The Vanished Man

The Vanished Man Jeffery Deaver

Resenhas - The Vanished Man

Ana Clara 15/12/2023

Pra começar, digo que é uma pena que o quinto livro da série Lincoln Rhyme não tenha sido traduzido pro português porque a história é simplesmente fantástica!
A história já se inicia com um assassinato de uma musicista em uma escola de música. Quando a polícia chega, o assassino ainda está no local mas ele literalmente desaparece sem deixar rastros. Quando as investigações começam, mais mortes continuam acontecendo, com referências à vários truques de mágica, mas em cada um dos crimes o assassino tem uma aparência e jeitos de se portar diferentes, o que dificulta e muito o trabalho da polícia, pois além do fato do criminoso poder ser qualquer pessoa, ele sempre consegue escapar. Apelidado de o Conjurador, logo se descobre que o assassino é um ilusionista, que sabe diversos truques difíceis e como enganar e manipular direitinho as pessoas e situações.
Paralelo a isso, a polícia ainda deve proteger Charles Grady, um promotor de justiça que está correndo risco de vida após acusar Andrew Constable, chefe de uma organização com ideias radicais de limpeza étnica, que objetivava acabar com os negros, árabes e latinos nos Estados Unidos pois os considerava impuros e indignos.
A narrativa vai se construindo de tal maneira que os crimes vão se interligando e então vem plot twist atrás de plot twist. Nunca dava pra saber o próximo passo do Conjurador pois eu sempre era surpreendida! A cada página que eu lia ficava mais curiosa, desesperada, angustiada tudo ao mesmo tempo.
Amei a história, no início me passou muito a vibe de O Colecionador de Ossos, pois os crimes cometidos eram bizarros e a polícia tinha que correr contra o tempo pra evitar que houvesse uma nova vítima. Do meio pro final me passou a vibe de Dança com a Morte, pois as reviravoltas e revelações realmente me deixaram de boca aberta, apesar de não ter tanta ação.
De bônus ainda aprendi muito sobre truques de mágica, não imaginava que existia tanta coisa assim.
Virou meu favorito até agora junto com Dança com a Morte, realmente triste que só tenha a versão original em inglês e que muita gente não leia ou nem saiba da existência desse livro.
Ansiosa pro que me espera em The Twelfth Card.