Sementes do Passado V. C. Andrews

Resenhas - Sementes do Passado

Layla.Ribeiro 21/05/2020

A saga dos Dollanganger terminou.
Esse foi o livro mais morno da saga, mais até que o seu antecessor, tive um pouco de dificuldade para me concentrar no enredo, pois o inicio era bem chatinho, temos de volta Cathy como narradora e seu ponto de vista, encontramos ela madura e menos egoísta, mas em compensação toda a sua autonomia de agir e sua insubordinação ficou junto sua juventude, deixando ela uma pessoa boboca, ignorando os fatos que acontecem na casa na qual ela podia muito bem cortar o mal pelo inicio, acobertando as loucuras do Bart, esse que mesmo sendo quem é, continua sendo o sensato da casa, mas continua firme no seu fanatismo religioso o deixando uma pessoa egoísta e prepotente. A história dessa vez se passa novamente na mansão dos Foxworth que foi restaurada, o que não entendo como pessoas traumatizadas com o lugar como Cathy e Chris se permitem morar lá e aguentar as pirraças do Bart. A misoginia está de volta bem forte com Bart sobre Cindy, Bart continua com sua bipolaridade influenciada por seu tio-avô que ressurge das cinza Joel, novamente um idoso fanático, o qual lembra o vilão anterior John Ammos, na qual não vi diferença nenhuma nos dois personagens, além da redenção de Bart apressada ficando até sem nexo. Ao ler esse livro, pela primeira vez me deu vontade de desistir da saga. Por mim o livro acabaria no terceiro da saga.
.................

ALERTA DE SPOILER!!!!!!!!!!!!!
se você não leu o livro não leia a seguir.
.......................................
O incesto que envolve a saga desde o início para mim ainda continua muito dificil de engolir, principalmente se ninguém do circulo deles acham estranho ou notem a semelhança entre os dois que é muito forte e isso me incomoda, salvo apenas por Bart que ver o quanto isso é indigesto, então eu fiquei o livro todo torcendo para que Chris fosse embora da casa ou morresse, mas quando o pior aconteceu não imaginei que eu ficaria triste com isso e nas últimas páginas da história consegui compreender o sentimento da Cathy e meus olhos encheram de lágrimas com as cenas finais e principalmente quando ela diz que foi a única dos bonecos de desdren que sobreviveu.
rodrigo963 21/05/2020minha estante
Mãe dos meninos??

Layla.Ribeiro 21/05/2020minha estante
Não , as crianças que sobreviveram do 1 livro

Marcussolsona 21/10/2020minha estante
Essa saga foi feita para mexer com a nossa moralidade. Até onde a sua moralidade vai?

O primeiro livro deixa super explícito que eles se amam pq foram forçados a isso.
Eles entram como crianças naquele sótão e saem de lá na puberdade.
Ambos acabaram se apaixonando e se amando, mesmo não querendo.

No segundo livro, essa relação é abordada e mostra que a Cathy e Chris evitaram de qualquer maneira esse relacionamento, mas como ambos são seus primeiros amores, é impossível tentar esquecer.
E no final desse livro, até o tutor deles pedem pra que ela vá viver a sua história de amor.

No terceiro livro, quando a mãe dela questiona ela sobre tudo o que anda acontecendo, a mesma joga na cara dela que jamais perdoaria pq foi a mãe dela que forçou ambos a se amarem.

Não tem como julgar essa história de incesto, pq ambos são vítimas disso tudo e ambos tentaram seguir a vida e se relacionaram com outras pessoas, mas eles jamais se esqueciam..

Luciana.Viveiros 21/04/2023

Era terrível a volta para Foxworth Hall, aquele casarão medonho a onde passará os anos mais atormentados de sua vida, pensava Cathy. Mesmo que se tratasse de uma réplica da Foxworth que conhecerá, réplica que capitava toda a atmosfera de horror e perversidade demoníaca do avô Malcolm. Mas foi Chris quem se encarregou de desfazer os sombrios pensamentos de Cathy. Sementes do Passado é continuação da série de romances de V.C. Andrews que compõe a Saga dos Foxworth. Romance de paixões mesquinhas e exaltadas, envolve os personagens numa aura de pecados e maldição que se estende a todos os que o u cercam. A sua leitura é atraente, subjugando a atenção dos leitores devido, principalmente, à grande força narrativa e à extraordinária de dramatização da autora.

Thaly 24/07/2020

Esse livro foi mais parado, levei mais tempo para ler. Bom, mas não tanto quanto os anteriores.
Mas o final como sempre triste e cheio de tragédias. Fiquei triste ?

