O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Diana279 24/04/2024

Eu assisti o filme quando era criança, então lembrava da maioria das coisas, mas isso não diminui o impacto de ler e relembrar tudo que acontece.

Amanda547 24/04/2024

É só isso: bom
Li há tanto tempo que confesso não lembrar de muitos detalhes. Confesso também que vi o filme antes de ler o livro. Era muita nova quando li, então certamente me impactou. A história é forte, bem contada e o fato do narrador ser uma criança alemã, filho de nazistas, que não sabe bem o que está acontecendo, é de doer a alma. A inocência com que a criança aborda as situações estranhas que presencia é dilacerante pra nós, que sabemos exatamente o que está acontecendo. De toda forma, o livro peca por retratar pouco o ponto de vista da criança judia e traz uma sensação de quase defesa aos alemães nazistas, tentando inocentá-los de alguma forma. Isso não é explícito e o livro traz excelentes reflexões, então ainda assim acho que vale a leitura.

Isabella638 24/04/2024

Quer chorar??
Se a resposta é sim só ler esse livro, e de quebrar o coração msm, muito muito triste SLK depressão

Gabriela2248 23/04/2024

O menino do pijama listrado
Eu amei, não tenho nem palavras. É ao mesmo tempo tão fofo, triste e envolvente. Acho que é por isso, tu se apega ao Bruno e ao Shmuel. A história é incrível, conta exatamente o ponto de vista de uma família nazista, a irmã que está obcecada com o nazismo, o pai que sabe que tudo ali é errado, mas busca prestígio como comandante, a mãe que não quer se perder nas opiniões e ideias horríveis, mas precisa ficar com a família. E Bruno, que é inocente demais para entender o que está acontecendo, e vê Shmuel como seu novo amigo que mora do outro lado da cerca e usa um pijama listrado.

dudamartino 22/04/2024

Até onde a crueldade humana vai?
Quando tinha 6/7 anos, assisti o filme O Menino do Pijama Listrado. Me acabei de chorei e falei para minha mãe: "é tão triste!" Lendo o livro, falei sem querer, a mesma coisa em prantos.
O problema não é nem os campos de concentração em si (claro que é um GRANDE problema, mas estou falando do tema central do livro), mas de como o autor retratou crianças nesse meio. Mostrar um menino rico, filho de um fantoche do "Fúria", e um judeu solitário, ambos inocentes sem entender o que era a cerca que os separava me fez chorar, demais. Acho que a pior hora do livro foi quando o Shmuel, o judeu, disse que o avô dele tinha sumido e toda vez que ele perguntava ao pai onde ele estava, ele o abraçava chorando e ele não entendia o porquê... e quando o menininho rico, Bruno disse que ia passar pela cerca para ajudá-lo a procurar seu pai quando esse sumiu...
Mesmo sendo fictício, as pessoas que morreram para inspirar esse livro merecem ser lembradas. Que esse livro sirva para que reflitamos sobre até onde a crueldade humana vai, para que lembremos e, assim, essa tragédia não se repita.

Little Sthar 22/04/2024

Esse livro vai fazer vc pensar do início ao fim
No começo você acompanha a vida do menino Bruno de 9 anos (importante ressaltar), fazendo uma mudança de casa repentina, ele não entende o pq e simplesmente odeia a ideia de ter que largar sua vida em Berlim, oq torna o livro um pouco descontraído, pq é uma criança que pelo fato de ele ter que ficar longe de seus amigos e da enorme casa onde ele amava explorar acaba sendo o fim do mundo para ele.

Chagando na nova casa ele odeia tudo e todos, ele fica entediado e até faz um balanço que acaba acontecendo um acidente e aí ele conhece um "deles" pessoalmente (judeu), Pavel se torna meu xodó, ele não merecia as coisas que os nazistas faziam com ele, nenhum judeu merecia na verdade...
Acontecem algumas coisas e aí Bruno conhece Shmuel enquanto ele explora fora da casa ( menino curioso) indo até o campo de concentração. Eles criam uma amizade muito forte, oq eu acho muito fofa, eu consegui entender como era ter um pensamento infantil de novo, nenhum dos dois sabiam oq estavam acontecendo e isso me dava agonia pq ninguém falava para eles, entendo que não dava pq eles eram muito jovens.

Bom, ao final da leitura eu fiquei muito triste com oq aconteceu com os meninos, por mais que tenha acabado essa guerra e tenho sido um livro fantasia, espero que com essa tragédia os nazistas tenham aprendido a lição.

Maciel 22/04/2024

O livro conta a história de um garoto chamado Bruno que tinha 10 anos, filho de um oficial do exército alemão. Morava com seus pais e sua irmã em Berlim, até o dia em que seu pai recebeu uma proposta de emprego irrecusável, que faria com que toda sua família mudasse para um lugar chamado Haja Vista. Quando soube da notícia, Bruno foi contrário à ideia, pois acabaria perdendo contato com seus amigos, porém ele teve que aceitar a decisão.

Quando chegaram a Haja Vista, o que mais chamou atenção em Bruno foi uma cerca enorme que dividia sua família de várias pessoas muito curiosas, que sempre estavam de pijama listrado. Perguntou a sua irmã quem eram aquelas pessoas, mas nem mesmo ela sabia a resposta.

