O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Evy 20/01/2011

A dor de uma raça inteira....
"Já não sinto mais nada"., disse Shmuel.

Facilmente me impressiono. Principalmente com assuntos como este. Perdi as contas de quantos livros sobre judeus eu li. Meu autor favorito neste tema é (claro) Leon Uris, um judeu que faleceu recentemente e que escreveu livros maravilhosos (e infinitamente tristes e pesados) sobre o tema. Destaque para Exodus e Mila 18.

E então, assisti ao filme desse livro que tinha tudo para ser bonitinho, se é que essa é a palavra correta. Eu chorei desde a aparição do primeiro judeu até o último minuto do filme. E no final então, chorei até desidratar. Não há nada de bonitinho nesse filme ou nessa história, ou nesse livro que li hoje. Nada de leve. É só a dura realidade transfigurada numa visão pouco esclarecida de um menino de 8 anos. Ele não entende, ele não sabe. Mas nós sim. Nós entendemos e é isso que mais dói. Tanto no filme, como no livro você sente cada ingenuidade do menino de olhos azuis na carne, como uma ferida dolorosa... Cada pergunta infantil (que você sabe a resposta, você entende) te faz doer, te faz querer dar um jeito de que aquilo não fosse verdade, que fosse um pesadelo... Filme/livro forte pra mim. Triste e impressionante.

Ainda estou sob o efeito do livro (o que fez voltar as imagens do filme) e talvez por isso as palavras apaixonadas. Vai ser difícil esquecer a expressão do menino judeu. A inocência nos olhos azuis do menino alemão. A dor nos passos pesados de Pavel. A dor de uma raça inteira.

Eu recomendo totalmente a leitura!
Dominique 08/09/2009minha estante
Você descreveu com perfeição: a dor de uma raça inteira. Triste demais, chocante demais, mas uma história bonita pq mesmo assim a inocência resistiu a onda de maldade de uma época deplorável. =(

Aline Maia 20/07/2010minha estante
A narrativa desse livro é incrivelmente encantadora e triste. Ótima resenha!

Linso 01/02/2011minha estante
De fato, o filme mostrou bem a dura realidade da guerra. Mas ao meu ver o livro deixou demais a desejar, sorte que eu tinha assistido o filme primeiro, se não eu não teria entendido muita coisa naquela historinha toda.

Wall 14/02/2011minha estante
Triste é saber como o ser humano pode ser tão cruel! ='(

MiKa 13/04/2011minha estante
Acho que o livro também deixou muito a desejar, a história é muito pequena e não me prendeu.

andressasharon 05/05/2011minha estante
Também achei a história muito pequena e que o livro deixou muito a desejar, mas de uma maneira geral é bom e tocante.

Leila 11/07/2011minha estante
Não concordo que o livro tenha deixado a desejar, pq o intuito não é fazer um tratado sobre as interações infantis com o que aconteceu e sim transmitir os pensamentos de uma criança sobre aquilo que ela viveu ali naquele momento e quanto a isso o livro é completo.

Simone 17/07/2011minha estante
Também eu li ( e leio ) incontáveis livros sobre o tema holocausto, pelo quel sou meio "obcecada" ( talvez tentando entender o Horror, que, na verdade, não tem qualquer explicação ). E este livro, em que o HORROR ( com letras maiúsculas ) é visto através dos olhos de uma criança, torna tudo ainda mais impressionante, impactante. Chorei muito com o livro, mais do que com o filme, talvez porque em mim as palavras sempre calam mais fundo do que as imagens. Ambos impressionam. E um último comentário: também li todos os livros do Leon Uris, do qual sou fã, e somente através da sua resenha, fiquei sabendo que esse maravilhoso autor faleceu recentemente.

Isabella Cruz 17/09/2011minha estante
De uma leitura simples o autor fez um enredo fascinante, pois coloca o horror do holocauto visto pelos inocentes olhos de uma criança de 9 anos. Poderia ter rendido mais história, mas o livro é triste e realista, seu contexto prende e a inocência dos relatos fascina!

