Jogos Vorazes Suzanne Collins

Resenhas - Jogos Vorazes

F. Pierantoni 24/04/2012

Jogos Vorazes
Jogos Vorazes (Editora Rocco) é o meu livro predileto. Ponto. Acho que esse é um bom começo para essa resenha. Você sabe que um livro é especial quando você devora 400 páginas em menos de um dia e meio, quando meses depois você ainda pensa diariamente na história, ou quando você faz questão de relê-lo no instante em que ele é lançado no Brasil (eu já havia lido anteriormente a versão americana). Quando decidi conhecer o livro, depois de ouvir elogios dele pela internet, mal sabia o que estava prestes a encarar. E sou muito grato por isso. Assim, pouparei ao máximo os detalhes da trama nessa resenha. Você vai ter que, simplesmente, confiar em mim e descobrir sozinho o que essa obra tem para contar.

Jogos Vorazes se passa num futuro pós-apocalítico, onde os Estados Unidos já não existem mais. Em seu lugar, ergueu-se Panem, uma nação governada por uma tirânica Capital, circundada por doze paupérrimos distritos, de onde tiram seus principais recursos. Em decorrência de eventos passados, quando os distritos tentaram se rebelar e assumir o controle, a Capital governa com mão de ferro e, para mostrar que os distritos estão à sua mercê, promovem anualmente um reality show chamado Jogos Vorazes. Trata-se de uma disputa na qual uma garota e um garoto de doze a dezoito anos de cada distrito são forçados em uma enorme arena a céu aberto. Lá, são obrigados a lutar, matando uns aos outros até que somente um sobreviva. Enquanto isso, a população de todo o país acompanha cada acontecimento pela tela de suas televisões. Nos distritos, são forçados a assistir. Na Capital, o fazem por puro divertimento.

Neste terrível contexto, vive Katniss Everdeen, uma jovem do Distrito 12, o mais miserável de todos. Ela sempre esteve acostumada com os desafios de sobreviver, especialmente após a morte de seu pai, que a forçou a assumir a responsabilidade de alimentar sua família. Ainda assim, quando sua irmã mais nova é sorteada para os Jogos Vorazes, ela se voluntaria em seu lugar e nada poderia prepará-la para o pesadelo que se seguiria.

Rick Riordan, autor da série Percy Jackson e os Olimpianos, declarou que Jogos Vorazes é o livro de ação que mais se aproxima da perfeição. Ele não podia estar mais correto. Não há nada nem sequer um detalhe que me incomodou, nada que eu faria diferente. A narrativa em primeira pessoa , o ritmo, a ação, a descrição tudo é, magistralmente, impecável.

Uma vez que se pega o livro nas mãos, não há como largá-lo. Como se a temática da obra já não fosse intrigante por si só, a história criada por Suzanne Collins é arrebatadora. Cativante, emocionante e imprevisível elogios não faltam. Quando se menos espera BOOM , todo o fluxo da história se altera. Como escritor, essa é a obra que eu gostaria de ter escrito.

É impossível negar: Jogos Vorazes é um livro violento. Afinal, são crianças sendo forçadas a matar umas às outras. Não há como inserir flores e arco-íris nesse contexto. Todavia, tudo está presente na medida certa. A brutalidade não é gratuita, nem exaltada, mas também não é censurada ou eufemizada. A autora não se rende ao sangue para chamar atenção, porém é ousada em transmitir tudo com um realismo chocante.

Engana-se, contudo, quem acha que ação é o único combustível da trama. A emoção se faz presente em igual proporção. Não podemos nos esquecer também do romance. Romance? Há espaço para o amor durante uma luta sangrenta até a morte? Pode ter certeza de que sim.

Acabo por aqui esta resenha, antes que estrague o enredo revelando mais de seus trunfos. Para você, leitor, reitero: vá agora, correndo, adquirir seu exemplar. Esteja avisado, porém, que uma vez dentro da arena, ninguém nunca mais é o mesmo.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Ellen Cortizo 21/05/2011minha estante
Sua resenha foi perfeita, tanto que fiz questão de comentar.

Alan Ventura 25/05/2011minha estante
Resenha arrebatadora, espero sinceramente que o livro também seja assim. Você passou confiança, creio que não vou me decepcionar com a obra. Parabéns!

Nane 12/06/2011minha estante
Uma resenha muito bem feita. Expressou tudo que eu senti ao ler o livro.

Gabrieeel 22/06/2011minha estante
Sua resenha foi tão boa que ao terminar de ler eu encomendei o livro.. Acho que não vou me desapontar :)

Debie 23/06/2011minha estante
ADOREI a sua resenha ? especialmente a abordagem inicial. Falou com graça e objetividade, não discordo em nada. Você escreve super bem, parabéns!

NOTA: Vi elogios da Stephenie Meyer sobre esse livro e pensei: o que eu quero com a Meyer? Mas aí veio o STEPHEN KING e disse maravilhas do livro, e eu acabei um pouco com o meu preconceito. No final, o livro não poderia ser mais incrível!

Bianca 07/07/2011minha estante
Depois de ler a sua resenha eu quero ler o livro! Gostei muito, parabéns (:

Marina.Lamin 20/07/2011minha estante
Você me deixou com MUITA vontade de ler este livro!Parabéns pela resenha!

Esdras Castiliano 24/07/2011minha estante
Sua resenha foi perfeita, tanto que fiz questão de comentar [2]
Concordo que é extremamente viciante, começei a ler há 4h, e fui até a página 100! :o Não tem como largar, quando eu for dormir pegarei para ler mais.. porque essa sua resenha me deixou mais que ansioso e louco para chegar ao final, porque confesso que eu pensAVA que teria um final previsível! Eu estava tão nervoso enquanto eu lia, que eu pensei: "WTF, ISSO VAI SER UMA CARNIFICINA LOUCA!", mas ainda bem que ela soube fazer com classe né? rsrsrs
Enfim, parabéns pela resenha =)

Nathalia 24/07/2011minha estante
Eu peguei o livro na mão hoje e estava prestes a comprar quando vi que Stephenie Meyer gostou do livro e desisti imediatamente... preconceito, eu sei. Mas enfim, agora li sua resenha e outras positivas por aqui e estou muito mais confiante. Vou ler o mais rápido possível. Obrigada!

zeldax 17/08/2011minha estante
A sua resenha ficou perfeita mesmo. Eu comecei a ler e tal, mas ai eu fui perdendo a vontade de ler.Porém, depois de ler essa resenha, vou concerteza ler muito amanhã. E parabéns.

