Cartas de Amor de Homens Notáveis

Cartas de Amor de Homens Notáveis Ursula Doyle

Resenhas - Cartas de Amor de Homens Notáveis

Marília 15/07/2021

Muito amor e carinho
Um dos meus livros preferidos, eu amo livros que falam de amor.
O livro foi bem editado pela organizadora, ela contribui com uma pequena introdução antes de cada carta, o que dá mais sentido ao livro e tem um ótimo resultado.
Achei apenas um erro de grafia nesta edição, então a editora BestSeller está ok.
Como ninguém teve a ideia de reunir essas cartas antes de 2010?
Um livro que toda pessoa romântica vai gostar, textos com linguagem riquíssima e não coloquial, levando em consideração as datas das cartas é compreensível e coerente, recomendo a leitura.

É possível chegar a diversas conclusões ao ler as cartas, mas a que mais me chamou atenção é que nem sempre os casais que se amam ficam juntos no final, mas o carinho e o respeito permanecem e é isso que importa, viver o momento ao lado da pessoa amada, da melhor maneira possível.

deh 21/09/2020

Confesso que fui totalmente influenciada pela Carrie, então foi só pra ler as cartas de amor e a que o Big recita no final do.filme pra.ela.

Aline 18/02/2021

Para Românticos e Apaixonados
Livro lindo pra quem admira lindos e trágicos romances. Cartas de homens notáveis, como Rei Henrique VIII, Alexander Pope, David Hume, Napoleão Bonaparte, Beethoven, Mozart, entre outros.

?Então, é verdade que me amas, Adèle? Diz-me, posso confiar nessa ideia encantadora? Não pensas que acabarei louco de felicidades se puder passar toda a minha vida a teus pés, certo de te fazer tão feliz quanto eu serei, seguro de ser adorado por ti tanto quanto eu te adoro? Oh! Tua carta me devolveu a paz, esta noite tuas palavras me encheram de felicidade. Mil agradecimentos, Adèle, meu anjo adorado.?
Vitor Hugo

Carol Genaro 20/03/2021

RESENHA

Como o próprio nome diz, Cartas de amor de homens notáveis, é um livro apenas sobre cartas. Contendo brevemente a biografia da pessoa cuja carta é inserida depois para suas determinadas esposas/noivas/amantes e etc.
Nesse livro contêm cartas de:

Henrique VIII
Oscar Wilde
Napoleão Bonaparte
Lord Byron
Mozart
Victor Hugo
Entre muitos outros.

Embora eu seja uma amante de cartas, confesso que achei um pouco cansativo, então intercalei com outros livros pra não me cansar mais. Porém, é muito, muito interessante ver como era antigamente, como era expressado o amor, as falas, as palavras quentinhas, que dificilmente vemos hoje. E também achei muito bacana trazerem a biografia deles, pois muitos eu não sabia quem eram, e deu super pra entender a ligação de cada um deles, com cada pessoa das cartas destinadas ?

acsoja 19/03/2011

O grande mérito do livro é sua realidade. Retrata imparcialmente tanto lindas histórias de amor quanto casos que não terminaram de forma positiva, possibilitando o contato com vários 'tipos' de amor.
Único defeito é a restrição a personalidades principalmente norte americanas, ou no máximo, européias.
Fica a dica se alguém quiser fazer uma edição tupiniquim!

Carolina Tonglet Monzi 07/11/2021

Esperei mais
Como a autora diz no começo, esse livro poderia muito bem se chamar ?Homens Notáveis: Falando sobre si mesmos desde 61 d.C.?
Gostei não

Hanns 09/02/2021

Apaixonante
Até o mais terríveis dos homens ou o mais misterioso deles teve ou tem um grande amor, antes de conquistar o mundo pela força ou pelo intelecto seus corações devotados a alguém deixaram cartas para que seu amor fosse registrado e para todo sempre lembrado.