May 02/10/2011minha estante
Essa frase do Shmuel é de lascar!

Renata 26/11/2011minha estante
livro bome triste... concorod com a sua resenha uma criança inocente testemunhando o horror que foi o holocausto particularmente eu adoro esse tema mas acho que o livro pode ser bastante atrativo para pessoas que também não se interessam tanto sobre o tema!

nath 30/11/2011minha estante
O livro o menino de pijama listrado não é somente um relato de um menino sobre o nazismo ou a luta do povo judeus, mas um relato de uma amizade verdadeira que nasceu de um momento de grande tristeza para a humanidade. Na minha opinião todos deveriam ler esse livro não apenas para ter um conhecimento do nazismo, que não é o que o livro se sustenta, mas para aprender algumas lições básicas como amizade, respeito e amor

Kathlyn 16/02/2012minha estante
Eu já não senti emoção lendo o livro, mas quando assisti o filme chorei bastante no final. Eu fiquei na verdade chateada sobre como o autor retratou o Bruno: Uma criança totalmente boba. Desculpa, mas não faz sentido o menino ser explorador e inocente aquele ponto ao mesmo tempo.
Mesmo assim, livros que retratam essa dura realidade é sempre uma leitura boa.

BELL 25/03/2012minha estante
Gostei da sua resenha , todas as pessoas deveriam ler esse livro , para dar valor a diversidade.Respeitando o próximo sem preconceito de etnia. (muito triste saber que isso aconteceu realmente com milhares de judeus não somente na ficção).

Caroline Lima 04/04/2012minha estante
O livro é triste, mas muito emocionante. Nos faz pensar nos problemas da humanidade e como a interpretação dos fatos sempre muda de uma pessoa para outra.

Yasmine 15/04/2012minha estante
Put'z eu vi o filme na escola. A professora de história estava estudando conosco sobre o ''Nazismo'', e ela nos falou que iria passar este filme, mas não disse nada mais só disse que tinha haver com o assunto das aulas. Pois no dia em que assistimos, olhava-se para um lado olhava-se para o outro não tinha um se quer, que não estava chorando, e pior que eu estava tentando me conter para não chorar, mas quando os vi chorar não segurei chorei litros por fim. Senti um vazio por dentro, depois que vi o filme, algo não me completava. Eu que sou apaixonada por livros segurei de que tinha de ler o livro, pois convenhamos ler é melhor que assistir. Li, um livro triste surpreendente.Conta-nos coisas que quase ninguém se interessa, sobre o nazismo pois isso foi fato, lamentável fato.Chorei litro na minha cama á noite o lendo, lágrimas minhas que molharam as páginas do livro, justifica a bela e incrível história de um menino alemão que faz amizade com um menino judeu(ambos inocentes), que era para ser um inimigo, história de uma amizade com um fim trágico =/. Recomendo ler, mexe de verdade consigo.

luiz 23/05/2012minha estante
não gostei do final

Isabella 19/06/2012minha estante
Eu achei incrível e terrível ao mesmo tempo.
o filme te toca de uma tal forma! mostra a inocência de duas crianças vivendo em meio a uma dura realidade dos tempos do nazismo,cada palavra que é solta pelas crianças me tocou profundamente.
Eu acho que é uma lição de vida.
muito perfeito!

Angelo 15/07/2012minha estante
Não tive a oportunidade de ler o livro, mas assisti o filme e ao mesmo tempo que você acha que o filme é inocente, você acaba se surpreendendo com o final. A inocência e o sentimento da dor é algo que nós leitores ou telespectadores sentimos, como se a perda fosse de algum ente próximo à nós.
Realmente são dois sentimentos muito distintos que quem lê ou assisti o filme sente, sendo o ultimo sentimento aquele que mais causa impacto.