Matheus 21/08/2011minha estante
Cara que resenha PERFEITA.
ME DEIXOU COM MAIS VONTADE DE LER ESSE LIVRO *-*

Elena P. 08/09/2011minha estante
Cara, agora que li sua resenha (muito boa), eu TENHO que ler esse livro!

Letícia Souza 11/09/2011minha estante
Sua resenha só não é melhor que o livro!

Rose 16/09/2011minha estante
Parabéns Pierantoni! Vc deixou todos com vontade de ler o livro, hehe... vc deveria ganhar o troféu da resenha que tem mais gostei e comentários, 60 gostei não é para qualque um! Bom findi, agora vou ter que ler este livro na primeira oportunidade!!! :)

Igor Soares 06/10/2011minha estante
Cara parabens, uma ótima resenha a sua...
com relação ao livro, no começo fiquei apreensivo, não estava acostumado com o tipo de narração(1ª pessoa, é estranho), mas depois me acostumei, até que cheguei ao ponto de adorar...
O livro é realmente impressionante, não esperava tanto dele não, mas me surpreendi!!!
Magnifico!!!

Ana Carolina Santos 23/10/2011minha estante
Nossa, amei sua resenha. Sem dúvida, me deixou com mais vontade de ler o livro. Muita gente que eu sigo no Twitter fala dele, então vim pesquisar no Skoob. Já marquei como desejado.

Sam 04/11/2011minha estante
Uma ÓTIMA resenha!!! Estou absolutamente preso às páginas de Jogos Vorazes. Um livro que te prende logo do início e certamente até o fim! Já recomendo, fato!

Rebecca Germano 08/11/2011minha estante
Já li a trilogia inteira, mas mesmo assim me arrepiei com sua resenha, parabéns! May the odds be ever in you favor ;)

lucianan 20/11/2011minha estante
Vi apenas uma pessoa que sigo falando sobre este livro aqui no Skoob, dizendo que era excelente. Normalmente, entro e leio boa parte (senão todas) das resenhas para ver se vale a pena a leitura. Neste caso, sua resenha bastou. Me deixou completamente apaixonada pelo livro sem nem tê-lo visto ainda. Muito bom! :)

pedro 12/12/2011minha estante
parabéns pela resenha, realmente muito boa!

Denise 15/12/2011minha estante
Fiquei contente com a sua resenha. Acabo de comprar a trilogia e estou doida para ler!

Márcia 04/01/2012minha estante
Só hoje li sua resenha. Formidável.
Quero muito ler o livro.
Parabéns.

Talita 04/01/2012minha estante
Eu ainda estava receosa sobre esse livro, porém sua resenha me deixou super ansiosa e curiosa! Não vou hesitar em comprar a trilogia!

Mariane 23/01/2012minha estante
li o livro e senti simplesmente TUDO isso q vc descreveu, recomendo mt.

Bárbara M. 09/02/2012minha estante
Amei o livro, estou de acordo com tudo que você disse na resenha, o livro é maravilhoso, recomendo!

Dani 14/02/2012minha estante
O melhor livro que eu ja li !

Bruna Cury 22/03/2012minha estante
Que os jogos comecem (:

Helena Amorim 30/03/2012minha estante
Com certeza, são os melhores livros que já li. Ganhou até de As Brumas de Avalon e Harry Potter, os quais considero bastante.

Li os dois últimos livros em menos de 24h, assim como você e como muitos aqui.
Não me arrependo e me identifiquei quando você falou: "Esteja avisado, porém, que uma vez dentro da arena, ninguém nunca mais é o mesmo." Eu não sou mais a mesma.

Ontem, fui dormir mais cedo do que o normal, assim que terminei de ler o último livro. Estava debilitada emocionalmente. Chorei bastante, lendos os três. Nunca me concentrei tanto num personagem... era como se eu fosse a própria Katniss.

Recomendo os livros sempre a todos que conheço e não conheço. =)

Milla 30/03/2012minha estante
Que a sorte esteja sempre a seu favor!

Denise 30/03/2012minha estante
Foi a primeira RESENHA de verdade que eu li aqui no Skoob.

Barbara 03/04/2012minha estante
o livro é realmente muito bom.da pra sentir cada detalhe e no fim a gente fica com aquele gosto de quero mais preso na gente.eu senti cada palavra e cada entrelinha é fascinante.

Carol 03/04/2012minha estante
adorei o filme, simplesmente sensacional, sou muito fã, do livro e do filme, mal posso esperar para o filme Em chamas.
"E que a sorte esteja sempre ao seu favor."

Mirele 06/04/2012minha estante
Resenha incrível. Concordo com tudo. Um dos melhores livros que já li!

May 17/04/2012minha estante
Você descreveu tudo que eu senti quando li esse livro de "capa estranha", porque foi isso que pensei logo que vi a capa... Mas depois de entrar na arena, hãm... quem diria que eu iria me apegar tanto a esse corvo!!!

RECOMENDADÍSSIMO, APROVADÍSSIMO!!!

Rafaella 17/05/2012minha estante
Descreveu exatamente tudo que eu queria. Perfeito!

Lorena 08/06/2012minha estante
Sua resenha foi realmente incrível, conseguiu nos passar o espírito do livro! É uma obra literária excelente e pretendo lê-la o mais breve possível !

Yasmim Vidal 09/06/2012minha estante
Estou looouca pra ler esse livro!!!!!!!!! Sua resenha me deixou com mais agua na boca!!

Dri 21/06/2012minha estante
Uau!!! Agora sim, quero ler muito mais esse livro!!!.......

AtílioSkoob 24/06/2012minha estante
Resenha boa, realista. Obrigado, vou ler eu mesmo, para tirar minhas conclusões :].

VicLessa 08/07/2012minha estante
meu favorito também!! :D

Juliano 17/07/2012minha estante
Como escritor, essa é a obra que eu gostaria de ter escrito.

