Guia básico para a interpretação da bíblia

Guia básico para a interpretação da bíblia Robert H. Stein

Resenhas - Guia básico para a interpretação da bíblia

Lucas 15/11/2021

Guia básico para a interpretação da bíblia - RESENHA
Robert H. Stein, neste guia básico de hermenêutica, apresenta caminhos um pouco diferentes para que o estudante das Escrituras saiba como ler e interpretar de maneira a fazer justiça ao que os autores bíblicos queria que o texto significasse, inspirados pelo Espírito Santo.

O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira uma explanação mais geral sobre hermenêutica, a começar pela pergunta curiosa: "quem faz as regras"?.

"Na segunda parte do livro, ele trata das regras mais específicas para os diferentes gêneros literários. Um exemplo muito interessante que introduz a seçãoDevem as bem-aventuranças ser interpretadas como “condições de entrada” no reino de Deus? Ou, em vez disso, como “anúncio de bênçãos” sobre aqueles que já se tornaram cidadãos do reino? Em outras palavras, devem elas ser entendidas como exigências para a salvação ou como atribuições meritórias para aqueles que já salvos? Fica evidente, por várias razões, que as bem-aventuranças, em vez de serem exigências de entrada, constituem-se em bênçãos para os que já estão no reino. Primeiro, porque o auditório para quem elas foram dirigidas eram os discípulos (Mt 5-1,2; Lc 6.20) já comissionados por Cristo. Eles já estavam no reino. Segundo, porque a analogia mais próxima das bem-aventuranças são as palavras de conforto encontradas em Isaías 29-19; 49-13 e especialmente 61.1,2. Terceiro, porque a forma gramatical das bem-aventuranças, em sua natureza, não é condicional. A redação não é como se segue: “Se você ficar pobre de espírito, herdará o reino dos céus”, mas em forma de pronunciam ento. Finalmente, porque o fato de Mateus 5-3,10 registrar “porque deles é o Reino dos céus” indica que o evangelista entendeu toda a passagem de 3 a 12 como tratando do mesmo assunto. Assim, as bem-aventuranças devem ser interpretadas como bênçãos pronunciadas sobre as pessoas fiéis a Deus, que estão sujeitas a sofrer perseguições por causa da justiça (Mt 5-10) e da sua fé.

Na minha tentativa anterior de entender as bem-aventuranças, pelo fato de ser ainda novo convertido, acabei por utilizar as regras erradas. Por isso, interpretei de forma equivocada esse gênero literário, tornando impossível a compreensão correta do significado. E assim teria permanecido, a menos que mudasse a minha expectativa. Na verdade, utilizava regras que se aplicavam m elhor a outros gêneros. Mas sem pre é possível mudar, desde que haja interesse pela interpretação correta. Assim, ao estudar as bem-aventuranças com uma nova e apropriada expectativa, comecei a entender o que realm ente estava escrito, pois, agora, com partilhava das mesmas regras utilizadas por Jesus e Mateus para essa forma literária."

site: https://editoramentecrista.com/guia-basico-para-a-interpretacao-da-biblia-resenha/