Angel 23/11/2012minha estante
Eu vi o filme e achei lindo, agora o livro deve ser bem melhor rico em detalhes ... eu quero ler esse tbm ...

chelly 20/02/2013minha estante
nossa eu assisti o filme... MUITO bom (se é que se pode achar algo de bom em uma historia tao tensa... ) me emocionei muito da primeira vez q assisti (pra falar a verdade... ainda me emociono, sempre que assisto! ) estou querendo muito ler o livro.. espero q seja tao interessante quanto o filme

Clara 22/03/2013minha estante
é um ótimo livro, mais ''a menina que roubava livros'', que trata basicamente também dos sofrimento do judeus sob Hitler, é ainda mais triste. O ponto todo do livro ''O menino de pijama listrado'' que o faz ser uma ótima obra, é ser narrado por uma criança, muito bom.

Tigas 13/05/2013minha estante
Também chorei ao ponto de ficar desidratado. Não tinha conhecimento do livro, agora, mas do que nunca o quero em minha nobre estante de favoritos.

Anni 06/11/2013minha estante
Eu li o livro achando que " era o melhor do mundo", mesmo eu sabendo que nao devemos acreditar num livro assim sem ler ele, mas achei ele muito, como eu posso explicar.. sem ritmo, rumo.Nao me pregou na historia nem nada, nao sei como voces podem chorar... Nao me chamem de insensivel, porque quando o livro e triste mesmo, eu choro rios de lagrimas... O Cacador de Pipas chega a ser melhor! (Falta de acentos sao culpa do teclado)

Érick Ramos 09/01/2014minha estante
Eu não achei ele tão impressionante não. Até porque eu pensei que fosse algo mais envolvente, mas infelizmente, não foi.

Michel Lima 17/03/2014minha estante
Eu li o livro e logo depois assisti o filme.
Ambos emocionantes, tocantes!
Em vários momentos me veio vontade de entrar no livro ou na tv pra tentar fazer alguma coisa para que o fim pudesse ser diferente!

Um bom livro/filme, porém, ambos com finais nada feliz.
Assim como você disse Evelyn, não teve nada de bonitinho nessa história!

Ivy 20/03/2014minha estante
"A dor nos passos pesados de Pavel." !

Luana Ludmila 21/03/2014minha estante
Um livro tão pequeno e tão grandioso em sentimentos. eu li em um dia e mal pude dormi sentindo cada emoção do bruno e do Shmuel. As vozes das pessoas sendo arrastadas para dentro do contêiner ficam por muito tempo me rondando. Muito bom. - a dor de uma raça inteira - bem isso!

Sonia 09/04/2014minha estante
Amo suas resenhas. Este livro já está na minha estante, s?o assuntos que me interessam muito.
Ao ler a sua resenha fiquei também muito coriosa para ler algo de Leon Uris,vou pesquisar!

sil 11/06/2014minha estante
Eu já tinha ouvido falar muito desse livro/filme, e essa semana finalmente li o livro...acho que o que mais emociona nesse livro, não chega a ser o relato que Bruno faz do que vê, mas sim a inocência tamanha dele, que acaba levando ao desfecho tão triste desse livro...fiquei pensando no final durante toda a noite...

Déia 05/08/2014minha estante
Disse tudo!!!
". Nada de leve. É só a dura realidade transfigurada numa visão pouco esclarecida de um menino de 8 anos. Ele não entende, ele não sabe. Mas nós sim. Nós entendemos e é isso que mais dói. Tanto no filme, como no livro você sente cada ingenuidade do menino de olhos azuis na carne, como uma ferida dolorosa... Cada pergunta infantil (que você sabe a resposta, você entende) te faz doer, te faz querer dar um jeito de que aquilo não fosse verdade, que fosse um pesadelo... Filme/livro forte pra mim. Triste e impressionante."

Iceman 23/02/2015minha estante
O mais triste nesse livro foi quando o meu filho, de 9 anos de idade, terminou de ler e me disse que não entendeu o final.
Relemos juntos o final, parando para que eu pudesse explicar a ele o que aquela descrição toda significava. Ele foi lendo e entendendo o que estava acontecendo, jamais vou esquecer a expressão no rosto dele quando terminou.
Olhou para mim com lágrimas nos olhos e disse: "papai, ele tinha a mesma idade que eu" e caiu no choro.
Chorou muito, muito mesmo.