Meu pensamento quando terminei de ler A Esperanca

Geovana 23/07/2012minha estante
Livro ótimo ! Li os três em pouquissimo tempo e não parava de pensar na história! Quando terminei o último , fiquei feliz , mas ao mesmo tempo com uma vaga tristeza , por não poder ler mais uma história tão boa!
Meu favorito , com certeza!

leticiariot_ 19/08/2012minha estante
Não tem como descrever a sensação de devorar esses livros tão rapidamente... passar o tempo todo pensando na história, ficar feliz por ter acabado e ao mesmo tempo tendo uma depressão pós livro!!!

Nay Schall 26/09/2012minha estante
A MELHOR resenha que eu poderia ter lido!
Transmite tudo o que Jogos Vorazes é! Perfeito!

Marcus 29/09/2012minha estante
Genial.

Arthur 11/10/2012minha estante
Olá, sou novo no site e estou muito em dúvida em qual livro eu compro. Pode não ter muito a ver um livro com o outro, mas eu estou em dúvida entre Jogos Vorazes ou Percy Jackson. Já vi ambos os filmes, e preferi mil vezes Jogos Vorazes, porém sei que os livros são completamente diferentes na maioria das vezes. Poderiam me ajudar para saber qual seria melhor comprar?

Haru 18/10/2012minha estante
Não poderia descrever melhor o livro!
Compartilho de sua admiração pela narração toda. Devorei esse livro tão rápido quanto também haahaha e ainda ficou com o gostinho de quero mais!
O segundo e o terceiro também li numa velocidade anormal mesmo estando em épocas de provas na faculdade hahaha!
Parabéns pela resenha!!!

Mari | Triplo Books 24/10/2012minha estante
Muito Obrigada,
Eu comprei o livro porque ainda não vi o filme mas mesmo assim estava muito curiosa para lê-lo.
A sua resenha me motivou mais e assim que eu estiver na leitura, comentarei aqui.

Bruna Baggio 25/10/2012minha estante
Essa resenha me convenceu a ler.Sem mais.

Fabi 29/11/2012minha estante
Jogos vorazes já está na minha estante. Assim que entrar de férias, será o primeiro livro que lerei!! estou ansiosa!!

Hads 23/12/2012minha estante
ja li toda a trilogia que por sinal é incrível,sua resenha esta excepcional, conseguiu descrever muito bem o livro com as suas simples e conhecidas características ! Esse é o meu livro favorito, já virei fã da trama,e recomendo a qualquer leitor...

Mônica 30/12/2012minha estante
Que resenha maravilhosa!Parabéns!!Já vou adquirir o meu!

Natália 14/01/2013minha estante
Concordo com você, esse livro é fantástico. É um dos meus prediletos também. Adorei sua resenha. Abraços

Petsabé 15/01/2013minha estante
Concordo plenamente!!! É impossível parar de ler. É fácil devorar um livro atrás do outro. É realmente fabulosa a narrativa e impossível de ler apenas uma vez.

Nicole 15/01/2013minha estante
Ótima a sua resenha.

Nalice 23/01/2013minha estante
Resenha maravilhosa!

Michelly 17/02/2013minha estante
Estou apaixonada por esse livro.

Eduarda Menezes 02/04/2013minha estante
AMO Jogos Vorazes!! Muito boa sua resenha!

Diego 24/04/2013minha estante
Resenha excelente!
Ao ler o livro eu fiquei meio dividido entre devorá-lo ou não.
Desde o começo foi praticamente impossível parar de ler. A vontade de devorá-lo era enorme, mas eu também não queria que acabasse logo :/
Resenha muito boa mesmo!

Luckas 05/06/2013minha estante
Tenho uma Suposição sobre a História desenvolvida em THG e acredito que todos os Amantes dela gostariam !
Em meus Pensamentos, Acredito que não só nos meus mas nos de todos que leram e se apaixonaram pela História contada e vivida por Katniss Everdeen, uma história tão cativante que te prende dentro dela durante dias e noites a ponto de te fazer sonhar e imaginar entrando na Arena junto com Katniss e Peeta e vivenciar junto com eles tudo o que viveram em PANEM... Então, você deve está se perguntado aonde quero chegar com tudo isso, vamos lá, em meu Pensamento inquieto e nunca conformado e satisfeito pela História ter chegado ao Fim, Imagino toda a História desenvolvida nos 3 Livros em uma versão um pouco diferente contada a partir do ponto de Vista não da nossa Guerreira Srta. Katniss Everdeen mas sim de seu Conquistador aquele que à Ama verdadeiramente e de forma indescritível Sr. Peeta Mellark, nas diversas situações passadas em THG conhecemos todas e vivemos cada segundo com a nossa "Garota em Chamas" conhecemos seus pensamentos e suas opiniões a cerca de tudo em PANEM, suas histórias vividas desde sua infância que ela descreve ao decorrer dos Livros, Mas pense comigo e o Sr. Peeta Mellark o que ele vivenciou durante toda história contada em THG ou até antes, sua vida seus pensamentos seus ideais lembre dos momentos em que ficou preso na capital não sabemos muito ao certo tudo o que ocorreu lá, pense entre outros momentos vividos por Peeta ele não viveu a todo momento ao lado dela, não é mesmo ? Então gostaria que você dedicasse um tempo à isto e pensasse ao fundo nesses poucos minutos no que você acabou de ler e me diga sua opinião.

Obrigado gostei muito de sua Resenha sobre a História !!!

Paola 12/06/2013minha estante
Resenha mais do que perfeita! Eu vi o filme e me apaixonei completamente! Já queria ler os livros, agora quero mais ainda! Mal posso esperar! Parabéns pela resenha ;)

Ludy Vieira 20/08/2013minha estante
Sua resenha foi ótima!
Quando comecei a ler o 1º livro não sabia o que esperar, a história me fez passar noites em claro, pq mesmo após parar de ler ficava pensando e pensando nela...
Devorei os 3 livros e o final foi como eu esperava!
Recomendadíssimo!!!

Bárbara 03/09/2013minha estante
Você simplesmente traduziu tudo o que tava na minha mente e eu não consigo transmitir em palavras. A gente não consegue largar o livro, e quando somos obrigados a largar, só pensamos nele. Eu tava lendo no ônibus, teve uma parte do livro, que eu passei mal de verdade, eu tava suando, e sentindo uma vontade de desmaiar. Qual livro capaz de trazer uma sensação dessas? Sua resenha ficou espetacular. Resumiu tudo!

