Dúvidas Filosóficas

Dúvidas Filosóficas Bertrand Russell

Resenhas - Dúvidas Filosóficas

Carlos.Junior 01/02/2023

8/10
O livro é divertido, irônico e didático. Excelente para uma introdução dinâmica sobre os conceitos de pessoa, escolha, crença social, cultura e grupo nas questões relativistas e filosofas. Não peça ao "tentar ser erudito e culto" e não limita o leitor a conceitos básicos. Mesmo com o tempo em que foi públicado, continua relevante. Poderia ser mais explorado em alguns aspectos, que foram considerados importantes pelo autor como a introspecção e separação do indivíduo da sua força metal de trabalho e da sua profissão. É um bom livro que tende a aumentar sua curiosidade no tema. Vale a pena exploração no conteúdo.

Marcela468 05/01/2023

É uma leitura difícil ai da mais pra mim que sou burra, eu quero ler dnv anotando algumas coisa no caderno pq o autor explica tão bem mas tão complexo, perdi uns neurônios na parte que ele explica ?interferência fisiológicas? tipo não ENTENDI NADA ???

FabioMartineli 30/07/2022

Interessante a forma de trazer suas idéias.
Apesar de não concordar com todas, é provocativo e válido para repensarmos alguns pontos, e reforçar outros.
Confesso que esperava mais....talvez tenha partes que sejam mais do mesmo...mas não sei até que ponto seja algo da minha leitura ou da própria escrita.

Thay 20/05/2022

Interessante, porém muito introdutório
O livro acaba com muitos pontos em aberto que ele diz que voltará a falar posteriormente. Como sou novata nos textos filosóficos, senti falta desse "retorno" pra me aprofundar mais.

Tama 15/04/2022

Metanálise da ciência
Ciência como aquisição de conhecimento. No sentido de acúmulo.
Filosofia... No aprendizado de como utilizar o conhecimento científico.
Pois de nada vale conhecer sem saber utilizar.
Se Oppenheimer tivesse formação filosófica, o Projeto Manhattan jamais teria existido

@PinkLemonade 26/02/2022

Um 3 sólido, creio eu
Bertrand neste ensaio (?) disserta sobre as qualidades que um filósofo deve ter e sobre as características que o verdadeiro conhecimento (ou seria verdade??) seve possuir.
Ele busca fazer distinção entre as impressões que temos e o conhecimento em si.

Particularmente acho que esse tipo de afirmação deve ser analisada com cuidado.
Quando por exemplo observamos a distinção que jung faz sobre funções cognitivas vemos que alguns tipos(personalidades) fazem o julgamento de realidade(conclusão de verdade) partindo dos sentidos e que estão mais 'antenadas' nesta que outros tipos.
Logo, afirmar dogmaticamente que tais impressões não podem ser consideradas ou que devem ser "valoradas em grau menor" me parece um pensamento um pouquinho estreito.
Talvez um estreitamento maior da psicologia e filosofia possam nos empurrar a respostas mais apuradas (se é que elas existem rsrs).

Louro 29/11/2021

A análise do conhecimento
A compreensão dos elementos que constituem o entendimento e/ou conhecimento do mundo ao nosso redor modifica de forma abrupta o propor entendimento do nosso raciocínio .
Definições claras e intuitivas , após uma análise mais profunda e incisiva demonstram ser na grande maioria dos casos um mero apunhalado de crenças aceitas sem questionamento.

Pam 18/08/2021

Será que tudo que eu conheço é realmente aquilo?
Esse é meu primeiro contato com livros de filósofos/estudiosos, foi uma jornada difícil em alguns momentos específicos onde li o mesmo parágrafo/frase/argumento mais de 5 vezes até que eu pudesse de fato compreender o que era aquilo e só depois refletir sobre. Primeira vez lendo algo assim, não ficção, e estou feliz com o
resultado; ótima leitura

Felipe 08/06/2021

Provacativo
Um livro muito provocativo que nos leva a pensar em como consideramos conhecer algo. Recomento a leitura a todos, o começo da um susto com a linguagem dificil mas ao poucos as ideias ficam claras

Mage 22/03/2021

a linguagem é complicada, mas ao longo da leitura dá para extrair muito bem a ideia central que o autor queria passar

Paula Santos 01/02/2021

Gostei da escrita do autor, pois achei de fácil entendimento sem muitas palavras rebuscadas demais. Confesso que filosofia é um tema que ao mesmo tempo que me encanta e desperta curiosidade também me afasta devido a sua complexidade de entendimento rsrs. Achei o livro um tanto quanto superficial, mas pra quem -como eu - ainda está engatinhando nesse mundo acho que é uma boa pedida pra despertar ainda mais o interesse na temática.

22/04/2020

Não tome seus pensamentos como verdades absolutas
Vou confiar no que lembro ter lido/ observado e no que outros dizem terem observado para que eu faça essa resenha, assim teremos um testemunho, os quais estarão abertos às críticas. Afinal minhas memórias estão propensas a erros. O conhecimento adquirido através de ?Dúvidas Filosóficas? podem estar em cheque ao tempo que fico aqui em minha introspecção quanto ao assunto... no fim o conhecimento depende da ambiência em que o corpo está inserido, depende de toda a memória desse corpo e todos os sons externos que podem mudar seus pensamentos através de influências. Tudo é mutável.

Damufre 14/04/2020

Leitura razoavel introduz so os problemas do indutivismo. Superficial.

Erismar 30/03/2020

Muito bom o livro. Em determinado momento ele faz um paralelo entre as teorias da física e a filosofia...