Nadine.Beal 15/08/2016minha estante
O Menino do Pijama Listrado - Um livro muito bom e triste, li já faz algum tempo, mas posso dizer que me tocou muito, fala de uma inocente amizade entre duas crianças de realidades de vidas diferentes, onde seus mundos eram outros. Uma amizade verdadeira que nasceu num momento de muita tristeza para a humanidade, ela nos faz enxergar de um jeito diferente através de um olhar de uma criança inocente, ela ocorre num cenário da 2º guerra mundial. Além de ler o livro, assisti também ao filme onde achei melhor ainda de compreender, recomendo a todos, pois nela consta uma historia de amizade, amor e respeito, onde muitos deveriam aprender esses simples conceitos.

Adilson 20/08/2016minha estante
Descrição de vidas perdidas em uma das mais violentas guerras, foram anos de lutas que um esse povo sofreu, e com isso a inocência de dois meninos que vivem uma grande amizade no decorrer do livro e depois no filme, cenas que comovem que lê ou assiste essa historia.

Rebeca.Neri 05/11/2017minha estante
Não tinha despertado interesse em ler esse livro, até agora, depois de ler a sua resenha. Parabéns pela descrição tão bem feita!

Loreh 08/03/2020minha estante
Que resenha fantástica.

Monik 04/04/2020minha estante
Como faço pra ler o livro não estou conseguindo ?

Bobo da torte 05/04/2020minha estante
Muito bom trabalho na Paz do nosso país que vc tiver ai pra me ajudar

Bobo da torte 05/04/2020minha estante
????

Najisn 08/06/2020minha estante
Este livro é grátis?

Isa 11/07/2020minha estante
Como faz para ler? Eu não estou conseguindo

Natalia.Nogueira 03/08/2020minha estante
Aí gente mim ajuda ,o aplicativo não abre a página do livro pra mim lê .alguém mim explica?

Kaylonnz 18/09/2020minha estante
Tem q pagar pra ler pra qem ta com dúvida

LauraaTochetto 22/11/2020minha estante
Esse livro mexeu comigo!!!

Rebeca 06/12/2020minha estante
cara eu nn sei nem como faço pra ler;-; sou nova aqui

Maykon Pinheiro 07/12/2020minha estante
Eu li esse livro e achei que seria muito chato sabe,mas a narrativa dele é muito linda...se você está lendo está resenha por favor não perca a oportunidade de ler um livro maravilhoso com esses,eu tenho 13 anos e li esse livro quando tinha 11,foi o primeiro livro que li...claro que tirando os gibis e contos de fadas,depois decidi ler de novo para saber se vai lá a pena ainda...mas sempre que possível eu vou recomendar esse livro para todos e quem sabe lê-lo de novo????

ana silvia 28/12/2020minha estante
Concordo com vc: é a dor da realidade...o filme é bom, mas no livro, vc sente toda a dor, todo o sentimento...é triste, mas, ao mesmo tempo, a leitura é espetacular

Hugo.Henrique 09/02/2021minha estante
Como que consigo ler

Hugo.Henrique 09/02/2021minha estante
Por que eu sou novo aqui

sophiarskj 20/02/2021minha estante
A narrativa desse livro que me comove, ele é triste e feliz, não sei explicar mais é incrível! Ótima resenha ??

Cristina 28/02/2021minha estante
Eu também chorei muito no final

Rodrigo 18/03/2021minha estante
Sensacional

Ge 29/01/2023minha estante
Descreveu perfeitamente! É isto, saber as repostas para as perguntas do Bruno é extremamente devastador. O livro não está te mostrando explicidamente o que aconteceu, está na sutileza, mas você entende tudo, e dói demais!!

