Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Karen.Carvalho 17/04/2020

Bom!!
É um livro ok.. esperava mais, são 8 contos durante o livro. É um tipo de livro que se fosse pra comprar por livre espontânea vontade na livraria , não compraria, mas foi boa a experiência com o autor, porém não sei se leria outras obras dele novamente.

Chris108 23/11/2022

Incrível
Mesmo pra quem assistiu a série recomendo muito a leitura. Porque é como pensar "e se isso fosse diferente?" São os mesmos personagens e aventuras, mas as histórias tem finais diferentes e igualmente incríveis. Amei muito ver mais desses personagens.

julia 24/10/2020

Resenha: Território Lovecraft
Já adianto que eu amei esse livro porque eu vi o seriado primeiro e também amei ele de paixão. Foi tão legal me voltar para o livro depois de assistir a adaptação e ver todas as mudanças do e liberdades que tomaram com o texto. Se você curtiu o seriado, pfvr leia Território Lovecraft!

Eu adoreeei a narrativa e a vibe de que cada capítulo era um conto diferente. O foco movia de personagem para personagem e a maneira como esse recurso foi usado para desenvolver os personagens foi maravilhosa. O Montrose desse livro se tornou o meu favorito e, por mais triste que foi, eu amei o capítulo focado nele.

Alguns pontos do enredo foram bem??? estranhos??? mas funcionaram no contexto do livro. E eu acho que gostei deles mais por ter assistido o seriado antes também. E não vou dar spoilers, mas dois pontos que foram super relevantes no seriado não existiam aqui no livro e eu super adorei essas diferenças. E o final do livro também é melhor, falei :P

LeticiaSPereira 18/04/2022

Livro importante
Muito bom e importante, tratando o racismo nos Estados Unidos sob o Jim Crow, incorporando o terro de Lovecraft.

Max 19/07/2020

Fraco
O livro é uma verdadeira salada de acontecimentos,bagunçado. Historias jogadas de qualquer maneira sem qualquer explicação prévia,personagens pouco carismáticos e uma leitura bastante cansativa. Uma pena pois o enredo daria uma grande obra,que venha a série da HBO. Talvez funcione melhor como série do que foi como livro.

Thaisa 17/08/2020

Quando Atticus recebe uma enigmática carta de seu pai que logo depois desaparece misteriosamente, o jovem, acompanhado de seu tio e de uma amiga de infância, parte em uma viagem pelos Estados Unidos afim de reecontrar seu pai.
Mas o cenário dessa história é a América dos anos 50, quando a segregação racial estava em seu auge. E os protagonistas são negros, encontrando obstáculos nos racistas, que cometem atos cruéis contra qualquer um que não se encaixe em seus padrões. E é por isso que esse livro, apesar de possuir um certo humor, também consegue revoltar e enojar o leitor ao escancarar a realidade através da ficção.
Essa narrativa é apenas o primeiro conto de outros 7, cada um focado em um dos personagens apresentados logo no início do livro. Assim, todos os contos estão interligados, girando sempre em torno do sobrenatural assustador e do preconceito terrível.
Como o título sugere, "Território Lovecraft" destaca o amor pela literatura de horror e de ficção científica, principalmente H. P. Lovecraft: apesar de não encontrarmos tantas referências lovecraftianas e seus seres mitológicos, vemos todo o racismo de suas obras, provando que, mesmo em obras sobre o horror inominável, o maior terror é detestar outro ser humano por conta da sua cor de pele.
Outra grande discussão que este livro traz é o fato do autor, Matt Ruff, ser um homem branco escrevendo sobre a vivência negra - o que pode afastar muitos leitores que apontam que este não é o lugar de fala do autor, enquanto faz com que outros defendam a idéia de ele estar ajudando a comunidade negra da sua maneira, trazendo ainda mais atenção para assuntos pertinentes.
Por fim, apesar de alguns contos serem melhores que outros e alguns personagens serem mais interessantes que outros, Ruff consegue trazer muitas reflexões importantes (não apenas sobre raça, mas também gênero e classe) fazendo com que até o maior fã de Lovecraft, das revistas pulp e do terror e da ficção científica, repense sobre como os autores e os gêneros literários influenciaram, ainda mais, a nossa sociedade a ser tão segregada e preconceituosa.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Phaedra0 20/10/2022

Território Lovecraft
Uma impactante coletânea de contos que conseguem te entreter e te conscientizar ao mesmo tempo.

O livro explica muito sobre o racismo na época, e ajuda a mostrar como as coisas sempre foram difíceis para as pessoas.

Os contos são bem divertidos e se completam.

Luis.Gengibre 04/10/2020

Come on Sinnerman...
Decidi ler Território Lovecraft por causa da série (com a primeira temporada ainda em curso). Adorei o formato de contos independentes, e, ao mesmo tempo, conectados (acho que romance mosaico é o nome).
O autor trata de um período histórico cruel com bom humor e excelente escrita dotada de um estilo gostoso e um ritmo perfeito. Ao mesmo tempo que o horror cósmico subjuga todos os homens, alguns deles tem de lidar ao mesmo tempo com horrores da vida cotidiana nos Estados Unidos da época (com paralelos muito atuais), como a violência policial, a falta de amparo da população negra em instituições fundamentais para a vida civil, e a legitimização/legalização da permissão para assassinato e tortura para com pessoas, justificado (erroneamente) na cor da pele de individuos.
Território Lovecraft estará em um ponto basilar das futuras ficções que além de tratarem de assuntos pesados (que precisam ser discutidos), critica ao mesmo tempo que ensina e entrete.

