Didaqué

Didaqué Primeiros Cristãos

Resenhas - Didaqué

Barbara.Tomaz 31/08/2022

Gostei!
Para quem gosta de história da igreja, vai encontrar nesse pequeno livro uma "mina de ouro". As orientações são práticas e breves, há ainda pequenas notas explicativas ao longo do livro que enriquecem ainda mais um tópico em específico.

Apesar da diferença em geral entre a igreja de hoje para a igreja primitiva, ainda é possível encontrar um aproximidade com respeito a algumas aplicações práticas de Santa Ceia, oração, vida cristã etc. Gostei muito!

Angerson 18/06/2021

Didaquê
O presente livreto é como uma espécie de catecismo dos primeiros cristãos. Datado do primeiro século, é provável que foi escrito por discípulos dos apóstolos, condensando os ensinamentos e a forma de viver a religião cristã.

Comprovando que a Tradição é tão importante quanto à Escritura, pois se não se entende como aplicar a Escritura, ela perde seu valor.

É um livreto curto e direto, que aborda os assuntos centrais da Fé e nos guia para a vida.

LuaTeresa 18/05/2022

O ensino dos primeiros cristãos são de muita relevância para nós. Eles que foram tão perseguidos e muito foram mártires têm muito a ensinar os cristãos de hoje.
Escutei o audiobook pela app Peregrino da Minha Biblioteca Católica.

Jessica1248 29/05/2020

Aprendizado
Muito bom, livro pequeno, porem com grandes mensagens para a vida com Cristo

Felipe 20/08/2021

Doutrina
Leitura fácil, rápida e muito proveitosa. Todo cristão deveria ler para conhecer as instruções e doutrinas dos primeiros cristãos quanto à prática da fé.
Trecho que mais me marcou: "Nem todo aquele que fala inspirado é profeta, a não ser que
viva como o Senhor. É desse modo que você reconhece o
falso e o verdadeiro profeta."

Mariane 05/10/2023

É incrível ver como a igreja começou a se estruturar logo no início, esse livro tinha o objetivo de ser um manual para os primeiros cristãos e responde várias perguntas que eles tinham, como por exemplo como devia ser feito o batismo ou a santa ceia.

Flávio Martins 20/06/2020

Princípio da igreja
O didaqué é fruto de uma gama de vivências das comunidades cristãs do primeiro século.

Foi utilizado como meio de discipulado para os cristãos recém convertidos, oriundos do paganismo.

Trazendo alusão às passagens conhecidas por muitos cristãos, como por exemplo o sermão do Monte de Mateus 5 - 7.

Uma obra de cunho catecumenato, de simples leitura e de rico aprendizado.

Daygor Vessozi 06/09/2023

Didaqué
Uma leitura interessante, resumindo a forma que o cristianismo já foi apresentado no passado, através de sentenças simples demonstrando o cerne da mensagem repassada na época.
Apesar de ter certas discordâncias em relação a trechos específicos, considerei válida a leitura para aprendizado, reflexão e análise do cristianismo, sua evolução e mudança conforma o tempo.

Tiago 27/05/2023

O primeiro catecismo
"Didaqué é um manual de religião ou,melhor dizendo, uma espécie de catecismo dos primeiros cristãos. Esse documento nos permite conhecer as origens do cristianismo, e principalmente nos dá uma idéia de como eram a iniciação cristã, as celebrações, a organização e a vida das primeiras comunidades. O autor (ou autores) pertence ao meio judaico-cristão, e dirige seu ensinamento a comunidades formadas por convertidos vindos principalmente do paganismo."
Indicado a todos que são cristãos, ou querem conhecer um pouco mais da iniciação da vida cristã antes das Sagradas escrituras. O que os apóstolos passavam as comunidades.

Haime 16/08/2023

Catecismo do primeiro cristão
O documento é referente ao séc I. Um diário espiritual do magistério da Igreja Católica em seus primeiros séc.
Uma leitura obrigatória a todo católico pois comprova que sacramentos da igreja são vividos desde o princípio e que em 2000 anos nunca foi alterado o seu conceito ou forma.

Chico Jr 30/11/2020

Início do Cristianismo...
Recomendo esta obra. Pequenos ensinamentos para a vida dos cristãos. Obra pequena na quantidade de páginas, porém, gigantesca no assunto espiritualidade.

Andrea 16/02/2023

Simplesmente incrível! Ensinamentos bem objetivos e diretos. Para ler e reler. E colocar em prática!

Cleber Rode 31/07/2023

Livreto bem objetivo!
Leva menos de 1h pra ler, e pra quem é catequista dá uma noção muito boa sobre a iniciação a vida cristã nas comunidades primitivas.

Aline327 08/04/2022

Mais um livreto sucinto e riquíssimo de saber e conhecimentos. Vale a pena ler e reler sempre. Gostei muito.

Geane.Gouvea 08/07/2021

Áudio Book disponível no APP Peregrino
E no box sobre "São Paulo Apóstolo", lançado pela Minha Biblioteca Católica, em 2019, tem essa edição exclusiva e única do Didaqué.

O Didaqué é o primeiro catecismo da Igreja, também conhecido como "Instrução dos Doze Apóstolos, escrita no início da Era Cristã!

Nos escritos, além da catequese e liturgia cristã, há comentários sobre o Evangelho. É um texto raro da igreja primitiva que vale a pena, dar uma lida e/ou neste caso, uma ouvida, no app Peregrino.