Manual do candidato - História mundial contemporânea (1776-1991)

Manual do candidato - História mundial contemporânea (1776-1991) Paulo Fagundes Vizentini

Resenhas - Manual do candidato - História Mundial Contemporânea (1776-1991)

Otávio 23/09/2020

Um belo panorama geral sobre a história contemporânea do mundo: da revolução industrial inglesa à dissolução da URSS em 1991
Este manual é uma excelente fonte para os leitores que pretendem realizar uma leitura sobre acontecimentos da história contemporânea mundial. Passa por diversas situações: desde a revolução industrial inglesa e a dominância deste país no contexto global; a revolução estadunidense; a revolução francesa; Napoleão; ascensão de potências na Europa e colonialismo; Primeira Guerra Mundial; Segunda Guerra; Guerra Fria e seus períodos, intercalados por combates localizados. Ainda, expõe o contexto dos continentes americano, africano e asiático, inseridos nestes períodos as quais o autor nomeia de, primeiramente, Pax Britannica e, após, Pax Americana.

Como um livro de panorama geral e de introdução a temas mais complexos, na minha visão, é uma boa pedida e é recomendável para os leitores em geral.

Genário Dantas 09/03/2018

Manual de História Mundial Contemporânea
Um ótimo livro para quem deseja fazer um leitura mais aprofundada sobre todos os fatos relevantes que aconteceram no século XX, mais precisamente de 1776 a 1991. O livro faz uma explanação desde a independência dos Estados Unidos, país esse que viria a se tornar a grande potência do século XX até o colapso da União Soviética em 1991, este que durante boa parte desse século dividiu com os Estados Unidos os status de potência mundial, fato esse que ficou conhecido como Guerra Fria.
Este livro faz uma análise bem detalhada de tudo de importante que aconteceu neste século sem deixar dúvidas e questionários, e não coloca só em destaque as principais potências, ele relata também acontecimentos que tiveram destaque em todas as partes do globo, desde a colonização africana e asiática, o mundo bipolar, a reconstrução da Europa, os conflitos no Oriente Médio, os problemas da América do Sul, e demais regiões do planeta.
Vale ressaltar que o durante boa parte do livro o autor procura manter o foco sobre questões políticas e econômicas sobretudo, visando a participação de blocos econômicos vigentes como: União Européia, Alca, Mercosul e outros, sem contar a participação da ONU, FMI, OMC, OPEP em varias passagens do livro.
Para o leitor ou estudante que gostaria de fazer uma leitura mais abrangente e detalhada dos fatos este livro é uma bela opção de leitura sem sombra de dúvidas, pois, não deixa a desejar nos principais acontecimentos.