Bruna 16/02/2020

Território Lovecraft
É um livro de terror fantasioso que trata sobre a segregação racial dos anos 1950 nos EUA. Não é um livro que te prende do início ao fim, mas é uma leitura bem interessante. É narrada através de contos que envolve familiares e amigos do personagem principal, Atticus Turner. O interessante desse livro é poder ler sobre o racismo puro, em sua essência o que causa certa revolta em saber que muitas pessoas passaram por isso. Lembrando que essa realidade, do preconceito e racismo ainda existe, no entanto acredito que não seja na mesma intensidade que existia na época.

Gordo Leitor 20/08/2020

A premissa da obra é impactar o leitor. A rusga do racismo e da intolerância é o verdadeiro monstro delineado durante os episódios macabros vividos pelas personagens.
Percebe-se também que o intuito do autor não foi criar um imaginário fantástico preso à criatura lovecraftiana, todavia perscrutar outras variáveis, uma vez que o fantástico mesclado ao sobrenatural permitiu emergir uma história extremamente chocante.
Embora em certas partes da obra, a leitura tenha se tornado pedante, o final é surpreendente e espero que a adaptação pela HBO engrandeça ainda mais a riqueza desse universo tão misterioso e repleto de magia.

Leléu Ltd. 30/03/2020

Saia da sua zona de conforto
Este foi um livro que eu jamais entraria em uma livraria para comprâ-lo, mas sua leitura me foi proporcionada por um clube de livros.

Porém, foi com uma grata surpresa que descobri que este estilo literário também me agrada, o que me fez, inclusive, despertar interesse pela obra fantástica de HP Lovecraft.

O pano de fundo histórico da trama nos apresenta um mundo tão próximo cronologicamente, ao mesmo tempo tão impensável que nos imprime um grande choque de realidade e nos deixa incrédulos na enorme perversidade do ser humano.

As várias histórias se juntam de uma maneira tão interessante que o desfecho me lembrou um grande quebra-cabeças finalmente montado. Recomendo a leitura, menos para os leitores difíceis de agradar ou que se a peguem em excesso à realidade.

Renan 24/02/2021

Fantasia, mas nem tanto...
As histórias contadas em Território Lovecraft me fizeram pensar e refletir muito sobre a segregação racial das décadas de 40/50, sofrida pelos protagonistas, mas que ainda persistem na sociedade atual. Muitas das situações eu nem imaginei que poderiam/podem acontecer com tantas pessoas.
No início eu achei que as histórias acabavam de modo meio abrupto, o que me deixou descontente, contudo o modo com que a história central vai se desenvolvendo através de cada conto resgatou o meu ânimo pelo livro.
Gostei bastante do livro usar a fantasia como forma de crítica social. Valeu muito a leitura.

Rittes 18/08/2020

Pelos tentáculos de Cthulhu
Sensação de alívio! Acho que é o que mais fica da leitura desse livro. Tão aterrorizante quanto uma batata e tão empolgante quanto um domingo com a sogra, não deve agradar a todos. Principalmente porque fica a sensação de que o autor foi espertalhão demais ao colocar o nome de Lovecraft na capa (que é só o que tem em comum mesmo com o pai do terror cósmico).Porque não fazer um livro somente sobre racismo ao invés de uma salada mal resolvida de histórias tediosas é o verdadeiro mistério. Tenho esperança de que a série da HBO passe longe do livro e faça a sua própria história. Um livro para se esquecer, sinceramente.
idreus 11/09/2020minha estante
Partilho parcialmente da mesma opiniao: meteu o nome do Lovecraft pra vender mais. Por que não fazer um livro sobre racismo sem ter que se pendurar nas costas do Lovecraft? Mas até que deu pra ler, não achei de todo ruim, mas esse ponto ai quebra as pernas de quem queria algo digno de carregar o nome de Lovecraft (no sentido de seu univers cosmico).

Aline 14/03/2021

Resgate
O livro Território Lovecraft tem uma edição lindíssima, fiquei encantada com a qualidade e edição da capa. O livro possui contos, sim, possui uma história principal, que é o primeiro conto, que acaba introduzindo a história. Possuindo vários personagens principais, onde vemos cada um fazendo sua narrativa, suas emoções e visões sobre a história, esses contos se interligam com a história principal. Atticus é o protagonista do primeiro conto, tendo uma importância nos demais contos. Ele, assim como todos os protagonistas, são negros. O livro se passa na década de 1950, nos EUA, quando o racismo era bem mais forte do que nos dias atuais, época da segregação racial. Atticus inicia sua história indo atrás de seu pai, que despareceu, ele acaba descobrindo que o mesmo foi visto a última vez na companhia de um homem branco. Onde começa sua busca por respostas, entrando em territórios jamais imagináveis. O livro faz menção a Lovecraft de maneira positiva e negativa. Ele foi um escritor clássico de horror cósmico bastante apreciado, podemos ver os personagens apreciam suas obras. Porém, vale ressaltar que Lovecraft era racista, e usava isso em suas diversas obras. E podemos ver o quanto é doloroso os atos racistas presentes no dia a dia de cada personagem e o quanto hoje ainda existe esse fantasma que assombra depois de tantos anos de luta.