Silvia 31/10/2013minha estante
Não tenho palavras para agradecê-lo pela resenha. Eu estou com o livro emprestado, e não estava entendo bulufas de nada. A resenha esclareceu muita coisa. Creio que futuramente aparecerei aqui para, como todos os outros, dizer que adorei o livro e etc.

Roni 05/11/2013minha estante
Cara... Sua resenha foi tão boa quanto os livros.

Patricia 07/11/2013minha estante
Sua resenha foi perfeita!!! Acabei de ler Jogos Vorazes ontem, durante a madrugada pq não consegui ir para a cama sem antes terminá-lo. Estou apaixonada pela história e faço minhas as suas palavras. Não vejo a hora de começar a ler Em chamas.

Leila 23/11/2013minha estante
Uau! Nem li o fim da sua resenha, vou ler o livro espero que seja tudo isso mesmo kkk

carolrosinelli 13/12/2013minha estante
Concordo em gênero, número e grau com a sua resenha. Perfeita !! Estou ansiosíssima para ler os livros subsequentes.

Thaís Sanches 04/01/2014minha estante
Nunca gostei de ir pela modinha literária, mas pela sua resenha, acho que estou perdendo um super livro, hehe
Com certeza irei adquiri-lo.

Yusho 14/01/2014minha estante
Simplesmente resumiste toda a perfeição criada por Suzanne em sua resenha! Só de lê-la despertou em mim aquela vontade inabalável de reler o livro pela centésima vez (risos).

Juju 27/02/2015minha estante
Amei tudo o que vc disse. Principalmente a frase final. Tenho certeza que eu, como fã, nunca saí daquela arena. Me sinto como Katniss em cada página destas três obras fantásticas. Eu mal consigo respirar de tanta emoção quando as estou lendo. Agora mesmo estou emocionada com suas palavras. Obrigada por sua resenha tão fiel à obra. É sempre maravilhoso quando mais pessoas tem acesso à algo tão bom quanto Jogos Vorazes.

Germano 15/06/2015minha estante
Incrivelmente escrita sua resenha e bem empolgante, acho que se tivessem que chamar alguém para fazer alguma declaração ou propaganda da obra com certeza séria você! Gostei muito!

Chrys 01/07/2015minha estante
Com resenhas como essa, você nota que esse livro não é apenas uma modinha com aqueles terríveis triângulos amorosos. É um livro de verdade, com uma protagonista imperfeita, com mortes indesejadas, com o pacote completo.

myreanarayana 03/10/2015minha estante
Melhor resenha que já li sobre esse livro. E olhe que já li muitas.

fla 20/12/2021minha estante
Sou amante dos filmes e agora peguei a trilogia pra ler. Apesar de estar adorando, acho que o fato de ter o conhecimento dos filmes antes da leitura tem me atrapalhado um pouco em alguns momento, e em outros, ajuda a minha imaginação. Estou bem no comecinho e já notei muitas coisas diferentes do filme, como a forma que Katniss ganha o broche, por exemplo.

Não to tão loucamente apaixonada e encantada pelo livro porque eu ja conheço a história, aquela vontade de saber o que está por vir não existe, apesar de eu amar Jogos Vorazes e já ter assistido aos filmes mais de 3 vezes. Quero tentar me apegar mais aos livros!

Yolanda 12/04/2012

O livro é contado em primeira pessoa pela personagem Katniss Everdeen, que mora em um país chamado Panem, que é dividido em 12 distritos e uma capital... Todos os anos nesse país acontece um evento intitulado de "Jogos Vorazes" que pelos cidadãos de Panem é conhecido como a "colheita", a colheita existe como homenagem aos cidadãos ergueram o país das cinzas do que seria os Estados Unidos de hoje, e nesse jogo só um poderá sobreviver. Só participam da colheita jovens de 12 a 18 anos, e cada distrito oferece como tributo para os jogos um menino e uma menina... e a escolha dos jovens é através de um sorteio. Então os 24 jovens são preparados durante uma semana por seus mentores que são as pessoas do seu distrito que já venceram os jogos, após uma semana os jovens são reunidos em uma arena lutando pela vitória, que na verdade são suas vidas.
Mas, um imprevisto acontece durante os jogos desse ano...
YASMIN 13/04/2012minha estante
eu gostei muito de ler esse livro

Snow White 16/04/2012minha estante
Adorei sua resenha, garanto que tanto o livro quanto o filme são os melhores que eu já li e vi!!
eu recomendo vcs lerm o livro e verem o filme!

Snow White 16/04/2012minha estante
"Que a sorte esteja a seu favor"

Brenda 18/04/2012minha estante
parece muito interessante! sua resenha está ótima! parabéns! depois quero ver outros livros que você fará a resenha em..

Yolanda 19/04/2012minha estante
Obrigada! Farei a resenha sim, Brenda. O livro é ótimo.

Snow White 19/04/2012minha estante
Veja o Grupo Turma 606 e participe

Caio 25/04/2012minha estante
É a melhor resenha que eu já vi! to com vontade de ler o livro

Hugo 25/04/2012minha estante
Você poderia ser escritora! pareca que estou lendo o livro! tem certeza de que não copiou?

Yolanda 26/04/2012minha estante
Muito obrigada Caio! Hugo, eu não copiei, tanto que fiz a resenha na aula de informática mesmo.

RAQUEL 10/05/2012minha estante
Adorei a sua resenha
mas afinal que imprevisto é esse?

Raquel 12/05/2012minha estante
Foi o livro que inspirou o filme? Você realmente conseguiu deixar o leitor curioso...

Yolanda 12/05/2012minha estante
Foi sim, professora!

Guilherme Peres 13/05/2012minha estante
Gostei muito da sua resenha! e estou até com vontade de ler o livro. Você é ótima nisso!

Yolanda 17/05/2012minha estante
Muito obrigada, Guilherme.

juliana 18/05/2012minha estante
adorei a sua resenha ficou muito legal

Maria Eduarda 18/05/2012minha estante
muito boa sua resenha... quero muito ler o livro, porque você me deixou muito curiosa para saber o restante dele... Parabéns!!

