Sybil Flora Rheta Schreiber

Resenhas - Sybil

1 | 2 | 3 | 4

Rafa 27/03/2017

Fragmentos
Esse livro relata as sessões de psicanálise de uma mulher que possuía 16 personalidades, o maior caso de múltiplas personalidades já documentado até então.
Durante mais de 10 anos serão resgatados todos os traumas que ocasionaram os diversos desdobramentos da personalidade de Sybil.
O interessante é perceber que, como a personalidade múltipla é um fragmento do inconsciente, você se depara com muitos preconceitos internalizados que a própria personalidade originária não externaliza.
O livro é muito pesado, com relatos chocantes de uma infância tão cruel que afetou Sybil de forma intensa por mais de 40 anos.
É preciso ter estômago para ler esse livro, mas é extremamente esclarecedor e necessário para quem é interessado pela mente humana e psicologia, como eu.

Eremita suburbana 13/02/2017

Magnífico
Ótimo livro,escritora perfeita...Eu recomendo a todos, estudantes ou não de psicólogia...Um livro extremamente interessante e verídico o que torna ele mais especial ainda!!!

Elizandra 12/09/2016

Sybil conta a história da psicanálise (durante onze anos) de muitas personalidades, a única psicanálise de uma personalidade múltipla até então realizada.Esta narrativa vigorosa e absorvente acompanha o desenrolar estranho angustioso das personalidades de Sibil, envolvendo a reconstituição dos primeiros e chocantes anos de sua vida, até a integração das muitas personalidades numa única.
Nas sessões de psicanálise nos comovemos com sua trágica infância vivida entre um avô fanático religioso, um pai ausente e mãe esquizofrênica que lhe tortura tanto fisicamente como é claro emocionalmente. Há situações de revirar o estomago.
O relacionamento da mãe de Sybil com a própria me lembra a história de "Precisamos falar sobre Kevin", com um pai omisso e o filho neste caso é quem torturava a mãe. Mas ambas histórias são envolventes e angustiantes.
Fiquei muito chocada e senti uma imensa ternura e compaixão por esse ser humano que conseguiu superar o que para mim seria impossível. Sybil faz a gente pensar como nosso cérebro é fantástico, misterioso e perigoso! Vale a pena ler esse livro que é uma lição de superação diante dos problemas.

Isabela 04/09/2016

Um pouco antes de começar a cursar Psicologia, me emprestaram esse livro e no final, não via a hora de começar a cursar logo, para poder entender a mente das pessoas.
Apesar de ter algumas partes inconsistentes, a história é fantástica e muito diferente do que estou acostumada a ler, o que talvez tenha influenciado em eu ter gostado tanto.
Recomendo a todos curiosos da mente humana e da psicologia, eu adorei.

Nena 18/07/2016

Decepcionante
Já na introdução a autora mostra-se categórica em afirmar q trata-se de um caso real e q o livro demorou sete anos para ser concluído. Fiquei super empolgada para lê-lo pois já havia visto o filme e lido outros relatos de múltiplas personalidades. Já no meio do livro achei algumas coisas estranhas, como o fato da mãe de Sybil introduzir objetos grandes em sua vagina q sequer caberiam na vagina de uma mulher, e tbém a memória tão completamente íntegra de sua infância de qdo tinha cerca de dois anos de idade. Lembrar uma coisa ou outra vá lá, mas o caso dela é excepcional. Fui dar uma pesquisada e descobri, sem muita dificuldade, q foi um caso inventado para lucro financeiro. Sybil Dorsett (Shirley All Mason, seu nome verdadeiro) sofria de histeria e era tratada pela Dra Conelia Wilbur q a induziu a acreditar q sofria de múltiplas personalidades, podendo assim construir sua história e vender para editoras e produtoras de filmes. Posteriormente a mesma confessou q nunca sofreu de múltiplas personalidades, depois de ter sua história questionada por outros psiquiatras. Faltavam ainda umas 150 páginas para terminar o livro e confesso q foi bem chato, apesar de ser muito bem escrito e com uma narrativa envolvente e bem construída.

HL Castro 01/02/2016

Se aconteceu de fato, é surpreendente!
A história de Sybil apresenta-se como um relato real e chocante de uma história que, de vez em quando, te faz duvidar se isto é realmente real e possível.

