Uma Princesa de Marte

Resenhas - Uma Princesa de Marte

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

OToloDeAmarelo 26/05/2021

Ótimo
Esqueçam o filme meia boca que a Disney lançou. Uma Princesa de Marte é um grande livro de aventura e fantasia com momentos épicos e batalhas bem sangrentas. Com uma fluidez incrível, o livro desde o começo tem uma atmosfera empolgante e é com muita desenvoltura que acompanhamos sua trama. As coisas acontecem bem depressa mas é super fácil de se acostumar e ser levado por suas páginas, de modo que pouco se nota o avanço até se dar uma ligeira e merecida pausa.

É um livro extremamente divertido de se ler e com certeza uma aventura única. Me envolveu desde o começo e não teve momentos enfadonhos nem desnecessários. É como acompanhar um filme bem elaborado do começo ao fim que te faz querer mais após sua conclusão. Ótima obra!

Ana Rubia 24/05/2021

Recomendo!
Primeiramente, não existe comparação entre livro e filme!
Após deixar isso bem claro, o livro trás elementos que te instigam a refletir fora da sua "zona de conforto", geralmente (pelo menos nos que eu li até hoje) nos livros que exploram outros planetas, observamos alguma espécie de colônia terraquia que precisa explorar ou se fixar em um novo planeta pois não consegue mais sobreviver na Terra, ou algo similar, mas neste livro um evento estranho leva um terraquio pra Marte e ele precisa se adaptar a uma nova cultura e passar por algumas aventuras gostosas de acompanhar.
Opinião pessoal, gostei muito do livro e recomendo a leitura!

Davi Busquet 28/04/2021

O melhor de dois mundos
Por um lado, temos as histórias de cavaleiros — heróis que providencialmente sempre estão no lugar certo, na hora certa e com habilidades que em muito superam seus adversários, enfrentando hordas bárbaras, unindo reinos e ganhando a bela princesa no final — e, no outro, um cenário alienígena, exótico e repleto de criaturas estranhas e civilizações tecnologicamente avançadas. No meio do caminho, temos John Carter e “Uma Princesa de Marte”.
A junção de gêneros literários distintos não é algo novo, e dela já resultou obras magníficas e surpreendentes. Na incrível história do veterano da Guerra Civil Americana e suas aventuras no planeta vermelho, Marte, essa fórmula se deu de maneira curiosa e espetacular, a tal ponto, que fez nascer o subgênero de Space Fantasy (Fantasia Espacial ou, em algumas fontes, Romance Planetário).
A noção científica acerca do planeta Marte, ainda básica e superficial na época da publicação do livro (em comparação ao que sabemos hoje em dia), não torna o texto menos interessante. Ao contrário, colabora mais ainda para o teor fantástico da narrativa — como as embarcações voadoras abastecidas por Rádio (um elemento químico recém-descoberto na época) e a ideia de super-força e agilidade do personagem terráqueo quando em contato com a atmosfera rarefeita e a baixa gravidade.
Para leitores mais modernos, que não tenham tido contato com os contos de cavalaria da Idade Média, “Uma Princesa de Marte” pode parecer estranho e confuso, com uma base científica fraca e uma estrutura fantástica deficiente. Há de se entender, no entanto, que se trata de uma junção de duas perspectivas diferentes, que, à sua época, inovou substancialmente e diversificou o universo literário mundial.
Afinal, em que outra obra podemos conhecer uma espécie de paladino terrestre que comanda legiões de guerreiros marcianos verdes, cruza as imensidões áridas do planeta em navios voadores, duela até a morte contra soldados marcianos das nações semi-humanas, salva o planeta da destruição e fica com a linda princesa no final?

site: https://www.instagram.com/davi_busquet_br

Rafael_Santiago 18/04/2021

Simples mas legal
O livro começa com uma narrativa que desperta curiosidade pelos relatos do narrador. Logo depois fica um pouco arrastado, por fim engrena e a história e a leitura pegam um bom ritmo. É uma história que foi originalmente publicada em revista pulp, então não é nada muito sofisticada. Alinhe a realidade e suas expectativas antes de começar ler esse livro. John Carter é um personagem bem carismático, então mesmo com uma história bem simples, o livro acaba ganhando o leitor. Com base no caráter construído sobre o protagonista, o livro permeia a história com noções singelas mas práticas do que seria perseverança, resiliência, princípios, amizade, honra, entrega, autruísmo e amor. Se bem que John Carter hoje (2021) do jeito que capengam as coisas seria bem alienígena aqui em sua Terra desnaturada ou ainda em seu planeta Terra Arrasada... Enfim, no geral é uma leitura divertida.

Luciano 11/04/2021

Uma aventura clássica.
"Abri meus olhos para uma estranha e bizarra paisagem. Sabia que estava em Marte e nem uma vez questionei minha sanidade, nem se estava acordado".

Encurralado por um grupo de índios, John Carter, um capitão da Virgínia da época do ainda selvagem Velho Oeste, adentra numa estranha caverna que mudou o rumo de sua vida para sempre. Transportado magicamente para Marte, ele se descobre em um mundo tão mais selvagem e bélico quanto o que deixou para trás. Somos então guiados por seus relatos de aventuras e desventuras nesse novo mundo estranho.

