Baía da Esperança

Baía da Esperança Jojo Moyes

Resenhas - Baía da Esperança

Ana Ira! 21/10/2019

O livro Baía da Esperança da autora inglesa Jojo Moyes se tornou uma das minhas melhores leituras de 2019 e um dos meus livros preferidos da vida. Que livro lindo, sensível e emocionante, gente!
A narrativa é bem estilo sessão da tarde, leve, gostoso de acompanhar, com muito romance, desencontros, dramas e mentiras. Muito bom!

O livro conta a história de Mike, que sai da Inglaterra para a Austrália, para verificar alguns hotéis pequenos e tentar comprá-los, pois a empresa em que trabalha quer construir um resort lá.

Se hospeda no hotel Baía da Esperança de Kathleen, uma senhora de setenta e poucos anos, que é muito conhecida na região por ter capturado um tubarão quando jovem. Kathleen mora com a sobrinha Liza e com a filhinha dela, Hannah.

Liza tem um barco e é baleeira, junto com os pescadores locais, eles trabalham nesses barcos observando baleias e golfinhos, além de salvá-los de tentativas de capturas e etc.

Liza tem um passado trágico. Sofreu muitas perdas na vida, um relacionamento abusivo que lhe deixou marcas irreparáveis. É perceptível seu estado depressivo e uma tristeza forte, fincada em sua pele. A Hannah é um amor. Que garotinha adorável! Faz amizade com todos os hóspedes e moradores da região, é muito fofa e compreensiva, além de tentar levantar o astral da mãe.

Logo Mike se apaixona por Liza, Kathleen e principalmente Hannah, é bem engraçado e fofo como ele faz amizade com ela, como um pai mesmo, e os dois juntos aprontam muito! kk

Eu achei a maioria dos livros da Jojo cansativos de ler, porém, esse foi super rápido e gostoso, ele é narrado em 1ª pessoa pelos personagens principais, o que o torna mais interessante e traz uma emoção tão real!

Conforme a trama se desenrola, Mike vai aprendendo mais sobre a vida, o que realmente importa e sobre si mesmo. Consegue enxergar o homem fútil que foi e passa a mudar - com atitudes! E as suas atitudes são puras, sinceras e de tanta ajuda! Me surpreendi muito com ele!

A Liza é uma personagem que a gente sente a dor de longe. E não é fácil. A Hannah, tia Kath e os personagens secundários são todos muito queridos e me deixaram louca para ir visitar Silver Bay!

O final foi lindíssimo! Emocionante, sei que já repeti demais essa palavra na resenha, mas não tenho outra para descrevê-lo! Ah, tenho sim: apaixonante! Um livro intenso e com um tema importante a ser sempre discutido!

Ah, e para quem já leu O Navio das noivas têm uma curiosidade nesse aqui sobre uma das noivas! Adorei esse crossover! rsrsrs

Indicadíssimo!

site: https://elvisgatao.blogspot.com/2019/10/resenha-baia-da-esperanca-jojo-moyes.html

Vivi Rocha 29/10/2023

Não me lembro desse também
Outro livro que li há séculos e não faço ideia do que se trata a história, se gostei ou não jkkkkk 2 estrelas por desencargo

SimoneASS 26/01/2020

Foi uma viagem interessante, mas confusa.
O livro não é ruim, mas também não é aquela história que te deixa naquela sensação de ansiedade pra concluir. A história se passa na Austrália e o livro descreve de um jeito que eu realmente senti que eu estive lá, vi muitas pessoas reclamando de tantos detalhes, mas eles te proporcionam essa sensação de realmente conhecer esses lugar .. eu me apaixonei pelos golfinhos e baleias rsrsrs. Parei pra refletir sobre a preservação desses animais. Tem um momento muito emocionante que me tocou profundamente. O livro tem bons momentos, mas os personagens principais não me cativaram. O tal do Mike não me cativou.. sei lá. Muito morno.

Izabel 27/02/2020

Leitura tranquila
Pra quem gosta dos livros de Jojo Moyes, Baía da Esperança não vai decepcionar. A história envolve o leitor e o final é surpreendente.

@biblioteca.da.alma 31/05/2020

Acalentou o meu coração
Eu amo um romance, porém não qualquer um. Esse livro virou um dos meus favoritos. Eu achei ele meio cansativo no início, dava uma preguiça de continuar ele. Porém, continuei (ainda bem) e a cada página eu me via mais presa na história, ansiosa por saber o que iria acontecer com os personagens. Enfim, valeu muito a pena ter o lido.

elle37 01/06/2020

Envolvente
Sou suspeita quando o assunto é livros da Jojo, gosto muito da escrita dela e de como geralmente ocorre o desenrolar das histórias. Baía da esperança me surpreendeu em varios sentidos, tanto no desenrolar quanto no final. Um livro que desde o começo nos mantém com uma vontade imensa de morar à beira mar, isso sem contar do desenvolvimento dos personagens que com certeza foi algo muito bem pensado, sendo muito reais.

Lu Oliveira 05/06/2020

Bom livro
"O início do livro é bem lento e o excesso de narradores da história não me agradou, mas o enredo é muito bom. Bastante reflexivo nas questões ambientais e a importância de proteger locais isolados e animais marinhos. O romance é lento, mas também não é o foco principal desse história. Apesar de tudo, recomendo a leitura."

Rogeria.Santos 17/06/2020

Gostei
Livro leve, doce, recheado de romance, paciencia e final feliz! ;)

duda 22/01/2022

Emocionante
Eu estava sedenta em um romance de um livro só, nunca tinha lido um livro da Jojo e lembro que chorei horrores com a adaptação de ?Como eu era antes de vc? pensei, pq não? Esse livro me surpreendeu muito, a maneira que ela envolveu os animais marinhos e a história da Lisa foi sensacional. Chorei em várias partes e chorei novamente, mas de felicidade, com o final. É uma leitura que vale a pena!!

Nalinha 26/06/2020

Achei os personagens meio chatos de ler e tenho preconceito com livros que tem plot de traição

Thayane 17/08/2020

A história em si é boa e achei os personagens cativantes, mas em alguns momentos fica meio arrastada. O romance poderia ser mais desenvolvido também.
Eduarda.Almeida 01/03/2021minha estante
Também acho. Sei lá senti que Liza não evoluiu muito , continuou eternamente evasiva e introspectiva.

Gláucia 20/10/2020

Quem nunca pensou em começar do zero em um lugar distante onde ninguém te conhece? Ou quem nunca viveu para o trabalho que não viu que a vida acontecia a sua volta?
Esse é um romance que envolve segredo, passado e até mesmo o presente, nos faz refletir se a vida que temos no momento vale a pena, e até que ponto arriscaríamos tudo por amor.

Kelly 31/01/2021

Baía da esperança
Na verdade me apeguei muito mais aos segredos envolvendo cada personagem do que a historia propriamente dita, mas por fim, percebi que tudo estava intimamente ligado e o final do livro não é tão previsível como imaginei que seria( o que considero isso bom),mas é um belo final.

Vanusa.Meira 18/02/2021

Faltou ter um pouco mais de emoção no começo, que foi muito morno e acabou deixando a leitura lenta e monótona.
No final eu senti que faltou desenrolar melhor a história do casal. Mesmo entendendo no epílogo que não era tanto o que a autora queria.