Se de fato tudo ocorreu, é algo surreal. Dá raiva e vontade de estar lá algumas horas para poder intervir na narrativa, tão agoniantes são algumas situações.

Vale a leitura, que é muito boa até a metade, mas fica um pouco enfadonha no final.

Luiza 01/05/2015

Sybil
Um livro sensacional, sobre traumas, sentimentos e psicologia...
Não consegi parar de ler até terminar.

Gabi 04/02/2015

Sybil
O livro conta a história de uma mulher que não tem duas nem quatro, e sim dezesseis personalidades!!! Se nos dias de hoje, a personalidade múltipla é algo pouco comentado, imagina naquela época. Sabe aquela sensação de tristeza quando termina um livro não pelo motivo de ter um desfecho triste ou algo do tipo mas sim porque simplesmente você não vai mais ter o prazer de "fazer parte" da história? então, foi assim com sybil, me apeguei não só a personalidade atuante como também a todas as outras, a doutora e a todos os envolvidos na história, o livro não te cansa e te faz entrar na história, amei amei e amei!

Angela 15/11/2012

Psicologia
Esse livro, teve um começo difícil, uma leitura meio confusa afinal de contas várias personalidades em apenas uma pessoa é confuso mesmo. Mas chega um momento em que tudo o que você quer é devorar o livro e ir logo pro fim. Amei.

Kátia Ribeiro 08/07/2012

Romance Sybil
Sybil é um romance da história verídica de uma jovem que possuia dezesseis personalidades diferentes.
Sibila, assim foi dado esse pseudônimo pela autora desta obra,Flora Rheta Schreiber durante o desenvolvimento deste trabalho,aconselhado pela psicanalista de Sibila, a Drª Cornélia B. Wilbur que cuidou do caso da paciênte com o codinome Sibila que a procurou pedindo ajuda,e mantendo assim o sigilo de sua real identidade.
Após algum tempo de análise, a paciênte conhecida na história com Sibila, entra em seu consultório dizendo:
Olá! Eu sou a Vicky, hoje Sibila está doente e eu vim em seu lugar.
Apartir desse instante,a Drª Cornélia Wilbur percebeu imediatamente que se tratava de um caso de personalidade múltipla, casos que até então poucos haviam sido registrados.
Uma boa história para podermos entender como funciona uma mente tomada pela Grande Histéria,uma doença pouco conhecida, que Sibila padecia.

Marcia Lopes 09/05/2012

Uma História marcante
O livro relata a história real de Sybil(nome fictício) uma mulher com aproximadamente dezesseis personalidades diferentes em sexo e idade, que pela terminologia da psiquiatria e psicanálise é chamado de "Transtornos de Múltiplas Personalidades".
A narrativa é feita através das personalidades mais atuantes, até faz a gente pensar que são distintas e não a própria Sybil, o que na verdade é bem isso , já que é através delas que passamos a conhecê-la. O tratamento é feito pela Dra Cornelia Wilbur , no começo foi usado medicamentos controlados ,mas logo deixado de lado para não correr o risco dela se tornar dependente.
E nas sessões de psicanálise nos comovemos com sua trágica infância vivida entre um avô fanático religioso, um pai ausente e mãe esquizofrênica que lhe tortura tanto fisicamente como é claro emocionalmente e é após a sua morte que Sybil começa a viver e na proporção que conhecemos suas personalidades a verdadeira Sybil desabrocha, é uma pessoa sensível, talentosa e muito corajosa.
Eu li esse livro quando bem jovem, fiquei muito chocada e senti uma imensa ternura e compaixão por esse ser humano que conseguiu superar o que para mim seria impossível.
Vale a pena ler esse livro que é uma lição de superação diante dos problemas.

Raquel Lima 09/04/2012

uma loucura...
Um mulher e várias personalidades. Neste livro assistimos as consultas de uma paciente com dupla( ou quase vinte) personalidades. Algumas bem destrutivas outras mais normais.

Marco 28/03/2012

Um bom livro
A autora não tem uma boa narrativa, mas ainda assim, a história em si se sustenta, pois é bastante interessante.

dami 27/02/2012

Interessante, mas chatinho, enrolado demais...

1 | 2 | 3 | 4