Vinicius 24/09/2020

Impactante e revelador!
Um livro realmente bom e importante

Bruno é muito inocente ao ponto que chega a parecer burro algumas vezes, porém, entendo a proposta por trás, talvez ele não tenha sido feito para representar a inocência de uma criança em si até porque já tem 9 anos, talvez ele seja a representação da inocência, em geral, tanto de crianças como de adultos. E olha demorei bastante para entender o que haja-vista significava, entendi do meio pro fim.

Com esse livro fiquei curioso sobre o que os judeus pensavam nesses campos, mas acredito que tenho uma boa ideia (baseado no que já li e vi a respeito). Gosto muito de história e a segunda guerra é sempre um tema muito interessante pretendo ler muitos livros sobre ainda. É muito aterrador saber que milhões de pessoas possam ser enganadas e conduzidas ao ódio e a maldade, ao ponto de pensar que “judeus nem eram pessoas, não no sentido que temos da palavra”, na época da escola me perguntava como que os alemães comuns concordavam com Hitler, mas hoje com o avanço da extrema direita pelo mundo e seu discurso muito parecido de intolerância e ódio… eu consigo entender sim.

O filme que foi feito inspirado nesse livro é ótimo e bem fiel, inclusive assisti ele alguns anos atrás então já conhecia a história e foi realmente uma pena porque é muito melhor ler sem saber de nada.

“E assim termina a história de Bruno e sua família. Claro que tudo isso aconteceu há muito tempo e nada parecido poderia acontecer de novo. Não na nossa época”.

Sinto muito discordar, mas pode sim acontecer de novo! Não é difícil imaginar isso acontecendo hoje na nossa época infelizmente…

Kevellin Vitória 10/01/2024

Shmuel e Bruno.
?Agora fiquei parecido com você?, disse Bruno, triste, como se aquela fosse uma coisa terrível de se admitir.

?Só que mais gordo?, acrescentou Shmuel.

?Você é o meu melhor amigo, Shmuel?, disse ele. ?Meu melhor amigo para a vida toda.?

a experiência de ler este livro, foi muito boa, rancorosa, triste e reflexiva. foi literalmente uma mistura de emoções que eu não consigo distinguir.
só de imaginar que isso aconteceu inúmeras vezes naquela época, me dói e me dá um ódio por tudo o que já aconteceu, afinal, qual era o intuito?
eu já assisti o filme uma vez, mas o livro com certeza foi uma experiência mais detalhada e mais triste de experimentar.
com certeza esse livro mexeu com o meu psicológico, e sempre que eu me lembrar da história e da experiência, chorarei.

não recomendo para pessoas sensíveis!
Jan ! 10/01/2024minha estante
Que tristreza.

Beatriz 10/01/2024minha estante
Eu chorei, principalmente qnd eu vi o filme dps

Dani_vlz 10/01/2024minha estante
Ai ?

Ffski 10/01/2024minha estante
Omg.. e o filme então? Choro litros.

paggiaro 10/01/2024minha estante
não tenho nem coragem de ler esse, de tão triste que já foi o filme

Luma33 10/01/2024minha estante
Chorei lendo o livro e assistindo o filme diante de uma sala cheia de alunos, agradeço a minha professora de português por ter escolhido esse livro pra trabalhar em sala de aula, foi uma experiência única.

BRZ_valdinei007 10/01/2024minha estante
??

Filipe.Bertoline 20/12/2023

Tristeza e dor
Só de lembrar a angústia em ler, já fico triste de novo
a experiência de ler o livro é mil vezes mais triste que assistir o filme. entender o que se passa na cabeça do bruno é realmente uma leitura transformadora, e visita o imaginário infantil
@Caroline 20/12/2023minha estante
Tem um livro chamado Sobre o Sentido da Vida, de Viktor Frankl. Ele foi um judeu, médico psiquiatra, que ficou anos preso em um campo de concentração. Nesse livro, ele relata sobre a experiência dele, e a importância do sofrimento na vida do ser humano. É uma excelente leitura, se você se interessar por esse tema.

Fernando 20/12/2023minha estante
Embarque na continuidade dele, "Por lugares devastados".... Excelente!

pérola 12/03/2022

"Por que há tantos do seu lado da cerca?"
Esse é um daqueles que todo mundo deveria ler ao menos uma vez na vida.