Ana Carolina 16/07/2012minha estante
Amei sua resenha. Você é muito boa nisso. Fiquei até com vontade de ler esse livro.

Brenda 31/07/2012minha estante
Parece ser um livro bastante interessante! Dar vontade de ler! Ainda mais que você colocou mistérios em sua resenha! Muito boa! Parabéns!
Achei curioso também porque só um sobrevive. Nossa!
Beijos.

Yolanda 02/08/2012minha estante
Obrigada!!!

Brena Costa 09/01/2014minha estante
Maravilhoso, mas só uma coisinha, os o motivo pelo o qual os Jogos Vorazes acontecem não é poque os cidadão ergueram o país das cinzas, mas sim por causa da rebelião que o 13 causou. Os Jogos Vorazes é tipo uma amostra do poder da capital, para que todos os habitantes estejam cientes do poder dela e que não voltem a se revoltarem.

Henrique. 03/07/2021

Leiam jogos vorazes
Nunca assisti o filme jogos vorazes, queria vê mas primeiro fui lê. Cara, se você só assitiu jogos vorazes sinto em dizer mas você perdeu uma das melhores experiências de sua vida. O filme é bom, porém, o livro NÃO tem comparação. O livro é todo perfeito do início ao fim sem erros. Sem dúvidas uma das melhores desse ano. Tô assistindo ao filme agora e fico "tiraram isso" "colocaram isso????" Mas o filme é bom só não como o livro
César 03/07/2021minha estante
Queria ler, mas nunca tive oportunidade para essa leitura.

Henrique. 03/07/2021minha estante
A amg tenta procurar em epub ou pdf e lê, tu não vai se arrepender juro. Tenta baixar pelo docero ou lelivros.

César 03/07/2021minha estante
Eu ia comprar o box, só que acabei comprando três clássicos brasileiros, um livro hitado e um mangá/bl lsksksksks, tô atolado

Henrique. 03/07/2021minha estante
Ahhhh KAKAKALALALA ent aproveita as tuas leituras e dps lê kkkkkkk qual dos hitados tu comprou? Só responde se quiser viss

César 03/07/2021minha estante
De boa ksksksks, eu comprei ?Mulheres que correm com os lobos? deve ser muito bom

César 03/07/2021minha estante
Aliás, no momento tô lendo ?Capitães da Areia? o pessoal já deve tá enjoado me vendo colocar nos Storys a leitura ksksksksks

Henrique. 03/07/2021minha estante
Ahhhhhhh eu sei qual é uma galera no booktok diz q é muito bom esses "capitães da Areia" eu nunca vi eu acho é sobre oq?

César 03/07/2021minha estante
É a estampa do povo brasileiro de uma época antiga, se passando em Salvador na Bahia, acompanha a vida de jovens de rua

César 03/07/2021minha estante
Tô ansioso pra terminar e postar no insta

Henrique. 03/07/2021minha estante
Nossa que massa é tipo um clássico né?

César 03/07/2021minha estante
Issooooo, ele é autor do livro ?Gabriela, Cravo e Canela?, pela qual fizeram uma série que Juliana Paes é Gabriela e Ivete Sangalo a dona do cabaré

ana !! 21/04/2016

Surpreendente
Antes de começar a ler imaginava que seria mais um dos infantojuvenis que gosto, porém não admiro muito. Mas desde o começo percebi que o livro conseguiu me conquistar inteiramente, tendo já seus momentos de tensão desde o primeiro capítulo e uma narrativa ótima, a autora conseguiu descrever muito bem as cenas, fazer com que eu sentisse o que a Katniss sente e ainda me deixar curiosa do começo ao fim.
A história em si não foi nem um pouco ruim também, toda a ideia de revolução e tudo mais, o livro é incrível, completamente incrível, me arrependo de ter demorando alguns meses pra ler desde que comprei e mal posso esperar para ler os outros.
Os personagens são maravilhosos, cada um melhor que o outro, além de cheios de personalidade, é um livro que com certeza merece ser lido por qualquer pessoa.
Nil 22/04/2016minha estante
Eu amei o primeiro livro, gostei do segundo e detestei o terceiro. Mas como a maioria das pessoas ama essa trilogia, deve ter sido só um problema meu. Sabe quando todo mundo te indica um livro e diz que é perfeito, e quando você lê, você não gosta? Bem, assim.

ana !! 22/04/2016minha estante
Eu vi que tem muita gente que também pensa assim, li uns comentários e parece que muita gente detestou a Esperança, mas isso não tirou a minha vontade de ler

Evelyn 23/04/2016minha estante
Sobre o último livro: quando vc o termina, realmente odeia. Mas depois eu meio que percebi que estava cobrando algo que não fazia parte do livro, desde o primeiro. Eu cobrei romance (ela e Peeta), eu cobrei algo mais feliz, eu cobrei um mundo melhor. Mas aí eu lembrei do fim de Senhor dos Anéis, que vai contra todas a suas expectativas, um final sensacional. É exatamente isso que ocorre em A Esperança.
Jogos Vorazes é sobre a guerra e as suas cicatrizes. A Esperança traz isso brilhantemente! Uma sociedade doente, a guerra, os personagens traumatizados, a percepção de que não existe um "felizes para sempre" ?não quando há pessoas eternamente traumatizadas e não quando existem SERES HUMANOS, indivíduos passíveis de erro que sempre buscam pelo poder, de uma forma ou de outra ?.
Resumindo, sim, vc fica bem indignado com o final, mas se parar pra pensar bem vais perceber que A Esperança fechou com chave de outro a trilogia.

Evelyn 23/04/2016minha estante
Resumindo, sim, vc fica bem indignado com o final, mas se parar pra pensar de modo objetivo, vais perceber que A Esperança fechou com chave de outro a trilogia.

Evelyn 23/04/2016minha estante
Jogos Vorazes é sobre a guerra e as suas cicatrizes. A Esperança traz isso brilhantemente! Uma sociedade doente, a guerra, os personagens traumatizados, a percepção de que não existe um "felizes para sempre" (não quando há pessoas eternamente traumatizadas e não quando existem SERES HUMANOS, indivíduos passíveis de erro que sempre buscam pelo poder, de uma forma ou de outra).

