Os verdadeiros mitos

Os verdadeiros mitos Alan Silva
R.o.Haygertt

Resenhas - Os verdadeiros mitos

Lorrany 05/08/2021

Às vezes, me pego pensando em como conheço tantos contos clássicos europeus, mas li pouca coisa sobre o folclore nacional, só me lembro do que me foi passado oralmente quando eu era criança. Por isso, quando me deparei com essa antologia no Kindle Unlimited, fiquei com muita vontade de lê-la. Como não li a sinopse, não percebi que se tratavam de releituras, mas isso não fez com que eu gostasse menos dos contos. Gostei muito das histórias, todos os autores fizeram um excelente trabalho, sendo a minha favorita "O homem em rosa". Recomendo a leitura.

Manoela Guimarães @estantedamanu_ 22/07/2020

Antologia
É uma antologia formada por 8 autores, onde cada um escreveu um conto. Os contos descrevem personagens imortais do folclore convivendo em nossa sociedade. A cada conto iremos relembrar uma lenda do folclore brasileiro, mas com uma releitura contemporânea.

Luli Pira tem um segredo – Fabricio Fonseca: Aqui vamos conhecer um pouquinho da família do Curupira, ou melhor, Sr. Curu Pira. Luli é sua filha e deseja fazer faculdade, mas um curso diferente do que seu pai imagina. Participação especial do Saci.

O Guardião Incandescente – Gui Ribeiro: Nesse conto vamos relembrar o temido e admirado Boitatá, uma cobra com grandes olhos amarelos.

Um pedido de socorro – Juliana Cherni: Um conto emocionante que nos traz a história do boto rosa e também da sereia Iara.

Os filhos deste solo – Leonardo Teles Marcelino: Lembram da Bruxa Cuca e do seu caldeirão? Pois é… agora ela está morando próximo a Cracolândia. Mas será que continua com os seus antigos hábitos? Participação especial da Caipora.

A Guerreira e a Lua – Rafaela Haygertt: Vamos descobrir a história de 3 amigos imortais, inseparáveis e com os corações partidos. Pássaro Uirapuru, Iara rainha das águas e Boitatá.

O homem em rosa – Dário Contte: Um professor de literatura bem resolvido que lê para seus alunos um conto sobre a vida de um padre e uma das lendas do nosso folclore. Com um final surpreendente.

Reunião no Condomínio Brasil – Alan Silva: Um condomínio com moradores peculiares como: Saci, Boto, Caipora, Lobisomem, Mula sem Cabeça, Curupira, Sereia Iara e uma moça invisível. Essa reunião não foi nada convencional.

A Canção do Intocável – Maria Freitas: Uma cidade cheia de crenças, um anjo e um garoto que ouve as dores que ninguém mais escuta.

A antologia me permitiu fazer 8 viagens literárias com um único livro. A obra traz a temática de folclore e LGBTQIA+. Foi emocionante e surpreendente. Todos os contos são bem escritos, mas senti um calorzinho no coração quando li Um pedido de socorro e O homem em rosa. Feliz em conhecer tantos escritores talentosos. Valorize a literatura nacional.

Sinopse do Livro: “Iara. Boitatá. Saci. Curupira. Caipora. Cuca. Boto. São tantos nomes, tantas histórias, tantos anos vivendo somente no imaginário do povo. Agora esses mitos ganharam vida. Navios, metrôs, carros, tecnologia, fast-food, shoppings. Tudo parece muito mais moderno, tudo parece lindo. Mas não demora muito até que eles descubram que não estão seguros em lugar nenhum. Amigos perdidos. Inimigos em todos os lugares. E a existência de cada um deles ameaçada. O que essas lendas poderão fazer agora que vivem no século XXI?.”

Livro: Os verdadeiros Mitos: O Folclore Brasileiro no Século XXI
Autores: Fabricio Fonseca, Gui Ribeiro, Juliana Cherni, Leonardo Teles Marcelino, Rafaela Haygertt, Dário Contte, Alan Silva, Maria Freitas
Páginas: 71
Ebook Amazon

site: https://estantedamanu.com/2020/07/22/desafio-1-ano-inteiro-resenha-os-verdadeiros-mitos-o-folclore-brasileiro-no-seculo-xxi/

Juno 28/03/2021

Muito bom esse livro, amei cada conto. Amo o folclore brasileiro e a ideia de fazer um livro que mostre esse folclore nos dias de hoje, foi ótima.

fev 01/02/2022

Gosto muito de ler sobre lendas brasileiras e culturas brasileiras. Gosto ainda mais quando as interpretam de uma maneira diferente com uma força criativa.

Os meus contos preferidos foram:

- Um pedido de socorro;
- Os filhos deste solo;
- A Guerreira e a lua;
- O homem em rosa;
- A canção do intocável.

Juliana.Magaldi 09/07/2020

Áspero, emocionante e necessário
Os contos são releituras contemporâneas de elementos clássicos de nosso folclore com ênfase nas mazelas sociais.

Cada texto foi para mim como um chamado para a reflexão. Chorei em alguns, mas em todos fiquei abalada.

O livro todo é marcante, mas dois contos são especiais para mim. “O Guardião Incandescente” de Gui Ribeiro aborda problemas socioambientais de forma poética e crítica nos levando para o seio da floresta. “A Canção do Intocável” de Maria Freitas que trata do papel que a sociedade dá ao sagrado e os desdobramentos cruéis que podem advir disto.

Um livro para nos lembrar que a literatura tem um papel fundamental que é o de abrir nossos olhos.

site: www.facebook.com/avessoju

adrianlendo 21/12/2019

Conhecemos muito bem as lendas do folclore brasileiro, mas como será que elas viveriam se existissem agora, no século 21? As respostas são encontradas nessa antologia organizada por Alan Silva.

Os Verdadeiros Mitos traz uma chance não so de ver uma nova roupagem como também de relembrar as lendas que estavam adormecidas na nossa mente, enquanto lia, eu relembrava a infância e como gostava dessas histórias antigamente. Trazer para os dias atuais é algo arriscado, mas não necessariamente algo que faça com que as lendas percam a essência.

A nova roupagem das lendas é feita de forma excepcional, mantendo o leitor curioso a todo instante e tornando impossível a previsibilidade.

Claro que, por ser antologia, alguns contos são melhores que outros, mas a experiência não se torna afetada por isso, talvez possa arrastar a leitura um pouco, mas nada demais.

Os Verdadeiros Mitos é engraçado e triste, faz o leitor ter reflexões sobre o que é o mundo atual e como ele pode fazer para mudar a situação dos assuntos abordados nos contos.

thestarlesea 01/06/2020

os verdadeiros mitos.
a cultura brasileira, no geral, é muito desvalorizada; pouco se fala sobre ela, apesar de crescermos escutando histórias de várias figuras que compõe nosso folclore. ler essas histórias, adaptadas para o contexto atual, faz com que a reflexão, que já era grande, seja ainda maior.
é uma leitura extremamente importante, principalmente por conta dos tempos atuais.

Klinef 25/06/2020

É interessante olhar para os mitos brasileiros de outra forma e também surpreendente.

Sophia.Ferraz 19/03/2021

eu adorei esse livro, alguns contos me fizeram perceber que conheço muito menos do folclore brasileiro do que eu gostaria, o que me deixou triste