Meu pai não mora mais aqui Caio Riter

Resenhas -

geo 19/10/2022

livro fofo
O livro acompanha dois personagens, Letícia e Tadeu, enquanto eles escrevem um diário para uma tarefa de português.
E muito interessante a forma que a vida deles e distinta e o fato deles não se conhecerem direito, quando eles começam a se conhecer e fofo, feliz
Livro leve, gostei muito

Lalaukz 25/06/2023

É um livro muito bom para pré adolescentes, acho que os personagens retratam muito bem o que adolescentes e pré adolescentes pensam, mas tive a impressão que as coisas aconteceram muito rápido no final, principalmente o romance entre os personagens, entendo q adolescentes são muito intensos então sentem num momento e no outro já não sentem mais, mas mesmo assim achei muito rápido os acontecimentos.

Nked.w 19/09/2023

O livro fala sobre um diário feito a partir de uma tarefa da professora de português de ambos (Letícia e Tadeu, os personagens principais).
A vida dos dois eram completamente diferentes uma da outra, porém no meio de tanto caos, eles acabaram se encontrando. O que virou um grande alívio para ambos.
Eu particularmente não curti muito o livro. Algumas palavras (pode isso? e bah) foram repetidas diversas vezes, o que tornou a leitura entediante e um tanto quanto chata.
O final do livro apenas "voa" (ele se passa MUITO rápido). Porém a história dos personagens é interessante (apesar de ambas em pequenos aspectos, serem irritante e até insuportáveis demais (digo isso com base de pequenas coisas, coisas que sempre vem atona, em quase todo capítulo, coisas que são claras, mas que mesmo assim se tornam irritantes).

Isadora 25/09/2023

Meu pai não mora mais aqui
Esse livro eu peguei na biblioteca da escola. bom! eu li super rápido pq é um diário, no caso dois, e vai alternando entre os dois personagens principais. eu achei a história bem legal, tem muitas coisas importantes.
adorei o final, são uns queridos, se mereciam mesmo. eu achei engraçado o jeito como eles escrevem, com gírias e palavras da região deles. enfim, gostei e recomendo

Marina 14/03/2021

Livro adolescente
Livro narrado em forma de diário . Alternando entre os dois personagens principais. Leticia uma garota de 13 anos bem frustrada com a separação dos pais. Tadeu um menino de 14 descobrindo a vida, os amores e amizades. Linguagem acessível aos adolescentes, apesar de ter ?fala? bem regional do Rio Grande do Sul. Simples e objetivo. Recomendo para adolescentes e pré-adolescentes que precisam lidar com ausência dos pais em casa, desejo, amor e amizade.

sofsversion 12/01/2023

me afetou, tenho daddy issues
é um livro bem fofinho com um romance fofinho (apesar de nn ser o foco) e acho genial o como realmente retrata a história de um pré adolescente

Mariana 04/06/2023

Meu pai não mora mais aqui
Esse livro superou todas as minhas expectativas, é uma leitura perfeita e leve. Meu pai não mora mais aqui é um livro que me fez ter muitos sentimentos diferentes.
Primeiro eu senti um pouco de ódio do Tadeu, por ele só pensar em garotas, mas conforme o livro foi passando eu conheci ele e percebi que ele era um garoto super romântico só não havia achado a pessoa certa. Segundo ver os pensamentos da Letícia em relação ao pai dela no inicio do livro me deixou meio para baixo, já que ela estava impedindo ele de ser feliz (mesmo não percebendo), mas fiquei feliz que depois de um acontecimento com Tadeu, Letícia percebeu que aquilo que ela estava fazendo com o pai era errado e fez de tudo para "consertar" a relação com o pai dela.

maciel47 16/06/2023

é um livro pequeno, mas muito bem escrito. eu como uma adolescente me identifiquei com a maior parte do livro, acho que todo mundo na idade de 14/15 anos deveria ler

Mica 20/11/2023

Que livro leve
O processo de crescimento que Tadeu e Letícia relatam ao longo do livro, foi feito de um forma leve. A escrita é muito envolvente e as gírias aqui do Sul deixam o livro tão impessoal o que nos aproxima dos personagens e de suas vivências, não tão fáceis.

laura2290 06/12/2023

Leitura obrigatória do liberato
Livro simples. História normal. Os dois protagonistas são irritantes em vários momentos, mas a gente releva porque são adolescentes.
Não é um livro ruim. Dei 2.5 estrelas porque acredito que se o autor tivesse puxado o desenvolvimento da história pra perspectiva do Tadeu e Cau, seria interessante.
A Leticia é chata. Eu tenho pais divorciados e entendo os sentimentos dela, mas ela é muito imatura e reclama O TEMPO TODO. Ela não tem personalidade na história. Ela se retrata como uma menina que reclama do divórcio, estando numa angústia inacabável, porque ?meu deus meus pais se divorciaram então minha vida virou uma merda?. Depois de três relatos dela, essas reclamações ficam maçantes de ler. Acho que se queria retratar os sentimentos dela sobre a separação, então pelo menos intercalasse um pouco. Faz no mínimo dois capítulos dela sendo uma adolescente normal com alguma personalidade e uma vida que não girasse entorno do pai estar com uma namorada, e depois um com ela falando que a vida dela é uma merda porque o pai tem uma namorada. Tornaria a Leticia mil vezes mais tolerável.
O Tadeu é um adolescente normal. Guri. Guri idiota. Por ele não só reclamar da vida, ler sobre ele foi muito mais tolerável. Ele é legalzinho.

Mas o que eu queria ter lido mais sobre no livro era a amizade do Tadeu e do Cau. Acho que desenvolver o relacionamento entre os dois no final (não necessariamente de uma maneira romântica, embora eu consiga enxergar isso) fazia muito mais sentido do que tirar do ** um relacionamento romântico entre o Tadeu e a Leticia. Achei muito nada a ver os dois começaram a namorar, e acredito que o livro não precisava ter um romance. Se tratasse sobre as amizades entre os personagens só, e mostrasse mais sobre certos personagens, como o Cau e até a Juliana, seria muito melhor. Os dois tinham personalidades e histórias de fundo com muito potencial, e foi uma pena não terem sido exploradas.
Foi uma leitura obrigatória para fazer a prova de seleção do Liberato, e embora não seja um livro ruim, não leria de novo. A história tinha potencial, mas não foi desenvolvida da maneira mais interessante.

gipohlmann 08/12/2023

Adolescência, amores, dores, etc
Um livro muito confortável de se ler. Tem a narrativa com um estilo bem cotidiano, principalmente para os gaúchos, já que utilizam muitas gírias do rio grande do sul. Fala sobre a perspectiva da adolescência de dois jovens, e como eles lidam com os dramas e as paixões e relacionamentos dessa fase da vida.