Pedagogia Empresarial

Pedagogia Empresarial Izolda Lopes

Resenhas - Pedagogia Empresarial

Pablo Paz 08/11/2023

Se funciona, ótimo!
Devido a questões profissionais, tenho lido alguns livros de treinamento, gestão de pessoas, recursos humanos & pedagogia empresarial. É impressionante como as metodologias que parecem não funcionar nas escolas, funcionam nas empresas. Talvez, fatores motivacionais (especialmente o salário!) contem para que tais metodologias funcionem com mais eficácia nestes ambientes do que naqueles, de todo modo, o ponto é: para quem despreza as abordagens pedagógicas, em quaisquer áreas que se deseje aprender alguma coisa, não sabe o que vem perdendo.

Outro ponto 'curioso': enquanto as redes sociais se quedam em debates acalorados sobre ideologização e doutrinação da educação, as empresas não estão nem aí para isso; a prova é que metodologias críticas, como a de Paulo Freire por exemplo, são muito utilizadas em processos de treinamento & desenvolvimento (T&D). Na verdade, as metodologias e teorias das pedagogias Crítica, Humanista e Cognitivista são até mais utilizadas do que as do Behaviorismo quando se trata de T&D, behaviorismo, aliás, tão malfalado porquanto pouco estudado por aqueles que o execram.

Em suma, no mundo real, o que impera é o pragmatismo e funcionalismo: funciona, é produtivo, é eficaz, gera conhecimento, valor, produtos? Caso sim, utilizemos...ótimo.
JurúMontalvao 10/11/2023minha estante