A Desobediência Civil

A Desobediência Civil Henry David Thoreau

Resenhas -

Rodrigo Leão 06/02/2024

Esse ano comecei com uma pequena ressaca literária, então estou bem focado em contos. Esse realmente é bom recomendo essa dica.

Laertche 26/01/2021

Interessante
Interessante em termos de reflexão acerca de até onde um governo pode cercear seus cidadãos.

Caio.Maia 04/03/2022

Relevante... e perigoso... rs
Impossível não ler um texto ou pensador do século XIX de forma anacrônica, mas o cerne do texto me aparece atual ainda hoje.
Infelizmente vejo movimentos ditos libertários, como os antivax ou grupos de extrema direita se apropriando de argumentos do autor, mas isso é um problema antigo, de interpretação enviesada e deturpada. A Bíblia é o Corão que o digam...

Virna 24/01/2021

Leitura fluida
Leitura fluida, importante para entender um pouco sobre grandes líderes como Mahatma Ghandi e Martin Luther King Jr

Patresio.Camilo 12/01/2023

UMA REFLEXÃO MAIS QUE NECESSÁRIA
Neste pequeno ensaio escrito por Thoreau, nos idos de 1800, antes de baterem palmas como uma foca com uma bola no nariz, devemos nos lembrar do caráter anárquico que este livreto possui.
Todos lembram de como este ensaio inspirou Ghandi, King em suas lutas, e são de extrema mais extrema importância.
Mas vejo que muita gente o cita tem o ter lido.
Eu li este livreto quando tinha meus 19-20 anos, e resolvi reler agora.
Penso em uma leitura mais que necessária pelo que estamos vivendo nos últimos tempos, mas ao mesmo tempo perigosa pelas péssimas interpretações que vêm sobre ela.
Enfim, espero que gostem.

DBAlves 12/02/2023

Desobediência Civil
Tendo o Estado e os cidadãos como premissa da sociedade moderna, Thoureau defende que, se aquele vier a impor que estes façam alguma injustiça a outrem, deve-se desobedecer a ordem dada. Simples assim. Boa leitura a tod@s

Mari Mirandinha 22/08/2023

Releitura
Esse é aquele tipo de texto que precisa de diversas releituras para ir assentando, já que provoca diversas reflexões sobre assuntos que nos afetam cotidianamente como impostos, nossa relação com o governo como indivíduos e como sociedade, o peso do voto versus a ação direta e as coisas que só vou perceber nas próximas releituras.

(lidos só 2021 em diante) 08/05/2021

Sucinto e cirúrgico
Sucinto e cirúrgico. Não é um Datena ou um João Kleber. Ele vai direto ao ponto sem enrolar com comerciais.

E o livro é bem titico.

Melhor um livreto com conteúdo útil igual esse, do que um treco enorme e cheio de blá-blá-blá.

Jonathan Vicente 28/06/2021

Não se trata do ensaio completo, mas conseguimos compreender bem os pontos levantados por Henry, muito bom o livro.

Mary Maia 03/09/2023

Sem rodeios
Thoreau faz uma crítica ao modo como falamos de um governo e acabamos "dançando conforme a música". Ele não floreia suas palavras, ao contrário, é cirúrgico em suas colocações e afirma que um "ideal" de governo seria ter um governo que não governasse e que não tivesse receio dos homens que preferissem viver a sua vida à parte.
Editora Vozes mandou muito bem nessa tiragem tipo "livro de bolso". Leitura rápida, mas muito marcante.
Leiam!

Agua.morna 11/11/2022

Uma breve análise
a Desobediência Civil de Thoreau é muito ampla e ele não deixa claro os perfeitos caminhos para alcançar uma completa independência do Estado
Mas ele destaca vários pontos importantes que podem ser começos para atingir tal objetivo, entre eles:
? Valorização da iniciativa individual: ele comenta bastante sobre suas ideias em relação aos direitos humanos e, sobretudo, no que concerne à escravidão. Em vista disso, ele diz que a 13 Emenda, (a que instituiu a abolição da escravatura), é algo meramente formal e mostra o conformismo do homem moderno. Também diz que as pessoas são tão apegadas ao Estado e à força coercitiva exercida por ele que não enxergam que eles mesmos são o poder que mantêm o Estado vivo, e que esses que queriam a escravidão deveriam simplesmente aderir à causa e libertar seus escravos, não esperar que o Estado obrigue eles a tal. Pois, se as pessoas realmente quisessem abolir a escravidão, elas mesmo deveriam ter feito isso desde o começo; o que o Estado pode fazer contra toda a população que o serve?, visto que não há um Governo sem nação. Deixando claro que ele usa o termo *súditos* como critica aos cidadãos que vivem num processo de inércia, isto é, só farão algo quando a mando do próprio Estado.

iurilupi 06/12/2022

Desobediência Civil
Um bom livro, interessante para conhecer as ideias de Thoreau, futuro inspirador de algumas ideias anarquistas.