Como ler artigos científicos

Como ler artigos científicos Trisha Greenhalgh

Resenhas - Como ler artigos científicos

Bruno 16/04/2022

Demorei muito para ler por preconceito ao título.
Estando inserido na pesquisa científica desde o início da faculdade, não concebia ler um livro que me prometia algo tão simples como aprender a ler um artigo. Fui vencido por esse bloqueio pela necessidade de preparar aula sobre esse tema.
Entendo a escolha do título. O enfadonho subtítulo "Fundamentos da MBE" talvez não vendesse uma única cópia.
Fato é que o sucesso de vendas desse livro em suas 5 edições não garante que ele chegou nas pessoas certas. Quem comprou achando que era um livro simples e introdutório, que te ensinaria a começar a ler um artigo, não passou da página 20.
O livro é denso. Foge de modelos estatísticos mas exige que você os conheça para compreender e colocá-lo em prática.
Tampouco é um livro didático ou avançado. Mais que isso, é um manual da vida real, com exemplos da autora e escrita leve, sobre a aplicação de uma MBE (que você deveria conhecer antes de ler a obra) à sua prática. Um livro intermediário no universo da MBE.
Temo que o público que tiraria maior proveito da obra acabará ignorando-a pelo título, como o fiz por tanto tempo.