilhoso...

Jonathan239 05/03/2012

A memória é ficção
Retrato em sépia é um livro de memórias. A protagonista resolve desvendar o segredo de sua infância e os pesadelos que a acompanham desde os cinco anos de vida, rememorando os fatos através da fotografia e da escrita."Mediante a fotografia e a palavra escrita tento desesperadamente vencer a condição de minha existência, reter os momentos antes que se desvaneçam e limpar a confusão do meu passado."

O livro é bom, mediano. A história não empolga desde o começo, a própria autora avisa nas primeiras páginas: " Essa história é longa e começa muito antes do meu nascimento; é preciso ter paciência para conta-lá e mais paciência ainda para escutá-la. Se pelo caminho perdemos o fio, isso não será razão para desespero, porque com toda a certeza ele será recuperado algumas páginas adiante."

Também, perde-se parte do encanto da obra com a ambientação da história na califórnia e no bairro de Chinatown, com nomes de personagens americanos e chineses, principalmente para os fãs de Isabel Allende que se identificam com as origens chilenas e com o castelhano. Por fim, o destaque do livro continua sendo a forma poética com que a autora escreve, e que me influência bastante, em que consegue adjetivar os sentimento até de uma pedra.

kiki.marino 16/08/2018

A desfecho da saga de Eliza Sommers
Retrato em Sépia é uma continuação de A Filha da Fortuna, não penso que seja uma leitura indispensável,mas responde com satisfação com todas as pontas soltas de AFDF, principalmente com relação ao casal maravilhoso Eliza e Tao Chi,foi uma jornada e tanto a vida desse casal,seus descendantes e outros,o foco dessa saga foram as mulheres,seus amores,suas descobertas,a força e a independência, superação de errar e acertar,tomar decisões e mudar a História literalmente.

Bija 24/01/2024

Releitura necessária.
Resolvi reler alguns dos livros da Isabel Allende agora, mais madura. Comecei pela ?A Filha da Fortuna?, no ano passado, e segui com o ?Retrato em Sépia?. Gostaria de dar uma pausa, antes de iniciar o ?A Casa dos Espíritos?, mas acho que não dá, vou ter que me atirar.
Esses livros são um trilogia sobre a mesma família, e as personagens aparecem aqui e ali. ?O retrato em sépia? é a continuação exata e necessária para o Filha da fortuna. Está é a sequência cronológica dos livros, mas a Isabel Allende escreveu primeiro A Casa dos Espíritos, e eu li no início da década de 90. Os outros dois saíram no início dos anos 2000.

Este livro fala da busca de Aurora para entender a sua vida, e montar suas origens. Na primeira parte, ela traz a continuação da história da Eliza e de Tao Sc?hen. Depois, segue pela infância da Aurora , trazendo a Personagem Paulina Del Valle, e Severo e Nívea del Valle, que já estavam lá no livro ?A casa dos espíritos?. O entrelaçamento com a história e com os costumes do Chile é feito de uma maneira natural, poética e fácil de imaginar os fatos, pois as descrições são ótimas.

O jeito que essa mulher escreve é de uma beleza. É de uma delicadeza, de uma humanidade, o texto, que a gente chega a voltar para ler de novo, um parágrafo, uma frase.
MilenaSales00 05/03/2024minha estante
Eu sou apaixonada pela Allende e pela sua escrita

Eliane 02/08/2019

Com início em A Filha da Fortuna, Isabel Allende, nos transporta a um mundo de mulheres corajosas, indômitas e valorosas. Elisa Sommers é a protagonista, neste romance, sua vida, seus valores, suas ações plenas de coragem e amor.O romance se desenvolve em meio à história e conflitos chilenos e a febre do ouro na Califórnia, em princípios do séc. XIX. Em seguida, surge Retrato em Sépia, dando continuidade à saga familiar e fatos históricos, destacando, agora, Aurora Del Valle, neta de Elisa Sommers avó materna e Paulina Del Valle avó paterna. Ambas as avós, mulheres de personalidade e caráter fortes , desde o início, nos cativam e encantam.
Aurora Del Valle, apaixonada por fotografia desde os treze anos, é a responsável por traçar e bordar uma tapeçaria de sua vida para manter vivo um passado que ela, aos poucos, descobre, impregnado de lembranças e segredos, focalizando sempre as mulheres de sua família, mulheres que deixaram marcas profundas e serão lembradas para sempre.Os dois romances mostram 3 gerações de uma família, desenvolvidas em uma sociedade patriarcal, sexista e pouco condescendente com a figura feminina,
uma ótima crônica de costumes. Conhecemos o Chile e sua sociedade do séc. XIX, um país pequeno, muito conservador e sua luta, mostrada em Retrato em Sépia para evoluir.
Isabel Allende, com sua escrita fluída e vigorosa, articula contexto e emoções, mantendo uma interessante combinação entre o real e o imaginário.
“ Afinal, tudo que temos com plenitude é a memória tecida por nós mesmos. Cada um escolhe um tom para contar a própria história; gostaria de optar pela durável clareza de uma fixação em platina, mas nada em meu destino tem essa luminosa claridade. Vivo entre difusos matizes, velados mistérios, incertezas; o tom adequado para contar minha vida se ajusta melhor ao de um retrato em sépia...”

25/08/2019minha estante
Precisa ler A filha da fortuna antes desse?

Eliane 12/09/2019minha estante
Oi, Rê , sim . Primeiro vc lê A Filha da Fortuna e depois Retrato em Sépia, senão vc não vai entender e acompanhar a história toda.

Luisa 06/02/2009

Já faz algum tempo que reli Retrato em Sépia e não lembro da história com todos seus detalhes, maaaas eu adoro a maneira que Isabel Allende escreve! Ela é a minha escritora favorita. Ao mesmo tempo que nos mostra famílias inteiras, dá verdadeiras aulas de história (principalmente sobre a América Latina, mas acho que isso acontece mais em Casa dos Espíritos).

Adriana1037 04/07/2013

História e amor em uma saga familiar.
Romance da saga familiar da personagem Aurora ou Lai Ming como era chamada por seu avô chinês.
Repleto de personagens fortes e interessantes, aborda o tema das memórias e o impacto delas em nossas vidas. Allende constrói com habilidade um cenário ambientado em fins do século XIX e início do XX para contar a trajetória da família de Aurora Del Valle nascida na Califórnia em Chinatown e criada após os cinco anos pela fascinante avó Paulina.
Os acontecimentos se sucedem entremeados com fatos da história do Chile e com temas como o tráfico e a prostituição de adolescentes chinesas na Califórnia.
Apesar de alguns temas sofridos, é um romance leve e que fala do amor no sentido mais amplo da palavra.

Ana Clô 10/05/2024

Sobreviver é que é difícil?
Mais uma história que leio de Isabel Allende. Sua escrita é memorável e a forma como conduz suas histórias nos deixa sempre com vontade de mais.
É incrível como ela consegue sempre mostrar como nossa vida está entrelaçada a construção de nosso país - e aqui uso o ?nosso? porque a condição de latino americano é fundamental e nos identifica cada vez mais.
Retrato em sépia é sobre despir-se do passado e se reencontrar a ele ao mesmo tempo.
É sobre as nuances da mulheridade que nos arremata em uma vivência perpassada pelo patriarcado. Ao mesmo tempo que é sobre amor, dor, paixão e memória.
Enfim, leiam! É encantador!
??