O Menino Maluquinho

O Menino Maluquinho Ziraldo

Resenhas - O Menino Maluquinho

Amanda Silva 23/01/2021

O autor retrata a infância em uma criança para lá de ativa, mostra o quanto são imaginativas, criativas e felizes.
E um livro gostoso de ler, principalmente para crianças.

Mas o ponto que eu pego como crítica, é o quanto devemos tomar cuidados com as possibilidades de reforçar narrativas eurocentricas que de nada contribui para as nossas crianças. Como por exemplo o tal do "descobrimento do Brasil" que foi na verdade uma invasão dos povos europeus, quem descobriu mesmo foi os povos originários. Colocar certos assuntos em um livro é preciso antes analisar como isso influência ou cria narrativas na cabeça de quem lê . O que queremos com isso? São perguntas necessárias a se fazer.

Menino Maluquinho
O livro do menino maluquinho é aquele tipo de obra que nos lembra da infância simples, onde um menino podia brincar na rua com seus amigos. Uma história divertida e que nos traz muitos sentimentos. Eu amei esse livro.

Gladis 13/01/2021

?Todo lado tem seu lado. Eu sou o meu próprio lado e posso viver ao lado Do seu lado, que era meu.?

Lala 07/01/2021

Aquele sentimento de infância que existe em todos nós...
Li esse livro no segundo ano do fundamental, era um dos livros de literatura que a gnt precisava ler naquele ano e eu lembro que gostei muito, me diverti e li rapidinho, vendo as ilustrações. Mas agora, o sentimento ao ler o livro é diferente, ao mesmo tempo que parecido.
Eu vi que ele não é uma história do Menino Maluquinho como as outras e percebi que nem mesmo é sobre o Maluquinho e sua turma. É sobre o menino e a menina que existem em todos nós, acima de tudo, é um livro sobre a infância. A época em que o tempo parece passar mais devagar e dá pra aproveitar cada minuto, quando cada dia era uma aventura, quando a maior das felicidades era sair correndo, fingindo ser um herói, heroína,pirata ou princesa.
Na releitura, percebi que o livro fala sobre assuntos bastante delicados, como o divórcio dos pais do menino e o processo dele lidando com isso. Outra questão, inventada filme, que é uma adaptação que eu gosto bastante, fala sobre a perda,tudo pelos olhos de uma criança,aprendendo a viver e lidar com os baques da vida.
É um livro sensível, fofo, engraçado,divertido e gostoso de ler, que traz a nostalgia de ser criança. A simplicidade, as piadas que contávamos e ríamos a toa, a alegria de brincar.Tudo isso que ficou para trás,afinal, podemos segurar tudo,exceto o tempo, que avança impiedoso, e como o Menino Maluquinho cresceu, a gente também cresce. Mas eu sei que dentro de cada pessoa crescida, existe um menino ou menina que ainda gosta de sonhar e correr, livros como esse são nosso encontro com esses meninos e meninas que foram levados pelos anos, como um encontro entre passado e futuro. Aquela saudade bonita que chamamos de nostalgia.

Carol 30/12/2020

Boas lembranças da infância
Esse livro marcou a minha infância e como foi bom recordar as peraltices do Menino Maluquinho.

Carolina Del Puppo 07/12/2020

Divertido
Muito fofinho o menino maluquinho, bate uma saudade de ser uma criança, é muito nostálgico.

Gi 16/10/2020

Eu li pq a escola estava recomendando mas se vc quer lê pode ler mas eu n gostei

julia :) 01/10/2020

Pfto
Aí li esse livro quando criança pelo menos 10 vezes, ele pertenceu ao meu pai antes de vir para mim por isso tenho muito carinho por ele. Toda criança ela essa história. ?

Lala 26/08/2020

Recomendo
Ah ! Um clássico que todos deveriam de ler !

Lisi Olsen 14/08/2020

De maluquinho todo mundo tem um pouco
Criança saudável é criança arteira. Criança feliz é criança bagunceira. E quando o silêncio persiste... Lá vem problema.
O menino maluquinho é um ser incompreendido. Ninguém entende suas confusões, mas todos sentem falta do seus desencantos.
Um menino muitas confusões.
Texto e ilustração se conversam, desenvolvendo a narrativa e encantando os leitores.
Uma história que traz questões como: família, escola, amigos, perdas, separação, infância, brincadeiras, amores e crescimento.
Afinal...
De maluquinho todo mundo tem um pouco.
De maluquinho se espera um monte.
Maluquinho nunca faz o que esperam.
E no fundo sempre há o nosso maluquinho dentro da gente
Só precisamos revivê-lo para se encantar...

site: Canal e perfil: Devaneios em Arte

@genteliteraria 05/08/2020

Faz parte da lista de livros que me fizeram amar ler
Acho que devo ter lido todos os livros do Ziraldo disponíveis nas escolas que estudei, além de ter olhado todos os episódios da série de TV diversas vezes. Amo até hoje!

Alec 21/07/2020

O menino feliz
O menino maluquinho brinca e vai pra escola.
Faz um monte de coisas legais.