Mude seus horários, mude sua vida

Mude seus horários, mude sua vida Suhas Kshirsagar
Suhas Kshirsagar

Resenhas - Mude seus horários, mude sua vida

Letícia 05/09/2020

O livro revela os benefícios de viver uma vida alinhada com os ritmos
naturais do corpo. Passando longe das dietas da moda e das soluções rápidas,
ele oferece sugestões reais de mudanças saudáveis, simples e viáveis.

Amanda2041 29/07/2023

Mudanças de hábitos
Esse livro tem um conteúdo bastante interessante sobre alguns benefícios de agirmos conforme o ciclo circadiano.

Porém o livro é muito focado em perder peso, eu, na minha particularidade, não tenho foco e nem objetivo disso.

Acho que muitas informações são preciosas e aplicáveis, principalmente para quem não tem consciência sobre os sinais que o corpo da.

Quero aplicar levantar mais cedo e praticar exercício pela manhã, assim como receber mais luz do dia em pequenas pausas estratégicas.

Tenho certeza que isso vai fazer bem pra mim e pro meu sono.

Vale a pena a leitura, mas pulei umas partes por conta do foco grande em emagrecimento.

Nathi Ribeiro 04/10/2020

Nada de diferente
Uma escrita repetitiva, em partes achei bem maçante!
Demorei para concluir a leitura!

CrisIngrid 13/02/2024

Minha experiência de leitura

O autor aborda algumas questões bem interessantes, como ter uma rotina bem organizada, aproveitar a luz do dia para fazer o máximo das atividades que se tem para fazer no dia. Além de dar atenção aos sinais que o corpo dá, se alimentar saudavelmente e dormir uma quantidade adequada de horas por noite. No entanto, olhando bem, não é nada além do que qualquer outro livro desse tipo já aponta. Por fim, me incomodei com o fato de o autor ter sido tão categórico em muitas proposições, para além de algumas terem parecido bem surreais.

“Se perguntar ao seu corpo como se sente, ele lhe dirá.”

lourrayne.simoe 24/03/2022

Sabedoria Ayuvérdica
Leitura fluida, do tipo de livro que se lê com bastante velocidade.
O autor utiliza linguagem simples, bastante claro, o que confirma seu conhecimento e experiência na sabedoria Ayuverda.
O livro fala sobre como o corpo se comporta de acordo com a teoria Ayuverda, ciclo circadiano, cronobiologia, ajudando a esclarecer ao leitor como ter uma vida mais satisfatória. Explica e comprova que só com mudanças de horários você consegue coisas como emagrecer.

Bruna 25/06/2021

Ótimo
Terminei essa leitura ontem e aprendi muito com ela. Nunca tinha ouvido falar sobre o ciclo circadiano e os efeitos de não seguí-lo. Este livro segue muito dos princípios ayurvedicos, um ramo medicinal que nunca tinha ouvido falar.

O autor dá formas de ação para cada tipo de corpo, com dicas bem práticas e realmente aplicáveis. Tem até mesmo dicas de chás e com orientação de uma rotina adequada. As orientações no geral são para melhorar a qualidade de vida, seja visando o emagrecimento ou apenas a diminuição do estresse e aumento da energia.

No final se tornou um pouco chato pois bem, quem tá acostumada com ficção, que é meu gênero favorito, acaba se entediando um pouco. Mas acho que isso é mais algo meu mesmo, pois o livro tem qualidade.

Pontes 31/03/2022

Sobre hábitos
O livro relata a importância do sono (e como devemos conhecer nosso sono para manter um dia produtivo); a boa alimentação (essencialmente os horários de alimentação e o efeito disso no nosso dia) e a importância do exercício físico (assim como os melhores horários de fazê-lo)

Recomendo muito pra quem quer começar a mudar rotinas!

eduarda 28/04/2021

Interessante
A proposta do livro é super interessante, é pra quem não conhece vira uma ótima porta de entrada à medicina Ayurvédica. O meu problema com ele é que sempre trazia em pauta o emagrecimento, como se o objetivo fosse sempre esse

Priscilla 16/12/2020

Tomei conhecimento deste livro no começo de 2020, através de um vídeo no YouTube sobre organização - um livro aleatório para um vídeo aleatório. Me interessei na hora e coloquei ele na listinha mental de "para ler um dia".

Veio a pandemia, home office, trabalhar 13h sentada em frente ao computador sem parar para comer... Até que eu decidi que todo estresse, todo cansaço, toda dor no corpo, todos quilos a mais e o mix doido de sentimentos (culpa, ansiedade, vazio, tédio, etc) tinham que ir embora.

Não acho que o autor traga nenhuma fórmula inovadora ou milagrosa, mas de alguma forma ele trouxe os tapas na cara que eu precisava. Recomendo muito a leitura a todos, para repensarmos algumas das condições terríveis às quais submetemos nossos corpos um dia após o outro. Pior: muitas das vezes nem sabemos o porquê de fazermos isso.

