A Ideologia Alemã

A Ideologia Alemã Friedrich Engels

Resenhas - A Ideologia Alemã

pedro 08/09/2023

É importante ler Ideologia Alemã
Para entender Marx, é preciso ler esse livro. Para estudar Marx é preciso saber o que acontecia na Alemanha, quem era Hegel, quem eram os jovens hegelianos e qual é a virada histórica provocada no mundo nesse período.

A frase mais característica daqui sem dúvidas é ?a filosofia hegeliana parte dos céus para a terra. o materialismo histórico faz o contrário: parte da terra aos céus.?

Essa é a virada histórica. Esse é o maior mérito de Marx em compreender o mundo, o capitalismo, a ideologia? a partir da vida material.

Gfelixft 07/04/2021

A ideologia alemã
"Não é a consciência que determina a vida, mas sim a vida que determina a consciência."

Gabriel.Chamma 03/03/2021

Leitura muito importante para entender a filosofia e sociologia atual. Apesar de teorias superadas e/ou remodeladas, a análise de Marx é interessantíma e seu método revolucionou as ciências humanas.
Gostei muito da iniciativa dos tradutores de fornecer acesso a um livro de grande importância de uma gratuita, porém, há vários erros durante o livro, o que torna a leitura confusa em alguns casos, mesmo assim, admirável a iniciativa.

lAvia494 13/12/2022

"Na medida em que, para cada estádio, essas condições correspondem ao desenvolvimento simultâneo das forças produtivas, a sua história é também a história das forças produtivas que se desenvolvem e são retomadas por cada nova geração, e é consequentemente a história do desenvolvimento das forças dos próprios indivíduos."