É Agora... ou Nunca

É Agora... ou Nunca Marian Keyes

Resenhas - É Agora... Ou Nunca

15/04/2024

O livro nos traz três grandes amigos: Tara, Fintan e Katherine. Os três se conheceram ainda crianças no interior da Irlanda e com trajetórias e famílias muito distintas entre si, encontraram na amizade o apoio e acolhimento que não encontravam em outros lugares. Tara era a despojada, namoradeira e queria se aventurar no mundo. Fintan se descobriu, se aceitou como homossexual desde cedo e sempre foi o crítico do trio enquanto Katherine era a mais reservada e discreta dos três. Quando entraram na vida adulta, decidiram romper os limites e se mudaram para a cosmopolita Londres, lugar em que cada um deles se estabeleceu, seja profissionalmente ou emocionalmente.
O livro se desenvolverá em cada um deles vencer sua própria batalha: Tara conquistar o respeito de Thomas ou entender que o que ele sente por ela está longe de ser amor. Fintan lutar por sua vida com o tratamento invasivo do tumor e Katherine se perdoar pelo que aconteceu no passado e se abrir para um novo amor.
O livro é extremamente divertido, o que é um contraponto para os assuntos abordados, mas essa é uma característica mais marcantes da autora, uma das minhas favoritas e que sempre agregou muito a minha vida com suas histórias.

Fabiana 24/12/2023

Melhor do que eu esperava
A autora melhorou muito sua escrita desde Melancia. Os personagens parecem ser seus amigos de infância. Vc torce para que tudo dê certo e ainda tem um final que deixa o coração quentinho.

Mi_lendo23 07/11/2023

Que final foi esse?
A ideia da história é boa até.

A narrativa ocorre ao redor de 3 amigos que se conheceram na adolescência e hoje, aos 30 anos, vivem suas vidas em Londres.

Fintan, homossexual e, para mim, o mais sensato e maduro de todos, tem sua vida abalada devido a uma grave doença que pode levá-lo à mort3.

Katherine, super profissional, séria, metódica e fechada para o amor. Filha de pai bastardo tenta (mas não consegue) viver uma vida diferente da de sua mãe. Até um lindo cara novo aparece em seu trabalho e tudo muda.

E, finalmente, Tara, ponto central da história. Vive um relacionamento abusivo com Thomas. Moram juntos e ele a trata da pior forma possível; no entanto o amor de Tara por ele é tão grande (e sua carência afetiva também) que ela sempre aceita suas crises achando que ele está sempre querendo o melhor para ela.

Alguns personagens secundários circundam a história como Lorcan, Amy, Benjyn e Joe. A forma como algumas histórias se cruzam já no final do livro torna tudo bem interessante.

O livro aborda temáticas importantes como relacionamento abusivo, gordofobia, autoestima, homossexualidade e preconceito, entre outros. O toque de humor de Marian traz muita leveza ao livro.

No entanto, a trama se prolongou muito. Umas 200 páginas a menos não fariam falta. O que aconteceu foi que a história me prendeu. Principalmente a de Fintan e eu realmente queria saber o que iria acontecer com ele. O epílogo foi decepcionante. A cena da discussão entre Lorcan e Katherine (sem spoilers) foi extremamente infantil e o final em si muito vazio.

Enfim, depois da 2a experiência negativa com Marian, só leio a autora agora se me emprestarem o livro. Tirando Melancia, minhas 2 últimas leituras dela não me convenceram.

IG @mi_lendo23

skuser02844 05/11/2023

Eu amo como a Marian Keys tira risadas da gente mesmo no meio dos maiores dramas e como ela retrata tão bem os esteriótipos das famílias irlandesas. Lia muito ela na adolescência e foi um lugar de conforto ler agora com quase 30 anos. Temos algumas problemáticas sobre gordofobia e relacionamentos tóxicos, mas é algo super entendível se formos olhar a data de publicação do livro. Os personagens principais são praticamente todos bem construídos e foi bem difícil chegar no drama principal do livro por ter perdido um primo que estava passando pela mesma situação que o Fintan. A Tara é uma personagem super rica que teve um dos melhores finais para mim e a Katherine que parecia ser a pessoa mais bem centrada desse livro tem a vida virada de cabeça pra baixo bem pro fim e temos uma grande noção do quanto os traumas da nossa vida influenciam nos nossos relacionamentos. Foi um livro que li bem devagar mas não por ser ruim ou longo demais mas por ser difícil digerir algumas coisas pessoas para mim. Quem busca leituras fáceis e para tirar da ressaca literária indico não só esse, mas qualquer livro da autora.

Kamilla 17/09/2023

Os anos 90
Resenha de releitura - 17/09/2023

Creio que esse livro preenche todas as cotas de personagens clichês dos anos 90/2000. As mulheres na faixa dos 30 desesperadas para casar e não ficar solteiras, a gorda que passa a história inteira lutando com a dieta, o melhor amigo gay loooouco por moda, enfim, preenche a maioria das caixinhas de itens.

