O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Ana 08/06/2023

Não queria que terminasse...
Finalmente li a obra que deu origem a um dos melhores e mais conhecidos filmes de terror de todos os tempos. O livro é tão perfeito quanto o filme. E sim, sendo bem clichê, o livro é melhor que o filme... Tem passagens grotescas, nojentas, absurdas de fazer a gente revirar os olhos (rs) Mas cada detalhamento de cena, de pensamento, de diálogo.... Os diálogos entre Regan e o Padre são excelentes!

Muito mais do que possessão, o Exorcista fala de fé. E no livro você consegue enxergar muito bem isso.

Durante o exorcismo, eu me senti dentro daquele quarto, conseguia enxergar perfeitamente o que estava acontecendo. Por várias vezes senti o frio, o odor... É incrível, tanto que não queria que acabasse. Lembro que tive essa mesma sensação quando terminei de assistir o filme há uns 30 e poucos anos... Não queria que tivesse terminado.

Leitura obrigatória pra quem gosta de terror.

Bel Bravini 08/06/2023

Achei que ia ler terror, me deparei com um livro sobre fé
O exorcista conta a história da possessão da Regan. No entanto, minha surpresa foi grande ao ler muito mais sobre a fé de cada um dos personagens e suas relações com Deus, que sobre o demônio e nas próprias interações deles com o demônio. Na verdade, o demônio fica quase que em segundo plano e o personagem principal parece ser o padre. Gostei muito de acompanhá-lo e ver suas provações.

A leitura foi um pouco pesada em algumas partes, meio chata, aprofundando em detalhes que não agregaram em nada.

No resto, é um ótimo livro! Bem realista inclusive.

Kazim 16/05/2023

O exorcista
É uma história interessante, apesar de um pouco depois do início se tornar massante, ela consegue nos trazer de volta pra ela com grande êxito. Gosto da ideia de nos fazer questionar se a Regan realmente estava possuída ou era apenas seu psicológico fazendo tudo aquilo, mas não vou mentir que só é interessante até um certo ponto, depois fiquei cansado de ficar vendo um monte de explicações para o que ela poderia ter, e isso me fez se afastar por um tempo da história. Foi até difícil tentar aceitar que eles preferiam acreditar que seres humanos são capazes de mover coisas com a mente a estar possuída por um demônio( quando digo "eles" me refiro a igreja), o que acreditei desde o início. Mas com o resto da narrativa fiquei bem entretido, principalmente no final onde acontece o grande clímax. Consegui entrar muito fácil no clima que o livro descrevia, e isso foi muito bem descrito e construído, igualmente com os personagens e umas pitadas de humor que vai rolando de tempos em tempos. Enfim, sinto que não consegui aproveitar essa história como queria porque criei muitas expectativas que não tinham muito a ver com a narrativa presente de fato na obra, por minha própria culpa não consegui dar cinco estrelas, mas tenho vontade de reler um dia e quem sabe conseguir entender melhor toda essa história.

IsrAel.PetersAn 10/05/2023

A morte é a penas o Início
O Livro tem uma ótima narrativa, todos os personagens apresentados tem carisma, principalmente o Padre karras que tem mais tempo de tela.
O livro consegue fazer um ótimo suspense e tensão...
Momentos com a Regan são simplesmente grotesco de bom, leves traumas rssr..
O final é um pouco óbvio o que vai acontecer, o plot poderia ser um pouco melhor, mas toda narrativa até o final é bom por isso não dou todas as estrelas.
Super recomendo, um livro ótimo pra quem tá iniciando no terror.

Georgianny.Nogueir 02/05/2023

E o filme eh super fiel ao livro
Adorei o detetive simplesmente aceitando a palavra do padre e deixando a investigação encerrar

Metalfj 29/04/2023

Por conta própria
Para os que não sabem, meu amor pelo terror se iniciou com filmes que eu assistia com meu tio durante a noite comendo bolachas... mas já estava querendo caminhar por minhas pernas nesse mundo, e ouvia pessoas falando desse filme "maldito" fiquei como dizem: "com a pulga atras da orelha" sobre a história de uma mãe que pode perder sua filha para demônios (aos curiosos, sim Pazuzu é uma entidade suméria, portanto real... se é demonio? a resposta é com vocês). Obviamente, aluguei o filme e assisti e fiquei chocado e cada vez mais atraído pelo terror e horror...

