Histórias (mais ou menos) assustadoras

Fernanda Castro

Resenhas - Histórias (mais ou menos) assustadoras

Tha 18/08/2020

MAIS OU MENOS assustadoras
Lendo alguns comentários sobre esse livro, achei curioso ver pessoas reclamando por não dar medo, por não ser assustador. Bom, gente, isso acho que está BEM explícito no TÍTULO do livro. Então, é uma reclamação que, ao meu ver, não faz o menor sentido.

Trata-se de uma antologia com 8 contos, sobre os quais falo brevemente abaixo:

* Dez Bolas de Sorvete por Um Real (Fernanda Castro)
Meu conto preferido! Divertidíssimo! Virei fã da Dona Rita, essa senhorinha desparafusada.

* Inquérito nº 2017505: Papa-figo (Johnatan Marques)
É tipo uma fanfic de Harry Potter sem Harry Potter e no Brasil - e isso não é necessariamente uma crítica.

* Fogo no Céu (Lady Sybylla)
Gostei muito que o conto vira uma chave no final e muda para outra coisa.

* A Casa Bem-assombrada (Roberto Fideli)
Um conto delicado e gostoso de ler, um dos meus preferidos.

* Um Dia, a Eternidade Acaba (Anna Martino)
Gostei desse conto, apesar de ter abraçado uns clichês que começam a enjoar um pouco.

* 1999 (Delson Neto)
Versão brasileira de A Bruxa de Blair no futuro? Gosto!

* Flora (Karen Alvares)
Forte e triste. É um conto bem diferente e achei a abordagem muito criativa, muito bom.

* Escultura Negra em Noite Escura (Roberto de Sousa Causo)
Pesado e violento. Infelizmente, de longe, o conto que menos gostei. Estou cansada do terror com foco na violação feminina. Além disso, há toda uma passagem sobre as fantasias da protagonista que não serve para absolutamente nada na história, marcando uma fetichização da dor que até contrasta com o restante do conto - mas não é um contraste que dialoga, ao contrário, se mostra deslocado e desnecessário.

De toda forma, de maneira geral, o livro é bem interessante. Em alguns casos, a sensação de fanfic me incomodou um pouco - gostaria que alguns dos autores se embrenhassem mais em criar algo mais particular e próprio. Ainda assim, a grande maioria dos contos me agradou bastante.

Jul Frota 18/12/2019

O livro lembra as postagem do wattpad, acho que faltou revisão dos autores ou um melhor madure imensamente da trama. Não há um bom aproveitamento do formato resumido que é o conto, há muito "para encher linguiça" nós textos, se um escritor não possuí a coragem de cortar o excesso ele/a nunca mais alcançar o êxito.
Os contos têm muito do "feijão com arroz" do horror, mas não passa nem perto de ser um terror, um conto passa a maior parte do tempo insultando São Paulo, mas desenvolver a trama? O outro escreve um capítulo de romance, é um conto, ninguém liga se aos sete anos a personagem tinha problemas com alguém entrar no quarto, ninguém se importa se a cor favorita dela é clara ou escura, conto não pega a estória no início, ela pega no meio, sem dó nem piedade no meio, qualquer coisa diferente disso é capítulo de romance.
Nenhuma trama me deu aquela sensação magnífica de "isso faz diferença na literatura". Acho que falta amadurecimento no autor, os textos estão muito amadores, ainda.

Gabriela 21/04/2020

Algumas histórias são até legais de ler apesar de bem óbvias, de longe são histórias de terror.

Isa 08/05/2020

null
Eu adorei demais o primeiro conto, achei bem surpreendente e não esperava aquele final. O segundo e o quarto conto eu achei bons, gostei dos personagens e consegui me divertir lendo. O restante dos contos eu não gostei ou não achei muita coisa. As histórias realmente são mais ou menos assustadoras, já que não senti nenhum terror ou medo lendo elas. Como eu tinha adorado o primeiro conto, achei que os outros seguiriam pelo mesmo caminho e fui bem empolgada, mas acabei não curtindo.

Aninha de Tróia 28/07/2020

Gostei de quase todos os contos. Uns são mais fofinhos e outros um terror mais leve. Recomendo.

Myrla 22/10/2020

recomendo
A antologia apresenta 8 contos de autores nacionais com uma pegada de terror e suspense, mas que ? como dito no título ? não vão te fazer morrer de medo.

Os contos apresentam temas e os estilos diferentes de cada autor. Com algumas narrativas leves e outras mais densas, uma grande qualidade da obra é a presença de personagens casualmente diversos protagonizando suas histórias. Ao pular de um conto a outro, é perceptível a mudança na escrita, as histórias prendem a atenção e a leitura segue um ótimo ritmo.

Meus contos favoritos foram:

??A casa bem-assombrada ? Uma garota no espectro autista descobre que fantasmas podem te ajudar no serviço doméstico se gostarem de você.

??Um dia, a eternidade acaba ? Uma brasileira trabalhando para um vampiro italiano cheio de alergias tentando viver nos tempos atuais.

??1999 ? Com inspiração em a Bruxa de Blair, nesse acompanhamos um grupo de amigos investigando a existência de uma bruxa numa realidade bem tecnológica.

Rafa 29/10/2020

Terror na medida certa
Quem escreve sabe o quanto pode ser difícil dar nome a um livro. Às vezes, o nome não tem nada a ver com a história e o autor acaba prejudicando a obra.
No caso de Histórias (mais ou menos) assustadoras isso não aconteceu. O título carrega muito bem a essência dos contos.