Algumas das sugestões podem parecer inviáveis, mas acho que vale investigarmos se essa fala não é nosso apego a velhos hábitos já conhecidos disfarçado de crítica. Ainda que não veja sentido em seguir 100% do que o livro recomenda, tirei de lá boas dicas e autoconhecimento pra vida toda.

Mai 30/12/2021

Com uma escrita fluida, distanciada do tecnicismo de manuais médicos, nosso autor nos apresenta uma bula segura para nos inspirar: a reconexão com nosso eu primitivo, forjado por milhares de anos, e que nos trouxe até o ponto ?evolutivo? que desfrutamos hoje.
Por milhares de anos estivemos imergidos em uma cotidiano intrinsecamente ligado com a natureza, suas transformações características, e conectados a um ciclo menor que acompanha o ciclo maior da natureza. Ou seja, somos parte da natureza e, como tal, nossas faculdades bioquímicas acompanham-na.
O autor destaca alguns protocolos interessantes e foca em três condições essenciais para essa reconexão, consequentemente a promoção de uma vida mais saudável. São elas: sono, movimento e nutrição; que nada mais são que pilares da saúde trazidos pelos Vedas indianos há milhares de anos.
A base científica para esse trabalho está em uma área da ciência chamada cronobiologia, em que especialistas buscam identificar os ritmos biológicos de forma recorrente no tempo, e é aqui que a medicina ayurvédica atua, contribuindo melhor que qualquer outro conhecimento na associação dos ritmos do corpo e os ciclos ambientais, ciclos de dia e noite, ciclos de marés e estações do ano.
Eu acredito ser uma porta de entrada para a busca por autoconhecimento para além da casa mental.

Alice 04/06/2021

Em busca de conhecimento ?
O livro gira em torno do método ayurveda, o autor ensina o básico que traz uma linguagem clara e simples para ensinar a autocura.

Através de testes com perguntas sobre o seu sono, alimentação e atividade física, você chega ao seu dosha que é em palavras mais simples do seu biotipo de acordo com o ayurveda. Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, e cada uma apresenta características físicas e comportamentais diferentes. Ao responder aos testes você vai saber qual o seu dosha predominante.

No resumo o que você precisa para viver bem é dormir, comer e se exercitar na hora certa. Óbvio que essa mudança não deve ser radical. Leva tempo para entender suas necessidades e implementar mudanças na sua rotina a fim de ter um dia ideal.

No meu ponto de vista mesmo, muitas mudanças que o autor relata já trago na minha vida, sempre me considerei uma pessoa chata porque tenho um horário definido para tudo (e não sabia como isso era importante até ler esse livro) então, basicamente a parte que mais me chamou atenção foi a alimentação, principalmente, para entender que às estações do anos influencia muito em nossas vidas e como devemos organizar nossos horários para se adequar.

Acredito que todo mundo deve ler esse livro para entender como funciona nosso organismo e como não devemos separar mente e corpo. Confesso que depositei muita expectativa nele e acabei vendo o ?óbvio? para mim - porque já tenho prática de uma boa parte e vou incluir outras que aprendi.

Adriana.Ferraz 28/02/2023

Mude seus horários, mude sua vida.
O livro fala sobre como o horário das atividades diárias de nossa rotina influência na nossa saúde e bem estar.
Recomenda seguir o ciclo circadiano, seguindo os horários cronológicos baseado na medicina ayurvérdica.
Muito bom. Mostra como pequenas mudanças de horário na nossa rotina melhora a saúde e bem estar.
Fiz comprovei e gostei.

Eduarda Veloso 09/01/2024

Neoliberal
"Mude seus horários, mude sua vida" foi um livro completamente diferente dos que estou acostumada a ler. Um livro que traz vários estudos que comprovam a importância do ciclo circadiano e como respeitar esse ciclo pode auxiliar na sua saúde física e mental. Na minha opinião, além de ter um "quê" de espiritualidade, o livro fala apenas para uma minúscula parcela da população. Infelizmente, a grande maioria da pessoas não podem ir dormir às 22h30 para acordar às 6h para ir treinar ao ar livre. De modo geral, se enquadra para a minha realidade, mas não para a maioria e eu senti falta desse posicionamento.

touryu 23/01/2021

Mude seus horários, mude sua vida de fato
Não vou me estender muito nessa resenha, principalmente por ser um livro de não-ficção. Ele traz muitos aspectos para refletir sobre a sua rotina e sobre a forma que o seu corpo responde a essa rotina. O ponto de vista e a metodologia é 100% ayurvética, coisa que eu só fui descobrir quando eu me aprofundei no livro.

Infelizmente o autor foca demais em emagrecimento e perda de peso na hora de provar o argumento, e isso não é algo que eu particularmente faço questão. O foco deveria ser aumentar a qualidade de vida no geral, dormir melhor e se alimentar bem, e não diminuir o número da balança.

De forma geral foi um livro que me fez refletir muito sobre os meus hábitos e em como usá-los para favorecer o ritmo natural do meu corpo. Me descobri uma pessoa matutina, estou acordando cedo sem problemas, fazendo exercícios (em casa devido a quarentena) e minha necessidade de lanches entre o almoço e o jantar diminuiu absurdamente e tudo isso é graças a esse livro.