Depois de vários meses sentindo-se sozinho, Bruno decidiu explorar as redondezas, e seguiu por um longo caminho ao lado da cerca. Depois de algumas horas de caminhada, encontrou um garoto pequeno, magro e com a cabeça raspada, sentado no chão do outro lado da cerca, usando um pijama listrado. Seu nome era Shmuel e, coincidentemente, tinha nascido no mesmo dia que Bruno. Tornaram-se amigos e Bruno deixou de sentir-se tão sozinho, pois ia todos os dias ao mesmo lugar conversar com o menino do pijama listrado.

Bruno não contou a ninguém de seu novo amigo, pois tinha medo que os pais o repreendessem e não o deixassem mais sair. Todos os dias quando ia conversar com o garoto, Bruno percebia que Shmuel estava cada vez mais magro, então levava comida para ele.

Meses depois, a mãe de Bruno encontrou piolhos na cabeça dele e de sua irmã e acabou raspando a cabeça do menino. Ele achou engraçado, pois agora estava parecido com seu amigo secreto.

Algum tempo depois, Shmuel estava muito triste, porque não encontrava mais seu pai, então Bruno resolveu ajudá-lo a procurar, isso aconteceu bem quando sua mãe havia convencido seu pai a deixar ela e seus filhos voltarem para Berlim. Foi, então, no último dia em Haja Vista, que Bruno decidiu cruzar a cerca e ajudar seu amigo a procurar o pai. Shmuel trouxe um pijama igual o seu e os dois ficaram muito parecidos. Bruno atravessou por baixo da cerca e partiram em sua última aventura juntos. Enquanto procuravam o pai de Shmuel, os dois se misturaram com um grupo de homens que foram levados a um quarto escuro, onde os dois garotos morreram. As roupas deixadas por Bruno perto da cerca só foram encontradas meses depois.
Duda 22/04/2024minha estante
Eu vi o filme. Se no filme eu já chorei, imagina o livro T.T

Luryy 21/04/2024

Não importa quantos livros eu já tenha lido com essa temática, é sempre difícil e não tem como terminar o livro sem se sentir mal. Aquelas últimas páginas me fizeram chorar muito, na verdade, muitas outras partes me fizeram chorar, além do final.
O que mais dói é pensar que isso foi uma realidade, que existiram muitos Bruno's e Shmuel's na vida real, que existiu tamanha crueldade, tantos monstros, tantas vítimas.
E no livro, o que deixa a leitura mais difícil, na minha opinião, é a forma como é retratada, pela visão inocente de uma criança, sem palavras explícitas ou escancaradas. Senti um aperto tão grande no peito com o passar das páginas..
Sei que existe um filme e tenho muita vontade de assistir, apesar do receio, pois sei que vou ficar péssima...

Enfim, recomendo muito a leitura.

Giovana380 21/04/2024

Profundo
Esse é um livro bem profundo que conta a história do Bruno,que morava em Berlim e teve que se mudar pois seu pai,que era um soldado, havia sido promovido. Se mudaram para Haja-vista e lá era um lugar muito cinzento e solitário,após algum tempo sozinho naquele lugar, Bruno encontra Shmuel o menino do outro lado da cerca.

Apesar de eu ter lido esse livro por que a escola pediu, ele é bem interessante,mas não é meu estilo de livro. Essa foi a segunda vez que eu li, eu havia lido ele em 2021 ou 2022 e li esse ano de novo.

Heloo4 20/04/2024

Foi um livro em que me senti muito apreensiva para ler. Não porque achasse que fosse uma história ruim, pelo contrário, já a achava maravilhosa pelo filme. Mas, tinha medo do final, achei que ia ser muito mais pesado que o do filme. Em linhas gerais, eu gostei muito de ter lido O Menino do Pijama Listrado, achei a amizade do Bruno e Shmuel muito linda e o final me trouxe um vazio imenso e uma grande tristeza. Gostei muito, recomendo.

Maria 20/04/2024

Todos livros escritos na visão de crianças são extremamente sensíveis e trazem maior impacto, ainda mais com a temática desse livro. Assisti ao filme desse livro quando tinha 13 ou 14 anos, tantas coisas que eu não tinha entendido na época foram praticamente escancaradas na minha cara no livro.

Sinto que o final abrupto do livro é uma demonstração de como milhões de vidas foram exterminadas dessa mesma forma abrupta.

LetAcia972 19/04/2024

É uma leitura triste, mas totalmente necessária.
Um livro que reflete sobre as diferenças e sobre o preconceito narzismo com as pessoas judaicas que se passam na segunda guerra mundial. Contando a história de uma família não judaica e sobre as famílias judaicas no campo de concentração.

Carla 19/04/2024

"O Menino do Pijama Listrado" é uma história emocionante sobre a amizade entre dois garotos durante a Segunda Guerra Mundial. Contada pela visão inocente de Bruno, filho de um oficial nazista, o livro nos faz refletir sobre os horrores do Holocausto e a importância da compaixão e empatia. É uma leitura marcante que nos convida a questionar nossa própria humanidade.

Taynarak9k 18/04/2024

Lágrimas para doar
"O Menino do Pijama Listrado" é uma história que vai direto ao coração e literalmente lacera a sua alma mais profunda , mostrando a amizade entre dois meninos de mundos diferentes durante um período sombrio da história. Enquanto eu lia e acompanhava Bruno e Shmuel explorando os limites da cerca que os separa, vendo com a crueldade e injustiça do Holocausto, mas também com a beleza da compaixão e da conexão humana sem o ensinamento de odio. É uma leitura que me faz refletir sobre a essência da humanidade e o poder do amor em tempos de adversidade.