Nil 23/04/2016minha estante
Eu amo O Senhor dos Anéis, mesmo com o final. No meu caso, não foi uma expectativa de final feliz, até porque já comecei a "estranhar" desde o segundo livro da série. Gosto de todos os tipos de finais: felizes, realistas e abertos.
O meu problema com essa trilogia é que achei que a autora começou com um nível de qualidade muito alto e depois não soube manter. Não que a trilogia seja horrível ou uma perda de tempo; é boa, só não foi, na minha opinião, tudo o que a autora se propôs.

Evelyn 23/04/2016minha estante
Nil, realmente, indo pelo seu ponto de vista, uma das coisas que me decepcionou um pouco foi a guerra. Esperava mais ação, porém o foco foi mais nos sentimentos... hahhaha tô chegando perto de dar um spoiler então vou me calar

Nil 24/04/2016minha estante
Concordo com você sobre a questão da guerra, também me frustrou bastante. Detesto spoiller! Uma vez me contaram a história inteira do filme O homem bicentenário, mesmo eu tendo dito que ainda não havia visto. Até hoje não consegui assistir ao filme, tento e imediatamente me lembro de toda a história, aí desisto.

Evelyn 24/04/2016minha estante
kkkkkk aaah mana, mas o filme é muito antigo! Se for de algo recente ou de um livro dá pra evitar e é sacanagem dar spoiler. Mas se tratando de filmes muito antigos acho que é inevitável hauhauha

Nil 27/04/2016minha estante
Mas foi na época que lançaram o filme. E até hoje não consigo assisti-lo! Minha memória para enredos de livros e filmes é muito boa, para as outras coisas nem tanto. rsrsrrsrs

Evelyn 27/04/2016minha estante
caraca hahahhahah faz muito tempo! Realmente, que memória, hein! haha

arthurnumeriano 23/05/2012

Um ótimo livro, mas não é tudo isso que dizem por aí
O que me levou a ler The Hunger Games? Sem dúvida, os comentários a cerca da série ajudaram bastante, mas foi a temática distópica, pós-apocalíptica, futurista que me fascinou. The Hunger Games foi o primeiro livro com esse tema que li e tornou o gênero num dos meus favoritos. O livro é excelente, já adianto - apesar de também adiantar que não é surpreendente e, se você tiver como base o que falam por aí, pode até se decepcionar em alguns pontos, como aconteceu comigo. O problema dele não é exatamente ele; são os fãs (parte deles, na verdade).

A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Ao contrário dos mais recentes best-sellers, The Hunger Games não tem seres sobrenaturais. Não tem vampiros. Não tem lobos. Não tem anjos. Não tem zumbis. The Hunger Games tem pessoas. E esse é o ponto forte não só do livro, mas de toda a série. Suzanne Collins sabe trabalhar muito bem o lado humano e particularmente instintivo do ser humano, além de possuir uma forma de escrita muito boa.

A primeira parte do livro trata de explicar o funcionamento de Panem, mostrar as mazelas dos distritos e, claro, a história de Katniss Everdeen, uma narradora-personagem diferente das mais conhecidas por aí. Ela não é apaixonadamente burra, imbecil, manipulável e frágil. Katniss tem uma personalidade forte, sabe se impor e pensa por si própria. É uma personagem pela qual a gente torce e com a qual a gente se identifica.

As outras partes dão ênfase aos tais Jogos Vorazes. E é aqui que começa a minha decepção. Quando me falaram sobre The Hunger Games, imaginei que fosse um livro cru. Falavam que os Jogos eram sangrentos, brutais e mortais. Bom, só o que vi foi o "mortais", porque o livro não tem nada de brutal ou sangrento. Há mortes simples demais. Não que isso importe muito para a história, mas é algo que deixo aqui registrado. Entretanto, o ponto positivo dessas partes é exatamente a crítica aos reality shows das televisões de todo o mundo, que mostra como é idiota um público se divertir vendo participantes se matando (literalmente, no caso de The Hunger Games) para conseguir a fama e a vitória.

Outra questão, que eu não queria abordar, mas vou porque todo mundo fala dela, é o tal triângulo amoroso entre Katniss, Peeta Mellark e Gale Hawthorne, que ao meu ver não existe. Gale é o escanteado da história (ganha mais destaque nos livros seguintes, mas continua escanteado), o amigo para todas as horas, a base de apoio de Katniss. E Peeta é o aliado da garota nos Jogos Vorazes, com a qual - espero que isso não seja considerado um spoiler, porque eu não considero - molda um romance a fim de conseguir ajuda e conquistar o público. Se há um romance na série (e eu ainda digo que não há), eu agradeço à Suzanne Collins por não ter se focado nele, mas na luta dos distritos contra a opressão e a tirania da Capital.

No fim das contas, The Hunger Games é um ótimo livro, mas você pode não ter suas expectativas alcançadas ou superadas se se basear no que a maioria dos leitores diz, como aconteceu comigo. Não espere um livro cru, daqueles que tratam da situação da maneira mais fria possível, sem dó nem piedade. Espere um livro intrigante com uma boa história e que vale a pena ser lido - sem se exceder.
Raissa 14/11/2011minha estante
Resenha realista, tenho de dizer que isso me animou a ler o livro. Já tinha lido outras resenhas e o pessoal exagera mesmo.. Enfim, vou dar uma chance.

Thais 20/11/2011minha estante
Primeira pessoa aqui que compartilha da mesma opinião que eu. Pensei que fosse a única a achar que JV não fosse láááá isso tudo que dizem, mesmo não chegando nem perto de ser ruim. Mas acho que a parte II é justamente a que põe o tempero da história. A parte I é meio morna... Também pensei o mesmo sobre a carnificina hardcore que eu esperava, principalmente depois de ler aquele pedacinho que tem na contra-capa ("Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do Distrito 9"). Hesitei por 2 segundos porque imaginei que fosse até pesado pra ler, e a coisa mais pesada que eu li até hoje foi a frieza do Voldemort em acabar com suas vítimas, hahaha. Perfeita resenha! :)

Fernanda 23/03/2012minha estante
Sua resenha é magnifica. Há dez minutos atrás eu tinha decidido não ler, mas agora eu mudei minha opinião, quero muito ler... preciso!!