Descobrindo que a atmosfera mais baixa do planeta lhe conferiu habilidades sobre-humanas, John Carter passa a explorar Marte, sendo feito prisioneiro, conquistando amigos e descobrindo amores durante sua jornada.

Publicado originalmente em 1912 como série em uma revista sob o título "Under the moon of Mars", Uma Princesa de Marte é uma típica história de ficção científica da época de revistas pulp: cheia de lutas, um protagonista esperto que escapa de todos os perigos e desventuras impostas pelas circunstâncias. É uma aventura no sentido clássico.

A narrativa é muito fluída e cada virar de páginas é um convite para a aventura. Gostei muito da experiência dessa leitura, foi como redescobrir na infância aquelas histórias de pura magia e fascínio pelos perigos do desconhecido! E como na literatura nem tudo precisa ser sobre grandes reflexões filosóficas sobre a natureza humana, ainda há espaço para leitura de histórias simples sobre grandes feitos ideias, a matéria da qual se fazem os mitos!

Iva 10/04/2021

Uma princesa de Marte
O livro conta a história de John Carter, combatente do exército, em sua viagem a Marte(Barsoom), no qual passou 10 anos.

Ser um terráqueo e Marte tem suas vantagens, no qual o autor imagina sem nem mesmo o homem ter ido a lua na época de sua escrita.

Em Marte John Carter encontrar seu grande amor e luta em grandiosas batalhas. É mostrado a diversidade de Marte, fauna, flora, costumes e tradições.

Eduardo.Staque 29/03/2021

Muito diferente do filme
Livro curto, rápido e muito dinâmico.
Contando a vivência de John Carter através de seus relatos num diário, mostrando suas experiências com seres de um outro planeta, com costumes, cultura, comportamento muito diferentes de nós, mas que no fundo são muito parecidos.

Há pouquíssimos diálogos o que pra alguns pode deixar o livro cansativo, mas é compensado pela visão e descrição fantásticas sobre Marte/Barssom (pois a maioria das coisas sobre Marte é especulativa aqui).

O interessante mesmo é irmos descobrindo as coisas conforme ele vai descobrindo durante a jornada, pois como é um relato ele poderia já explicar logo quando algo novo aparece, mas ele deixa pra depois, seguindo assim suas descobertas de forma linear e em ordem cronológica.

Mas muita coisa fica pra depois, sendo necessário ler os outros livros... "que pena!"....

Carine 17/03/2021

Esquece o filme, o livro não tem nada a ver
A galera da Disney pegou um punhado de elementos do livro e fez um filme. Ambas as narrativas não possuem nada de semelhante.

Para alguns isso pode ser algo ruim, mas para mim foi ok

Achei o livro divertido, dinâmico, um pouco superficial em algumas partes, mas é bom lembrar que se trata de um clássico da ficção cientifica e, portanto acaba sendo uma baixa ficção.

O John é um exímio perfil do ?cavalheiro sulista? e admito que me coração palpitou com esse homem.

Gostei muito da experiência de ?rever? essa historia de outra forma.

Fernanda 05/03/2021

Uma Princesa de Marte
Resenha no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/03/resenha-uma-princesa-de-marte-edgar.html
Carine 05/03/2021minha estante
Eu amei esse livro

Mrs Luna 05/09/2020

Algumas aventuras em Marte
John Carter, Capitão John Carter, é um guerreiro da Vírginia que participou da guerra civil e não pode dizer que foi um sucesso sua bravata.
Juntamente com um amigo de guerra, eles encontram uma mina para escavar e assim fazerem sua fortuna, porém ao ir buscar ajuda para conseguirem completar sua empreitada e seu amigo acaba indo para uma aldeia de índios, e ao tentar salvar seu amigo John se vê em uma enrascada e ao entrar em uma caverna ele acaba sendo teletransportado para Marte, onde vive muitas aventuras em meio aos marcianos, já que sua estrutura óssea o permite que de saltos altos e socos extremamente fortes, capazes de derrubar os marcianos, que tem 2,50m de altura um dos mais baixos.
Lá ele encontra a possibilidade de ser um herói mesmo estando entre os marcianos verdes, com uma cultura totalmente diferente, até mesmo a sua reprodução não é a mesma que os humanos.
Para quem quer uma ficção científica, que não tenha muitos termos e uma criação de mundos complexa, Uma Princesa de Marte é uma boa pedida para quem quer começar a entrar nesse mundo fantástico.
E em 2013, exatamente 101 anos depois da publicação do livro pelo Sr. Edgar Rice Burroughs, a senhora Walt Disney trouxe essa história para as telonas no filme intitulado "John Carter Entre Dois Mundos".
Já aviso que não é uma reprodução totalmente fiel, sendo incluídas algumas coisas que não existem no primeiro livro, mas é uma produção muito boa e com um design gráfico que não deixa a desejar.

laranjai 04/06/2020

O livro tem muitas divergências comparado ao filme e ainda assim continua sendo infinitamente melhor, o autor criou um universo que vale a pena cada página do livro tornando Marte um planeta rico.

Henrique.Alves 28/02/2020

Clássico
A história de John Carter e Dejah thoris foi escrita a mais de 100 anos mas ainda hoje encanta gerações pela criatividade, a narrativa épica e toda complexidade política e social que há na sociedade barsoomiana

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6