****************************************

O livro é apaixonante e inebriante, te faz querer amar e ensina que o amor não possui forma ou regra, que pode durar até a morte ou pode ter fim na primeira semana.
Hanns 09/02/2021minha estante
Terrível*

Ratinha de Biblioteca 15/01/2024

Interessante!
É interessante perceber que todos somos vulneráveis quando o assunto são emoções. E ver o carinho e o amor sinceros de grandes homens por seus amados (há heteros e homossexuais) é inspirador!
Aguardando a versão feminina. ?

Marco Antonyo 29/04/2012

O amor iguala todos os homens
A maneira de expressar uma paixão pode ter sofrido modificações, mas a forma como a sentimos permanecem inalterado. Ciúmes, possessividade, insegurança, infidelidade, juras, exaltações, enlevos, perda do juízo, galanteios...
As cartas de amor de homens de épocas tão distintas são quase um espelho de sentimentos que já tivemos e expressamos por alguém. É como se o amor e a loucura igualassem todos os homens.

Thamires.Santos 06/07/2023

[...] O que a sabedoria representa para o filósofo, o que Deus representa para o santo, tu és para mim.

Para "Bosie" (Lorde Alfred Douglas)
De Oscar Wilde, 20 de maio de 1895

Letícia 01/02/2024

Uma versão mais humanizada de grandes figuras históricas.
Eu me interessei de ler esse livro desde quando a Carrie em Sex and the City leu um "livro" desses pro Big, seu namorado e futuro esposo, na tentativa de achar um texto inspirador pros seus votos de casamento. É claro, o livro nunca existiu até então surgir a ideia desse.

O que me fez refletir sobre o que o Big disse naquela cena, onde ele fala que não tinha necessidade dele escrever votos ou cartas tão profundas pra ela, pois esses homens apenas faziam isso porque eram forçados a estarem longes de suas amadas por questões de guerra, política e trabalho, e que ele sempre estava ali presente fisicamente e isso bastava. Mas eu pensei: será que basta? Será que eles escreviam cartas tão apaixonadas só por isso?

Na minha perspetiva pós esse livro, eu creio que não era só a distância, pois eles poderiam ser indiferentes às suas esposas, poderiam não escrever e seguir a vida, pois eram homens de prestígios e os homens em todas as épocas podiam nutrir relacionamentos extraconjungal sem que isso foi um empecilho. Nesse livro são reunidas grandes cartas de amor, e dado o contexto histórico delas, os homens precisavam de algo além de dinheiro, fama e poder, pra se manterem vivos e em pé em um campo de batalha, e essa coisa era amor, o amor de uma mulher, o sonho de voltar pra casa vitorioso e encontrar sua amada. As mulheres merecem serem relembradas dos sentimentos que um homem nutri por elas, precisam dessa atenção aos longos dos anos, precisa existir o romantismo, ou melhor: o humanismo.

Sobre o fim da cena da Carrie e o Big: ela aceita essa resposta dele, alega que não precisa de um casamento todo romântico e nem muita simbologia. Organizam o casamento e resultado: o Big a deixa no altar, diz que não pode fazer isso e não entra na igreja, deixando ela humilhada e destruída, por não ser capaz de sentir um amor verdadeiro como alguns dos homens desse livro, o Big não possuía nem 1% do caráter afetivo deles, e isso cabe pra vida, precisamos nos relacionar com quem nos fazem sentir amadas e que possa ceder um pouco a masculinidade projetada pela sociedade e seja pelo menos um pouco vulnerável, que abra seu coração. Como esses homens fizeram nessas cartas tão íntimas a mais de 100, 200 anos atrás, então o que nos impede agora?

Claro, nada é perfeito, muitas dessas mulheres sofreram pela época, mas acredito que existia muito mais afeição do que nos dias de hoje, onde tudo é instantâneo e momentâneo. São histórias de amor impossível, amor resistente, amor tentado, amor puro e muita paixão. Vale muito a pena ler, e conhecer um lado dos homens que talvez nunca mais veremos. 5 estrelas. ?