Aline R. 30/03/2012minha estante
Ótima resenha!

Li, gostei e acho que o gancho final está com o foco errado. Eu não espero ler no próximo volume a continuação de um triângulo amoroso (que também acho que nem existe, ou que foi muito forçado), espero ver a Capital reagindo a um comportamento ameaçador.

Acho que a violência foi amenizada para que as mamães zelosas comprem o livro para filhos muito jovens. E não, não estou falando das mães estadounidenses, tô falando de mim :D

Agora, se essa foi sua primeira distopia, vá correndo ler Admirável Mundo Novo! Eu já coloquei na minha fila 1984 e a lenda grega do minotauro (as fontes de inspiração da suzanne)

AtílioSkoob 24/06/2012minha estante
Resenha perfeita!

Alex 07/10/2012minha estante
Fui lendo mas confesso que o triângulo amoroso não convence, parece que só serve pra ter o que vender. De verdade, é bom mas podia ser melhor.

Suellen 04/06/2013minha estante
Ótima resenha! Concordo com você, nunca achei que existisse um triângulo amoroso em Jogos Vorazes.

Andressa 26/09/2013minha estante
Concordo muito com o tema da sua resenha. Eu, quando peguei o primeiro livro para ler, fiquei naquela expectativa de que todos os fãs falavam. No decorrer, percebi que não era tudo aquilo. Os livros são bons, muito bons, achei a história original, mas fiquei um pouco decepciona, pois esperava "tudo aquilo" que os fãs diziam sobre ele.

Gisella 04/04/2014minha estante
Olá Arthur! Gostei da sua resenha, porém um trecho dela me chamou muita atenção:

"As outras partes dão ênfase aos tais Jogos Vorazes. E é aqui que começa a minha decepção. Quando me falaram sobre The Hunger Games, imaginei que fosse um livro cru. Falavam que os Jogos eram sangrentos, brutais e mortais. Bom, só o que vi foi o "mortais", porque o livro não tem nada de brutal ou sangrento. Há mortes simples demais. Não que isso importe muito para a história, mas é algo que deixo aqui registrado."

Digo que o trecho chamou a minha atenção pois ao ler o livro tive essa mesma impressão. Haviam comentado que era um livro super chocante, e na hora não achei nada disso. Porém, conforme fui avançando na história e terminei de ler a saga, tive mais tempo para refletir sobre ela... e aí me ocorreu um insight: o livro nos mostra que decididamente somos um produto do ambiente em que vivemos. Dito isso, o fato de não ter me chocado em um primeiro momento com a ideia de que exista um lugar onde crianças e adolescentes são forçados a lutar até a morte em uma arena, e de ter esperado uma descrição mais brutal e voraz (desculpa o trocadilho rs) de um cenário tão sádico e devastador, me fez pensar que nossa sociedade está tão "acostumada" com a violência que entra em nossa casa dia após dia, de fatos cada vez mais aterrorizantes noticiados pelos jornais, que eu não me surpreenderei se nossa civilização caminhar para o mesmo rumo pós-apocalíptico descrito na história contada por Suzanne Collins. É algo em que se pensar...

Amizade 01/12/2014minha estante
Tenho que dizer que eu abandonei o livro, mas quero voltar a ler, eu parei de ler Jogos Vorazes por que eu já tinha visto o filme então eu acho que esse foi o único motivo, algumas coisas diferentes e sabe se tivesse lido antes de assistir o filme teria terminado!

CarolDamaso 17/07/2021

Merece a hype que tem
Depois de muito tempo me negando a ler a amada e adorada Trilogia dos Jogos Vorazes, por medo de ser muito violenta (o que se você analisar um pouco, é um pouco violento sim), eu finalmente criei coragem e li. E que livro incrível!!
A narrativa em primeira pessoa, conta a história de Katniss Everdeen, uma jovem de 16 anos, que caça e coleta para ajudar a família a sobreviver, até que sua irmãzinha, Prim, é convocada a ser o tributo feminino nos Jogos Vorazes. Com medo de deixar a irmã competir, sabendo que se ela entrasse na Arena, provavelmente morreria, ela se voluntaria para ir seu lugar, e é isso que a gente vai acompanhar.
Eu me apaixonei por cada minucia do livro, os personagens, as tramas, os desafios, e até mesmo a divisão tosca e ridícula dos Distritos.
A Katniss é sem dúvida uma das minhas personagens prediletas, muito corajosa e com uma força de vontade extraordinária. Eu tenho certeza que eu não tenho nem metade da foça que ela tem.
"Além disso, não é de minha natureza cair sem lutar, mesmo quando as coisas parecem insuperáveis."
Acho que essa frase demonstra muito bem o quão forte ela é, com certeza uma das minhas personagens fictícias favoritas.
Olha, por mais que eu soubesse que o romance Katniss/Peeta não passava de um teatrinho muito bem orquestrado pelo Haymitch e pelo Peeta, eu simplesmente fiquei que nem o povo que assistia os jogos, BABANDO PROS DOIS! Eu não faço ideia de como eles dois vão seguir, agora que os jogos acabaram, mais eu espero MUITO que eles terminem juntos, e por mais que o livro não seja focado no romance, eu achei um ponto mais do que positivo.
Eu acho que o único motivo pelo qual eu dei 4.5 estrelas, foi por causa do que uma amiga me disse uma vez, que eu só vim a entender depois: "Amiga, a melhor parte de Jogos Vorazes, são os Jogos Vorazes." E realmente, a melhor parte do livro são os Jogos Vorazes, por mais que eu tenha gostado muito de toda a preparação, os treinamentos, e tudo que aconteceu antes dos jogos começarem.
Eu acho que mesmo me negando por tanto tempo a até mesmo ver os filmes, eu acho que eu li o livro no momento certo, eu acho que não teria amado tanto se eu tivesse lido antes (uma experiência que a eu de 1/2 anos atrás não ia gostar muito). Esse livro com certeza merece a hype que tem até hoje.
ferreira83 17/07/2021minha estante
Minha trilogia favorita aaaaa

psraissafreire 17/07/2021minha estante
Melhor coleção. Ponto. ?? Tô muito feliz por você ter gostado e espero que os outros te agradem ainda mais... Agora sim começa os reais Jogos Vorazes, amiga! ??