A leitura se torna mais "leve" com a visão do Bruno, uma criança de 9 anos que não faz a menor ideia do regime nazista em que está inserido, uso o termo "leve" porque ele realmente não entende o que está acontecendo e possui uma visão pura a respeito de tudo.

E nós (que estamos lendo) sentimos ainda mais, porque eles não sentiram, não entenderam.

Ao mesmo tempo, foi angustiante o ver tão alheio em relação a situação que fora colocado.

Doía saber que as coisas não eram tão simples como ele gostaria, ou pensava.
Doía ainda mais ver a pureza dos pensamentos dele, imaginando sempre que as coisas podiam melhorar ou que "os soldados não eram maus".

Gosto desse livro para refletir sobre o quão cruel a humanidade pode chegar a ser, mas também para lembrar de que é possível encontrar paz em meio ao caos; como Bruno encontrou Shmuel para melhorar seus dias em Haja-Vista. Até o fim.
Jandê 12/03/2022minha estante
Chorei copiosamente. No filme também ?

pérola 12/03/2022minha estante
Te entendo! Não sei como tive forças para falar sobre o livro depois que finalizei a leitura. Na verdade, não sei se acabei o livro ou ele me acabou.

let.warnette 12/03/2022minha estante
me sinto muito desumana pq não derramei nem uma lágrima com esse livro, mesmo antes de ler já tinha tantas críticas para ele que já comecei odiando

pérola 12/03/2022minha estante
Mas não há problema algum nisso, Let! A propósito, que parte lhe desagradou? É bem chato ter essa quebra de expectativa mesmo, mas fiquei curiosa. Talvez eu tenha ficado feliz demais pelas recomendações que recebi.

let.warnette 12/03/2022minha estante
só achei algumas coisas incoerentes, tipo o menino não saber nada sobre nazismo, conseguir entrar em um campo de concentração sem ser visto, além de que só a morte do menino alemão é sentida e não as das outras milhares de crianças que morreram também. Mas realmente acho que esse livro trás muitas reflexões boas

@aprendilendo_ 15/05/2022

Resenha de O Menino do Pijama Listrado
Quão grande é o contraste entre a inocência e a maldade? Quando Ralf, o pai de Bruno, recebe uma promoção no seu emprego, o jovem menino tem de acompanhar a família em uma mudança de Berlim para Auschwitz, em 1943. A partir disso, com a pura percepção de uma criança de nove anos, Bruno passa a conviver com soldados e comandantes nazistas, até que, um dia, conhece Shmuel, outra criança de mesma idade, mas que está presa no campo de concentração. Publicado pela primeira vez em 2006 e escrito por John Boyne, O Menino do Pijama Listrado é um dos livros mais prestigiados do séc. XXI.

Com cerca de 180 páginas, o livro traz consigo uma curiosa característica. Isso, pois, apesar de ser narrado em terceira pessoa, o escritor toma a decisão de apenas contar a história pela ótica de Bruno, o protagonista de nove anos. Nesse contexto, ao mesmo tempo em que a história traz temas extremamente pesados como a eugenia, a violência e até mesmo o adultério, tem-se sempre uma visão inocente acerca desses acontecimentos. Dessa forma, a obra consegue cadenciar entre a pura visão de mundo de uma criança e a tragédia monstruosa, a qual ocorria diariamente no campo de Auschwitz. Como consequência de tal contraste, há uma constante tensão narrativa que acaba por causar um receio duplo no leitor, o qual consiste no medo de Bruno se corromper e de as pessoas ao seu redor causarem algum dano à criança.

Assim, de maneira fluida e muito bem escrita, o livro imerge o leitor em uma história melancólica e repleta de sugestões, as quais, mesmo sem citar diretamente, remetem a alguns dos temas mais difíceis de se lidar da humanidade.

Nota: 9,1

Instagram: @aprendilendo_

site: www.aprendilendo.com.br
Livros e Ivaílton 07/06/2022minha estante
Esse livro...?