Entretanto, a história foi interessante, Fintan deveria ter ganho mais destaque na história, já que era o único com um relacionamento saudável e estável e dos três personagens principais era quem passava pelo maior drama.

Alguns personagens, como Liv e Milo ficaram meio esquecidos no churrasco e no final, poderiam nem ter existido na história que não iam causar diferença. O Lorcan, como começa a história longe do núcleo principal, na maior parte da história só me irritou, mas eu fiquei feliz com o final dele.

Das meninas, eu gostei mais da Katherine, torci bastante por ela e pelo Joe, se bem que acho sim que ele deu uma forçada de barra no início do livro, mas o bom é que ele também admitiu. Tara teve uma jornada que me deixou frustrada na maior parte do livro, mas gostei do final dela.

Enfim, o típico romance daquela época, envelheceu um pouco mal em algumas questões, mas ainda serve para tirar de uma ressaca literária.

Gislene.Batalha 11/09/2023

É agora...ou nunca
Quatro amigos enfrentando os desafios para encontrar o amor.
Mas a vida é mesmo cheia de surpresas e tudo pode ser diferente. Através de uma tristeza as coisas são vistas de forma diferente, até mesmo encontrar o verdadeiro amor.

nanda. 07/08/2023

Se essa queridete parasse de descrever nos mínimos detalhes os pedidos do almoço dos amigos da tara da firma no restaurante mais gorduroso da cidade e começasse a falar mais da COITADA da liv, eu talvez daria mais meia estrela

Amandita 04/08/2023

Flui mas poderia ter 200pag a menos
A história é contada de um jeito super fluído, parece uma novela que vc vai acompanhando a vida dos 3, me identifiquei mais com os personagens do que eu queria (rsrs), mas achei algumas reviravoltas meio nada a ver e algumas situações acontecendo muito repentinamente: do nada a personagem tinha um puta insight e mudava??. enfim não sei se devo dar mais chances pra autora, no final já estava lendo só pra acabar mesmo pq não aguentava mais!
Mi_lendo23 08/11/2023minha estante
Eu escrevi exatamente isso: poderíamos tirar umas 200 pags que não fariam falta

Patricia 29/07/2023

Eu reli esse livro, sem me lembrar de absolutamente nada. Reli como se tivesse lendo pela primeira vez. Achei a história menos emocionante e não curti muito a personagem da Katherine. Agora a história da Tara eu amei e leria um livro só dela com certeza.

Dea 07/07/2023

Nada na vida é ?agora ou nunca??
13º livro de 2023. 588 páginas divertidas, até meio bobinhas, de temas nada relevantes, mas serve para relaxar a cabeça. Esta autora sempre me acompanha nas minhas férias. Confesso que foi o livro dela que menos gostei até agora. Prefiro aqueles que envolvem alguém da família Walsh. De qualquer forma, sempre dá para aprender alguma coisa.

Capitu.Jamaittes 15/05/2023

No começo eu não estava gostando e achei que seria mais uma decepção, mas a história foi me conquistando aos poucos e, quando acabou, eu já estava torcendo e vibrando.

Nyllaine 23/01/2023

Maravilhoso!
?? RESENHA: É AGORA OU NUNCA

? O foco principal está em três amigos de longa data: Tara, Katherine e Fintan e
quando comecei a ler este livro senti como se estivesse assistindo a uma novela. Pois logo no primeiro capitulo me vi sendo fisgada pelas histórias que compõem o enredo e os personagens que se entrelaçam uns aos outros montando uma única trama com situações cotidianas, mas nem por isso deixando de ser hilárias. Acompanhei o que cada um terá que fazer para alcançar a felicidade e sair do sufoco do ?agora ou nunca?.

? Gostei da narrativa, gostei do tom ?a vida como ela é? e da abordagem feita pela autora. Claro que em alguns momentos a leitura fica um pouco cansativa devido aos muitos detalhes que incorpora em sua narrativa, mas nada que faça a gente abonar a leitura.

? Acredito que toda mulher já tenha passado pelo menos uma vez pelas mesmas situações e ler-se num livro é o que há de mágico na leitura e que poucos autores conseguem de fato fazer acontecer.

Sim, continua sendo leitura de entretenimento, mas com certeza com conteúdo e que faz refletir. Realmente gostei do estilo de Marian Keyes e recomendo a leitura.

5?? ? favoritado!

Andressa Lima 28/12/2022

"À vida!... ? Sete taças se encontraram no meio da mesa, enquanto sete vozes completaram, em coro: ? E aos homens com pau grande!"

Erica 24/12/2022

Amei
A escrita de Marian Keyes é mto envolvente. Amei os personagens, me identifiquei com várias coisas em Katherine e Tara, amei a história de Fintan. Personagens e histórias bem construídas, com várias reviravoltas impressionantes. Eu amei tudo neste livro.