Como é uma antologia com diversos autores, o estilo dos contos varia bastante. É normal ter um conto ou outro que não te agrade. Mas no geral, gostei muito de ter lido todos eles.

Eu amei alguns contos dessa seleção, em especial "Dez bolas de sorvete por um real", "Fogo no Céu" e"A Casa bem assombrada". Além de bem escritas, o estilo delas me agradou bastante. Além disso, elas conseguiram adicionar pontos únicos na narrativa.
Recomendo bastante!

booksdreamz 27/10/2022

achei o livro interessante, bem vibe para o halloween, alguns contos foram melhores do que outros, mas a diversidade dos enredos foi um ponto positivo

Tay 24/08/2021

Com uma variedade tão grande de histórias, fiquei surpresa ao me dar conta que não há nenhuma que eu não tenha gostado.
Lógico, isso não quer dizer que entre elas não há algumas preferidas.
“Bolas de Sorvete por um Real” é o tipo de história que te pega pela mão e te faz acreditar que você sabe exatamente para onde ela está te levando, mas que no final te faz descobrir que você não sabe é de nada.
“A Casa Bem Assombrada” é aquela história que deixa o coração quentinho (mesmo que isso pareça estranho no meio de um livro de histórias quase assustadoras).
“Um Dia a Eternidade Acaba” é quase um alívio cômico.
“Flora” me deixou apenas triste por ser humana.
Alguns contos são mais enrolados, outros a leitura é mais fluida, mas é um livro muito bom!

Guilherme 31/10/2019

Que delícia de coletânea!
Em apenas oito contos, temos uma viagem pelos grandes vilões do horror em releituras muito bem pensadas e totalmente diferentes do que eu estava esperando. Vamos lá:

"Dez Bolas de Sorvete por um Real", da Fernanda Castro, é uma história deliciosamente bem escrita sobre uma bibliotecária que suspeita que tem um "serial quíler" por perto. O tom do conto é levíssimo e cheio de referências e com um final excelente!

"Inquérito Nº 2017505: Papa-figo", de Johnatan Marques, fala muito de fígados. A narrativa à la Harry Potter tupiniquim é muito bem construidinha, os personagens são fofíssimos e eu particularmente gostaria de ler mais histórias nesses universo.

"Fogo no Céu", de Lady Sybylla, fala bastante sobre o que é ser repórter com uma história que talvez não deva ser contada. De todos os contos achei que esse foi o que menos me surpreendeu, mas a história é super bem escrita e coloca em pauta questões interessantes.

"A Casa Bem-Assombrada", do Roberto Fideli, me surpreendeu pela sensibilidade por abordar uma protagonista no espectro autista e uma assobração pra lá de inusitada, em um tom bem leve e gostoso de acompanhar. Muito bom!

"Um Dia a Eternidade Acaba", da Anna Martino, é muito provavelmente o meu conto favorito da coletânea, com uma abordagem diferente a um monstro clássico e um toque de brasilidade. Gostei bastante e recomendo!

"Flora" da Karen Alves é um conto necessário. Não me surpreendeu em si pela reviravolta, pois os detalhes são dados aos poucos se você souber procurar, mas a construção é super redonda e bem feita. Gostei bastante.

"1999", de Delson Neto, é uma releitura abrasileirada da Bruxa de Blair que me surpreendeu por se embrenhar por caminhos que eu não tinha previsto. (E com um pouco mais de sangue do que tinha esperado!)

"Escultura Negra em Noite Escura", Roberto de Sousa Causo mostra a que veio com uma temática mais pesada do que eu esperava, mas que mostra seu dom com as palavras. Muito bom!

Acabei positivamente surpreendido pelos contos que quebraram minha expectativa, mas a qualidade deles é indiscutível. Uma leitura excelente!

barb 21/03/2020

os medos reais
adorei a antologia, alguns contos são melhores do que outros, e possuem, até, uma mensagem mais profunda, apenas enriquecendo essa antologia mais do que satisfatória para conhecemos nomes de ótimos escritores nacionais

Karmille 07/11/2022

Concluindo...
Apesar de eu ter sido bem critica com vários pontos em cada conto no geral eu gostei bastante das histórias, principalmente por não se perderem na pura ficção e trazer no meio delas debates tão atuais. Gostei bastante do livro e espero que outros possam a vir se interessar.

Sarah 18/05/2020

Gostei de praticamente todos os contos. A sensação de familiaridade que eu sinto quando leio um livro ambientado no Brasil é bem reconfortante. O livro faz jus ao título, as histórias não são muito assustadoras mas isso me agradou bastante.
Ele dá um gostinho de cada autor na medida certa. Pra mim a Fernanda Castro e Jonhatan Marques arrasaram muito nesse livro e me deu vontade de ler mais coisas deles.

joovana 28/10/2021

Eu a m e i . Talvez tenha ido com poucas expectativas por conta de uma resenha que li e por isso gostei tanto, mas foi simplesmente fantástico! Não teve um conto que não tenha gostado.
O primeiro já foi super impactante com uma reviravolta assustadora. Passei quase o tempo todo amando e querendo ser a personagem, no final.... bom, não era mais o que eu queria kkk
Adorei que teve uma grande mistura de romance, terror, suspense, comédia, aaaa maravilhoso!
Minha parte favorita do livro foi do conto que se passa na Itália e o vampiro explica como é difícil ser um vampiro na Itália, eu morri de rir.

5 estrelas!

Juliana @julianaaf 29/04/2020

Único conto realmente bom foi o primeiro. De resto, nada que tenha me agradado, deixou muito a desejar.