Kauã 05/07/2021

Inspirador
Um livro bem detalhista e explicativo sobre uma época tão triste para o mundo que foi o Nazismo e podemos ver nesta obra dois lados de um mesmo assunto de um lado temos o Bruno filho de um comandante Nazista e do outro tem o Shmuel que é um garoto judeu e os dois não entendem muito bem tudo aquilo que estão passando.

libaniovictor 16/09/2021

Que Livro!!
Por mais que eu já conhecesse a história através do filme, ler o livro foi uma experiência única. Chorei no final como já era esperado. É tão triste pensar que as coisas descritas no livro de fato realmente aconteceram (e ainda piores) e como o ser humano pôde ter sido tão cruel com sua própria raça. É lamentável.

Muita coisa ruim aconteceu nesse livro, mas vou guardar na memória essa linda amizade de Bruno e Shmuel!

Jess 20/06/2021

É incrivelmente devastador ler sobre tudo isso através de uma criança, da inocência. E entender o que ela não entende é muito doloroso.

Eu assisti ao filme há anos, quando ainda era mais adolescente e não entendia muita coisa, com uma mentalidade diferente. E agora, anos depois, ao dar uma chance ao livro, percebo e sinto coisas que na época eram apenas fantasmas de vários sentimentos dos quais eu sei o nome atualmente.

Mesmo sabendo como tudo termina, ainda foi muito triste ler. O livro todo é triste, na verdade, mas também é leve, por conta do ponto de vista. Foi uma leitura bem rápida, de um dia, mas que vai doer por muito tempo ainda.

Janaina Edwiges 26/06/2022

Sensível e comovente!
Histórias que remetem aos campos de concentração nazistas são sempre comoventes e sensíveis, especialmente quando trazem o olhar de uma criança. Em meio a uma ideologia de tanto ódio e desumanização dos judeus, o pequeno Bruno tem um desenvolvimento pessoal para o bem. Ele se transforma de um menino mais centrado em si mesmo, para alguém com mais empatia, capaz de perceber os sentimentos das pessoas ao seu redor.

A amizade verdadeira entre as crianças me encantou: “Você é meu melhor amigo, Shmuel, disse ele. Meu melhor amigo para a vida toda”. Particularmente, gostei mais da adaptação para o cinema, que trouxe uma carga emotiva ainda maior, em particular nas cenas finais. Recomendo a experiência dos dois!
Carla 27/06/2022minha estante
Todos os livros do John Boyne são sempre maravilhosos! E esse então, contado pelos olhos de um menino?muito emocionante!

Cris 29/06/2022minha estante
Sim, li vários e gostei de todos. Um especial é Palácio de inverno, que por sinal, está R$18,00 na Amazon hoje. Vale a pena!

Carla 29/06/2022minha estante
Já li e tenho. Palácio de Inverno é maravilhoso ??
Preço ótimo, heim? E a edição é muito boa.

Janaina Edwiges 30/06/2022minha estante
Livros que trazem o olhar de uma criança têm uma sensibilidade ímpar, Carla. Ainda não conheço Palácio de inverno, Cris. Vou pesquisar sobre ele. Obrigada pela dica, meninas :)

Kelly 11/01/2023

O menino do pijama listrado
Melhor livro da vida, chorei horrores, leiam, muito necessário falar do holocausto, essa história além de emocionante, nos faz ver que a amizade verdadeira existe!
juliaa 11/01/2023minha estante
Já vi o filme ? Vale a pen a

J. Silva 23/09/2022

Drama simples e emocionante
O menino do pijama listrado é um livro excepcional e que ocupa lugar de destaque em qualquer biblioteca, pois, com menos de duzentas páginas e uma escrita simples, consegue impactar qualquer coração, até mesmo aqueles mais duros.

E não haveria de ser diferente, já que traz a estória de duas crianças, de nove anos, que estavam em lados opostos durante a segunda grande guerra. De um lado temos, Bruno, filho do comandante nazista e, de outro, Shmuel, garoto prisioneiro do campo de concentração.

