O Menino Maluquinho

O Menino Maluquinho Ziraldo

Resenhas - O Menino Maluquinho

sky 19/11/2022

o menino maluquinho
reler essa obra me trouxe uma nostalgia maravilhosa.
E eu não tinha entendido esse final na epoca que eu li, mas hoje eu entendo e admiro

Pedro 06/11/2022

Li faz bastante tempo
Li faz bastante tempo,tanto tempo que nem lembro direito do livro li o livro inteiro em uns 30 minutos li o livro correndo, talvez seja por isso que não gostei da experiência

Liv 10/10/2022

releitura
é um livro que me traz boas memórias da minha infância e que despertou o meu amor pela leitura, e por isso sempre vai ter um cantinho especial no meu coração

Cida Zientarski 22/09/2022

O Menino Maluquinho e Feliz
“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças- mas poucas se lembram disso” (O Pequeno Príncipe)

“O Menino Maluquinho”, continua me encantando contando sobre o famoso garoto que usa uma panela na cabeça como se fosse um chapéu. Foi escrito pelo famoso desenhista e cartunista Ziraldo. Não tem como não se apaixonar por ele. Não importa a idade.

Tudo começou com um menino “que tinha o olho maior do que a barriga, tinha fogo no rabo, tinha vento nos pés, umas pernas enormes (que davam para abraçar o mundo) e macaquinhos no sótão (embora nem soubesse o que significava macaquinho no sótão). Ele era impossível”. Seu nome? O autor não diz. Ele o chamou de O Menino Maluquinho! Era assim que todos os chamavam também, pois ele era muito levado e travesso. Estava sempre aprontando das suas. Dando sustos também. Mas era muito amado e muito sabido. E nunca parava quieto. Quanta energia ele tinha! Aproveitava o tempo como ninguém. E quanta imaginação!

Ziraldo escreveu um livro perfeito para crianças, pois é cheio de ilustrações. Uma curiosidade, é que os traços do personagem são muito fortes, você consegue facilmente reconhecê-lo em qualquer lugar. Qualquer criança diante de um desenho dele irá identificá-lo. Além disso, o texto é sempre curto e com um ar de diversão. E um pouco poético também, com versinhos.

O Menino Maluquinho nos contagia porque resgata a infância. Falando de um garotinho que não teve medo de viver a infância ao máximo. Ele aprontava sim, caia e se machucava, de tanto brincar nas férias. Gostava de passar um tempo com seus avós, quando se esbaldava, pintando e bordando e comendo guloseimas. E sempre encontrava tempo para tudo, para ir para a escola, para ler, para colar figurinhas, para brincar, para estudar até tirar dez em todas as matérias, e se trancar no quarto e deixar a imaginação solta com as mais incríveis aventuras.

E o que eu gostei muito é que ele estava sempre fazendo traquinagem, ou querendo conversar, ou inventando brincadeiras. Ele tinha uma mente muito ativa, era muito esperto. E os pais nunca tentaram impedir ou refrear o desenvolvimento dele, pelo contrário, eles se envolviam e até o ensinaram a criar uma pipa, ou fazer um balão. Vamos ver que o relacionamento que ele tinha com a família era muito amoroso. E para mim, esse foi um dos fatores determinantes para ele ser alegre e saudável, como toda criança deveria ser. E foi muito importante para ele aprender a lidar com o problema que irá surgir com os pais. Que não é nada fácil para as crianças.

Mas o que está mais em destaque na personalidade dele é que ele era um menino feliz! Nada o impedia de arranjar um jeito de se divertir, nem um tempo chuvoso, ou um dia muito frio. E muito menos aqueles dias em que sentia um vazio o peito, ou dor. Nada que se aconchegar a família e ganhar muitos beijos e abraços não resolva.

E por fim, a mensagem que traz um exemplo para todos nós. Uma criança amada se torna um adulto muito legal, risos. Eu amei o livro e gostaria que as crianças dessa nova geração o conhecessem.

site: https://storytime.com.br/o-menino-maluquinho-de-ziraldo-resenha/#page-content

Paprica 12/09/2022

Livro da minha infância
Eu me lembro que a minha mãe trazia uns livros da biblioteca do serviço dela e esse era um dos meus favoritos. Me lembro de sempre pedir livros com letra de forma porque eu não sabia ler livro de letra de ''limão'', esse foi um dos meus primeiros contatos com literatura livro etc.. Nostalgia demais

nikkelodeon 07/09/2022

Um clássico
Reler esse livro foi muito bom para mim, tanto pela nostalgia quanto que relendo eu pude perceber coisas que não percebia quando era menor, principalmente o final, que eu achei muito fofinho.

Laviluz 23/08/2022

pra ler em um dia
esse livro eu leio em uma hora, maravilhoso!! leve, profundo, sério de uma forma que fica tudo mais simples. amo como o ziraldo fala desde gramática até o sentimento tristeza de uma forma única.

estantedogabs 05/08/2022

Reler esse livro me trouxe tantas memórias boas. Quando criança vivia lendo, era fã do Menino Maluquiho.

Flá 03/08/2022

Muito divertido
Li com minha filha de 6 anos.. um livro muito divertido que conta a estória de um menino muito atentado mas que tem um coração gigante!

@leitora.si 15/07/2022

Mais uma obra-prima do Ziraldo. Meu primeiro livro que li desse escritor e indiquei para minha filha, que aprendeu a ser leitora através desse livro. Super recomendo! ?

Lucas1429 15/07/2022

Incrível
Um clássico da literatura brasileira e mesmo depois de anos continua sendo maravilhoso.
Eu acho que todas as pessoas deveriam ler esse livro

Maysa 08/07/2022

O menino maluquinho
A história é boa Ziraldo não sei nem o que falar..

Realmente é bem pensada para o público infanto-juvenil...

Só não gostei da parte das namoradas, mas tirando isso recomendo sim para o público infantil...

Inspirações Literárias 04/07/2022

????
Ele nunca foi um menino maluquinho, e sim, um menino imensamente FELIZ!

Um livro que se tornou herança transgeracional e clássico entre pais e filhos.

Vanessa.Carla 25/06/2022

menino maluquinho
Não lembrava que tinha esse memória tão afetiva com o menino maluquinho, mas assim que eu vi a primeira ilustração, meu coração ficou quentinho. Tenho que agradecer ao Ziraldo por ser tão cuidadoso e sensível ao escrever e ilustrar para crianças e consequentemente criar o hábito da leitura e memórias lindas.

z..... 20/06/2022

A exemplo da primeira leitura na adolescência, aquela sensação de leveza, felicidade na simplicidade, desestresse ocorreu nessa também...
Ih, rapaz! Tô hoje na vivência adulta em que o menino maluquinho era chamado de cara legal! Será que... Não, não... Sou meio mala, diferentemente, e de todas as peraltices no livro, digo que não propicia felicidade empinar pipa com linha até a boca de cerol e nem soltar balão. É até crime. Rum! Não tô dizendo...
Esse livro é tão fundamental, que leitura sensacional!