O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne

Resenhas -

Alvarengalais 08/06/2021

O livro é bom é a história é boa mas esse tipo de livro é 0 na minha zona de conforto

Paolla29 19/09/2023

...
A história, narrada pelo Bruno, nos permite testemunhar os horrores desse período sombrio da história mundial, enquanto ele vive no lado alemão do conflito. O livro é, sem dúvida, uma representação romantizada desse contexto brutal, mas essa abordagem peculiarmente infantil nos leva a uma jornada emocional e nos faz refletir sobre as complexidades da natureza humana.
Os momentos em que Bruno expressa o patriotismo alemão, sem compreender completamente seu significado, são um lembrete doloroso de como a propaganda e a ideologia podem influenciar até mesmo as crianças mais inocentes. No entanto, é importante lembrar que Bruno não é um nazista e não deseja o sofrimento e a morte que cercam seu mundo. Ele é um exemplo vívido de como as crianças podem ser vítimas das circunstâncias e do fanatismo de adultos.
A morte de Bruno, muitas vezes questionada por algumas pessoas, deve ser vista à luz de sua inocência e compaixão. Ele não era um culpado, mas uma criança que, de muitas maneiras, simboliza a tragédia e a brutalidade do Holocausto. O fato de ele ter um "coração puro", como mencionado, ressalta a tragédia de sua morte e a perda de potencial humano durante aquele período sombrio.
A morte de milhares de judeus é uma ferida profunda na consciência humana, e o livro nos lembra da importância de lembrar e aprender com essa atrocidade para que tais eventos nunca se repitam. A história de Bruno e Shmuel, apesar de fictícia, representa as muitas amizades e vidas perdidas durante aquele período sombrio, destacando a necessidade de lembrar e honrar a memória daqueles que sofreram e morreram nas mãos do nazismo.

Is.Dionatan 16/04/2023

O Menino do Pijama Listrado
?- E se eu também tivesse um par de pijamas listrados? Aí eu poderia passar para o seu lado e fazer uma visita, sem que ninguém percebesse.
? Acha mesmo? Faria isso?
? É claro. Seria uma grande aventura. Nossa última aventura.?

E foi aí que lágrimas caíram... ? esse livro ...

Rodolfo.Favaretto 17/05/2023

Excelente livro. É incrível como o autor consegue tratar de um tema tão pesado por meio da inocência de duas crianças. Vale muito a leitura. É impossível não ficar tocado com o que acontece.

Eduh 09/02/2022

Bom, mas cansativo
Talvez seja por conta da escrita mais infantil e eu esteja acostumado com algo pesado e massante, mas achei o livro um pouco parado no começo, e chato.
Acabei pulando muitas páginas por desinteresse, porém vale a pena a leitura. Terminei O Diário de Anne Frank a pouco tempo, então seguir essa linha do holocausto foi uma boa opção, pude aprender muito com estes dois livros.

Leitora 27/08/2023

Um acontecimento tão cruel visto por olhos tão gentis
Estou sem palavras pra esse livro, no começo desejei não lê-lo pois os capítulos eram gigantes, maiores do que eu estava acostumada, porém quanto mais o tempo passava mais eu me acostumava com o livro e seus capítulos enormes, no começo fiquei com um nervoso pelo Bruno e o jeito como ele via as "pessoas do outro lado da cerca" mas não dá para culpa-lo afinal ele é apenas uma criança, o fato do livro mostrar tudo pelos olhos de duas crianças de lados tão opostos, faz tudo ficar tão sensível, ao ponto de te causar arrepios, quanto mais o final se aproximava e mais eu lembrava de como a história terminaria, mais agoniada eu ficava, achando que iria terminar a história em prantos, mas não, quando terminei só me senti vazia, e indignada lembrar que isso acontecia com, homens e mulheres, crianças e velhos só pelo fato de eles serem judeus e o jeito como a história e contada deixa qualquer um com um sentimento de peso, sem dúvidas quem quiser ler não vai se arrepender

Bianca Sakamoto 25/04/2024

O Menino do Pijama Listrado
"Nossa casa não é uma construção, ou uma rua, ou uma cidade, ou coisa alguma tão artificial quanto os tijolos e a argamassa. O lar é onde mora a família de alguém, não é mesmo?"