E, em meio a tantas diferenças nasce uma linda e perigosa amizade. Uma amizade proibida e separada por uma cerca de arame. A cerca da ideologia e autoritarismo, salienta-se.

Enfim, é impressionante como uma estória sutil consegue encher e devastar corações e, em especial, propiciar profundas reflexões sobre inocência, preconceito, diferenças sociais e ignorância humana.

Leitura recomendada e livro com um lugar especial. Além da leitura, recomenda-se o filme de igual título, que embora apresente pequenas diferenças, consegue trazer toda a emotividade da trama.
jlucaso 24/09/2022minha estante
Concordo

Lis 30/11/2022minha estante
Tenho medo de ler esse livro aí...

Miih.... 19/01/2021

Emocionante...

O Menino do Pijama Listrado é uma estória que revela os horrores da guerra pelo olhar inocente e ingênuo de uma criança. Apesar de Bruno não compreender o contexto em que está, nem suas implicações, o leitor entende o que está acontecendo...
art.pedro 19/01/2021minha estante
Se eu chorei só com o filme, imagina c o livro...

Miih.... 19/01/2021minha estante
É muito emocionante mesmo

Jéssica 12/08/2022

Desabei horrores
Ja tinha assistido o filme e chorei muito. Mas quando comecei a ler o livro... socorro Deus. Já sabia que ia desabar. Histórias como essa mexem demais comigo, não consigo entender o que passa na cabeça de um ser humano a ponto de fazer tudo o que fez. Tive que parar nas últimas páginas para respirar se tanto que chorei e molhei as últimas folhas? como disse, ja sabia o final mas o livro mexeu muito comigo por ser tão detalhado.

Mabii!! 18/02/2023

Eu tinha visto o filme quando criança, mas na época não entendi o contexto. Tenho o livro há muito tempo, mas só esse ano (com o intuito de zerar minha estante) tomei coragem para ler.

A narrativa é feita do ponto de vista de Bruno, que tem nove anos e é filho de um nazista. Ele parece não entender a realidade da época em que está, então o jeito de pensar dele a respeito de tudo é bem inocente. Após uma mudança, ele fica muito intrigado com a visão que tem da janela de seu novo quarto: um grande campo envolto de uma cerca, com milhares de homens com pijamas listrados lá dentro. Como um grande explorador ele vai até a cerca e do outro lado dela enxerga algo: um ponto que virou uma mancha que virou um vulto que virou uma pessoa que virou um menino... Esse é Schmuel, seu novo amigo. Um judeu.

Durante as interações entre os dois, percebemos que, tanto de um lado quanto do outro, nenhum dos dois entendem o que se passa... São muito confusos e inocentes. E é essa inocência que tanto dói na leitura. Ver Schmuel mostrando a Estrela de Davi e Bruno mostrando a suástica mesmo que ambos sequer saibam o significado pesado que esses símbolos carregam foi uma cena que me marcou bastante.

De qualquer forma, o autor tenta deixar bem clara a diferença que existe entre a realidade dessas duas crianças. É uma leitura que dói, mas que é viciante e intrigante.

Ainda assim, ela não explica direito como funcionava o sistema nazista e tem algumas incoerências históricas. Eu esperava uma visão mais empática quanto aos judeus e todo o ocorrido, mas aparentemente esse não é o foco do livro. Portanto, não é uma leitura para quem quer adquirir conhecimento sobre o holocausto, mas com certeza vai despertar sua curiosidade sobre o assunto. De repente, depois de terminar, você pode até ler 'O Diário de Anne Frank'... Enfim, nada disso chega a ser um problema e a leitura continua valendo a pena.
mariaclara.pb 18/02/2023minha estante
Esse livro é extremamente problemático o autor utiliza da dor judia para ganhar simpatia pra família nazista. É extremamente criticado por judeus.

kepp 18/02/2023minha estante
passou de 2 linhas não leio

Cecilia.Barro 18/02/2023minha estante
Como que Le um livro aq??