Mais uma vez, na mesma livraria que comprei Hellraiser, vi duas edições de O Exorcista (o qual possuo em edição de capa dura também) e fui possuído pelo desejo de tê-lo e acabei adquirindo as duas, li e meus caros... que livro maravilhosamente horrendo de maravilhoso!

ajedj 26/04/2023

Amei
Meu livro favorito. literalmente o melhor livro q eu ja li (leio poucos livros). mto mto mto bom recomendo infinitamente muito top amei

Eduardha 26/04/2023

Eu acho que eu esperava mais. As pessoas me falavam como se fosse absurdo de assustador, mas não achei. Leitura boa

sawvoureux 23/04/2023

O exorcista
Nao que seja ruim, eu acredito que devo ter colocado expectativas demais e também foi uma leitura que demorou bastante pra me pegar

Aline 18/04/2023

Não é tão assustador como sempre me disseram...
Eu li O exorcista de William Peter Blatty e não senti medo! Senti foi é sono. Achei a história muito parada e quando finalmente começou a acontecer alguma coisa, em alguns momentos acabei rindo!
Até agora tô besta com isso, porque eu morro de medo dessa coisa com espíritos e tal...
Mas acho que o que ajudou foi nunca ter assistido ao filme d'O Exorcista e acredito que, por esse motivo, mantive um certo distanciamento da história e durante a leitura consegui adaptar as cenas na minha mente de um jeito que não me causasse medo...

Já os filmes me impressionam demais, não assisto nem que me paguem!

Wane 17/03/2023

Isso que é um bom terror!
É um livro que te deixa desconfortável lendo, muito caos e coisas que te deixam perturbado a ponto de ter pesadelos (pelo menos foi o meu caso).
Confesso que esperava mais do final e, por conta disso, já comecei a ler a continuação. NÃO ME DECEPCIONE WILLIAM!
BlakByus 25/03/2023minha estante
Você quer um segredo sobre o "não me decepcione William?"

ArthZ 16/03/2023

Muito bommm
Esse livro não tem nenhuma defeito, impressionante.

Os diálogos são críveis e bem escritos, todos os personagens são no mínimo bem desenvolvidos, tudo é amarradinho e perfeitinho.

Única coisa q me faz tirar meia estrela é q ele não me prendeu muito no final, e acabei demorando muito pra ler ele por isso

Mas em nenhum momento o livro foi cansativo ou chato, realmente gostei do ritmo dele, do final e da obra como um todo.

Indico para todo fã de horror

Dan Nilo 15/03/2023

ô nojeira
O começo demorou pra pegar pra mim, pois a 1° e um pouco da 2° parte é bem cotidiana sem nenhum acontecimento do tipo UAU, mas assim que os eventos que são esperados se iniciam eles são bem entregues, o final me intristeceu. E ao mesmo tempo existe outra trama que não sei se precisava mesmo ter sido desenvolvida, sem dúvidas engrossou o livro.

Katy 09/03/2023

Me surpreendeu
No início eu achei que seria uma história completamente maçante e difícil de ler, mas no desenrolar da a leitura eu acabei gostando muito da experiência.
Certos pontos me fizeram gostar mais do livro do que do filme; como por exemplo a questão médica da protagonista, no livro é mostrado mais profundamente como foi o processo de busca de ajuda até chegar na última esperança - que no caso seria o exorcismo
Por fim, acho que o livro não é aterrorizante pelas partes sobrenaturais, mas sim pelas partes profanas. Então o livro mais incomoda do que realmente assusta, porém ele cumpre muito bem o seu trabalho e é importante ler também vendo a perspectiva da época que o livro foi lançado.
O livro foi uma boa experiência, até porque as questões de saúde mental em livros de terror mal é comentada, as pessoas já pulam para o exorcismo ou então culpam um transtorno ou possíveis transtornos como algum tipo de punição divina e esse livro foi bem ao contrário, na minha perspectiva pelo menos. Enfim, eu gostei e indico ele para as pessoas que querem começar a ler livros de terror.