Aracelli Meu Amor

Aracelli Meu Amor José Louzeiro

Resenhas - Aracelli Meu Amor

Alexis.Sodre 22/09/2023

Não sei bem o que dizer sobre esse livro. O início é muito bom, mas mais pro final parece que perde um pouco o foco. Entendo que foi um livro censurado e tudo mais, mas acho que acabou muito bruscamente. Mas no geral, achei um bom livro.

Ju Ragni 31/03/2021

Uma tragédia que nunca deve ser esquecida
Estive em Vitória/ES pela primeira vez, para alugar um apartamento para minha filha, que veio morar aqui. A cidade é muito bonita, agradável, receptiva. Quando fui ao Jardim Camburi, um bairro relativamente novo da cidade, passei por uma praça chamada Praça Aracelli, e reconheci a figura da menina, em grafite num pequeno viaduto. Me lembrei desse crime bárbaro que aconteceu aqui nos anos 70, eu era bem criança, moro em SP, mas a divulgação da época foi tanta que a imagem ficou na minha lembrança. Fui pesquisar para saber mais sobre o caso. Nem vou comentar aqui, porque a documentação na internet é farta, mas basta dizer que o dia nacional de combate contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes, 18/05, é o dia em que Aracelli foi levada pelos seus assassinos.
Fiquei indignada quando vi que a principal avenida de Vitória, ela mesma, a avenida da praia, que em várias cidades de praia se chama Avenida Atlântica, aqui tem o nome do pai de um dos prováveis assassinos, Dante Michelini. Não entendo como os cidadãos dessa cidade tão linda aceitam um desprezo desses à memória da criança. Entretanto, ao chamar o Uber, notei que o google maps nomeia a dita via como Avenida Aracelli. Palmas para o Maps!!! Aracelli não teve justiça, espero muito que não tenha esquecimento também...
Quanto ao livro, achei médio. Mas devemos nos lembrar que foi proibido pela ditadura, seu autor deve ter tido muitos dissabores para conseguir sua publicação, e há quem diga que está escrito em código, que sua parte sobrenatural na verdade entrega tudo o que aconteceu. Talvez, mas depois de tanto tempo, se o autor publicasse uma edição revisada, incluindo como estão os envolvidos na atualidade, poderia esclarecer um pouco mais, se bem que o crime em si já prescreveu, portanto os assassinos estão bem seguros no seu conforto (se é que alguém pode ficar confortável com uma bagagem dessas nas costas...)

Mynah Drakul 31/12/2020

Impunidade
Todos os fatos reais da história da pequena vida e da horrenda morte de Aracelli estão contados aqui, numa narrativa em que os espaços são preenchidos pelo sobrenatural e por muita conversa informal. Conversa informal, que torna o livro arrastado e cansativo. Mas é bem interessante ler a história e, talvez, esse tenha sido o modo do autor suavizar toda a perversidade que é preciso contar. É um livro amargo, oriundo de uma história pavorosa de impunidade de ricaços.

Naypinto 20/01/2015

Chatinho
Uma história real de uma criança que vai pra escola e não retorna. A busca incessante que seus pais tem em solucionar o caso.

Sardi 19/01/2015

Não era o que esperava
Comprei o livro e comecei a lê-lo com o intuito de me aprofundar e conhecer mais sobre o caso Aracelli. Bem, fui nesse livro desavisado, pois o que acontece é que no meio da narrativa os fatos do caso se perdem em meio à fantasiosa versão desse autor...
Davi.Rezende 13/12/2017minha estante
O autor inventa?

Sardi 11/01/2018minha estante
A história é fantasiosa, há até mesmo ocorrência de coisas sobrenaturais na narrativa, mas alguns dizem que o autor utilizou de metáforas pra disfarçar a história. Vai saber

Davi.Rezende 12/01/2018minha estante
Valeu

Ana 11/09/2014

Cansativo e decepcionante
A tragédia de Aracelli é algo que marcou a história criminal do Espírito Santo e todos os anos, no dia de sua morte, jornais e sites voltam a relembrar dessa triste história. Como capixaba, esperei alguns anos para ler o livro e fiquei mu decepcionada.

Para quem não conhece a história, é fácil passar por um romance voltado ao realismo fantástico. Muito pouco jornalismo e muito papo de bar, literalmente. No meio da narrativa, o drama de Aracelli se perde, dando lugar como protagonista a outros personagens.

Uma pena que uma obra que tinha tudo para dar certo tenha enveredado por um caminho desnecessário e sem graça. Para mim, só uma palavra resume o que senti ao ver o ponto final: decepção.
Davi.Rezende 13/12/2017minha estante
Bom saber. Agora nem quero ler.

Paty 02/11/2018minha estante
Ia comprar, nem vou mais.

Lina Angelica 13/03/2013

Aracelli
Seqüestro e assassinato de Aracelli, em 1973, Vitória do Espírito Santo. O caso não teve uma definição e os culpados!!!???... Hoje, pesquisando se houve novas informações sobre o caso, permanece a sensação que verifiquei das pequenas entrevistas e comentários, da época, da possível culpa de dona Lola e, o mais irracional de todos, o cão, da menina, o único certo. Os culpados não foram punidos e o crime já prescreveu.

Stella 05/06/2011

Esse caso marcou o inicio do combate à exploração/abuso sexual de crianças e adolescentes. Em 2000, foi instituído o 18 de maio como o dia nacional dessa luta,porque em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Crime Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.

kellen.ssb 04/05/2009

Mesmo sendo um livro de poucas páginas a leitura fica cansativa e parece longa. Eu só o li todo, pq o caso de Aracelli é um caso que a minha mãe sempre me contou... caso esse que aconteceu na juventude dela e que abalou na época o Espírito Santo.

Teka 08/11/2011minha estante
Queria comprar esse livro, sabe onde acho ?