Ana Afonso 09/07/2017

Aff....
Não dá pra levar essa leitura a sério

Miss V 18/07/2018

Encerro aqui a saga dos Foxworth. Tem mais um livro, mas só conta a história da avó deles, e eu não me interesso nem tenho saco. Já foi dureza me obrigar a ler a partir do segundo.
Acho que eu posso dizer que esse foi o que mais me causou aflição e angústia, embora tenha odiado muito o segundo também. Eu li com as mãos geladas, coração acelerado e gosto amargo na boca. Foi horrível. Aqui, os filhos de Cathy já são adultos. Todos voltam para a antiga mansão, na verdade é uma réplica. Gente, nunca vi um personagem tão abjeto, hipócrita, doente e que me tenha causado tanto ódio e uma sensação tão ruim como o Bart (o filho mais novo e psicopata e esquizofrênico que já tinha aparecido no outro livro). Eu pensei que a autora fosse pegar um caminho legal e fazer com que ele se apaixonasse pela Cindy (filha adotiva de Chris e Cathy). Seria legal pq tinha um antagonismo entre os dois e ela botava ele em seu lugar. Mas não. Ele era um fanático religioso que julgava a todos como pecadores. Das coisas que mais me fez sentir mal, a pior foi o Bart ter seduzido e tido um caso com a fraca e vazia esposa do irmão enquanto este sofria por ter ficado paraplégico. Foi nojento. O pior é que ninguém fazia nada. Ninguém se ligava que ele era um maluco demoníaco . No final, a autora faz dele quase um profeta e ele não paga por tudo que fez. Só quem pagou foram os bons. Odiei mais ainda o final.
Eu tive um grande amor pelo primeiro livro, mas ele foi meio apagado pelas continuações horríveis que a autora escreveu. Ela estragou uma ótima história e eu tô puta e frustrada. Não sei se assistirei os filmes. Talvez um dia. Mas agora quero me desintoxicar.
Nati paz 18/01/2019minha estante
o quinto livro dá pra entender muita coisa. penso exatamente como tu sobre o Bart.

@deize6 22/11/2019minha estante
Eu também não gostei desse, para ser sincera eu só gostei dos dois primeiros e desse último que você não leu, que foca na história da avó e tem revelações um tanto quanto chocantes.

Miss V 27/11/2019minha estante
Agora fiquei curioso! Kkkkk Mas não vou me arriscar.

Miss V 27/11/2019minha estante
Agora fiquei curiosa kkkkkkkkk mas não vou me arriscar.

@deize6 30/11/2019minha estante
Hahahah, super entendo. ?

Carolina335 02/07/2023minha estante
falou tudo

patriciadesa 11/01/2022

Sementes do Passado
Até agora o pior livro da saga. Não esclareceu o acidente do Jory, deixou várias perguntas no ar. Talvezl porque a autora tenho morrido antes de completar o livro e contrataram um ghost writer a série desandou completamento do meio para o fim
Roberta 05/07/2022minha estante
Concordo com vc. De todos os livros da série esse é o pior na minha opinião.

Juliana Madna 14/01/2016

Sementes do Passado
Voltar a mansão Foxworth depois de anos, Cathy se sentia angustiada por esse fato. Bart herdou toda a fortuna deixada pela avó, e todos se reúnem para comemorar o seu aniversário. Muitas coisas perversas irão acontecer.

vivianbooks 03/01/2024

" As folhas que caem são como as lágrimas que guardo dentro de mim."
Como começar a descrever "Sementes do Passado", a história final dos Foxworth?
Primeiramente é impossivel não identificar as semelhanças com o livro anterior; Bart sendo outra vez manipulado por um velho que é proximo da sua familia, ele continua a ser inseguro em sua própria pele e nunca pôde aceitar o relacionamento que sua mãe mantinha com o seu tio, Chris. Ou seja, temos um repetição que dura pelo menos 90% do livro, o que poderia ter se resolvido ou no livro anterior ou neste livros, mas em menos paginas.

O livro transcorre a estadia deles na renovada Foxworth Hall, porém não faz sentido que Cathy e Chris tenham aceitado se hospedar lá, nem mesmo a pedido de Bart. Depois, também não faz sentido que Cathy que sempre foi tão desconfiada e intuitiva tenha se resignado a fechar os olhos ao que acomnecia na mansão.
A intenção da autora a tentar correlacionar a vida de Cathy e Chris com a de Christopher e Corrine é obvia e um tanto quanto previsivel. O livro foi enrolado e enrolado um pouco mais, só desgraça atrás de desgraça igual quando os irmãos eram pequenos. Pareceu um livro bem reciclado.

SPOILER

O final não me agradou, por mais que eu concorde que a Cathy realmente não encontraria sentido na vida sem o Chris, acho que o suicidio dela fez sentido no fim e não me entristeço por isso porque imagino que esse era o destino deles desde aquela fatídica noite, em que diante da lua eles ultrapassaram uma barreira que irmãos jamais deveriam transpassar. Eles juraram se amar até a eternidade e assim foi.
Também fiquei feliz que Jory pode encontrar amor após seu acidente e a partida de Melodie, os gêmos também agora possuem uma mãe que apagará todos os vestigios remanscentes da antiga.
Agora o que não me agradou foi Bart finalmente apreciar tudo o que Chris fez por ele, após a sua morte, isso foi o que mais me machucou kkkkk. Também é uma pena que não podemos ver realmente o crscimento de Bart, para mim isso pesou bastante na minha avaliação do livro.
No entanro eu termino essa saga - já que o proximo livro é um acontecimento do passado - feliz, pela Cathy, Chris e por seus filhos e netos, que mesmo que não poderam encontrar paz na terra com certeza estarão juntas e feliz no seu Jardim dos Ceús, junto a Cory e Carrie.