CarolDamaso 17/07/2021minha estante
AAAAAAA EU TO ANSIOSA DMAIS, e pelo jeito que tá indo eu acho que vai virar a minha trilogia favorita tb

Gabs 17/07/2021minha estante
O segundo livro é o meu favorito, acho que você vai gostar ainda mais!!

AllineP 17/07/2021minha estante
Minha trilogia favorita pra sempre! E parabéns, Carol! Você escreve bem demais ? Fiquei encantada em ler que você tem 11 anos e já tem esse tremendo bom gosto pra leitura. Parabéns mesmo sua linda ??

CarolDamaso 17/07/2021minha estante
@Gabs, eu tô mto ansiosa, principalmente depois que uma amiga que já leu me disse que no final do segundo tem um BOOM bem grande na nossa cara, ent ANSIOSA

@Line MUITO OBRIGADA, SÉRIO, esses comentários são TUDO pra mim, MTO OBRIGADA

Gabs 17/07/2021minha estante
Tem uma reviravolta siiim e passando pra concordar com a Lina, vou adorar te acompanhar, você escreve muito beeeem! ????

CarolDamaso 17/07/2021minha estante
Aaaaa sério, mto obrigada, comentários desse me fazem mto feliz, mto obg de vdd?

Renata.g 13/05/2022

QUE OS JOGOS VORAZES COMECEM ??
Que livro! Foi maravilhoso acompanhar a saga de Katniss e Peeta pela sobrevivência. Apesar de ter 400 páginas a leitura é bem rápida, a cada capítulo você se envolve mais com a história que até faz esquecer que tem um filme. Mesmo já ter assistido o filme me surpreendi muito, é como se eu nem tivesse assistido. Com a história você se emociona, sente raiva, se alegra, fica triste, torce e entra em desespero quando a Katniss e o Peeta quase são mortos.
Muito bom saber sobre as histórias que não foram para o filme. Quem se interessar em lê, não vai se arrepender. ?

Lido em 11/05/22
Alinesmne 13/05/2022minha estante
O bom de ver o filme antes de ler o livro é que a gente não precisa ficar imaginando como é a cara dos personagens ?

Renata.g 13/05/2022minha estante
?? verdade

Ana 13/05/2022minha estante
Esse livro é perfeito!!!??

Renata.g 13/05/2022minha estante
Demais ?

Gabriel1994 13/05/2022minha estante
Li os 2 primeiros da trilogia e estou devendo a leitura de A Esperança, Jogos Vorazes foi um livraço, Em Chamas eu achei "mais do mesmo, só que forçado" e A Esperança dizem que é o melhor, espero. kkkk

Bruno 14/05/2022minha estante
Quero ler logo esse. Minha namorada tá lendo e disse que desce que nem água, leitura muito fluída.

Renata.g 14/05/2022minha estante
Lê sim, não vai se arrepender, a leitura é bem fluída sim

Cantinho dos livros 25/11/2022minha estante
??

Fran 27/08/2020

Meu Deuuuus!!! A Katniss no livro é milhares de vezes melhor do que no filme. Os pensamentos dela são muito intensos. Amei demais
Davi 31/08/2020minha estante
Tbm! Mil vezes o livro, que o filme.

Fran 31/08/2020minha estante
Eu adoro a forma como ela explica e analisa a situação entorno dela, até as cenas de ação são maravilhosas.

Davi 01/09/2020minha estante
Melhor parte é quando ela está morrendo de sede e cai, sente lama entre os dedos e percebe que onde tem lama, tem água. E tbm percebe que Haymitch não mandou água dos patrocinadores porque ela estava próxima da água!

Davi 01/09/2020minha estante
Ela intelitíssima! As cenas de ação que Suzanne Collins desenvolve nos trazem aflição. Kkkkkkk! #LivroMaravilhoso

Fran 01/09/2020minha estante
Siiim!! Ela sempre descobre os motivos do Haymitch mandar ou não os paraquedas com ajuda.

Davi 01/09/2020minha estante
Que bom conversar com pessoas com quem concordamos neste momento tão difícil!

Fran 02/09/2020minha estante
Eu também estou gostando muito de conversar sobre essas trilogia maravilhosa.

Fran 02/09/2020minha estante
Essa*

swftgone 11/07/2023

Jogos vorazes.
Já tinha visto o filme várias vezes e esperava que o livro fosse tão bom quanto, e realmente é. a escrita é muito fluída, lia e nem via o tempo passar, a autora faz uma analogia muito importante durante todo o livro e mostra ao leitor o quanto a sociedade é gananciosa e supérflua. katniss é realmente uma garota em chamas e uma protagonista de respeito, ela te cativa de um jeito que antes mesmo de os jogos começarem você já torce por ela, é uma garota forte, inteligente e decidida que com certeza eleva a experiência da leitura. os outros personagens também são extremamente bem construídos e cada um mostra qual o seu papel ali durante o livro, criei um laço de afeto por vários deles, porém principalmente por peeta e katniss que além de lutarem o livro interno por si mesmos e pelos outros, também conseguem trazer uns resquícios de romance para o livro.
resumindo, jogos vorazes é uma experiência incrível que todo leitor deveria vivenciar.
Gabriely154 11/07/2023minha estante
Qual a classificação indicativa?

Mel Fernandes 11/07/2023minha estante
Eu amei esses livros

swftgone 11/07/2023minha estante
p maiores de 14 anos

flaviasss 11/07/2023minha estante
amo esse ??

ezziemetal 11/07/2023minha estante
Não vi nem os filmes. Vale a pena?

swftgone 11/07/2023minha estante
vale muito

fontbooks 11/07/2023minha estante
vale a pena viu

tete 16/12/2021

ESTOU VIVENDO DE MIGALHAS!!!!!!!!!
A CADA PEIDO QUE O PEETA SOLTA DO LADO DA KATNISS EU QUASE TENHO UM ATAQUE. FAVOR CASAR E ME ADOTAR.
Raissa 16/12/2021minha estante

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

??

Ju 11/09/2012

Jogos Vorazes
Vamos a uma confissão... rs... Eu nunca fiquei tão na dúvida se deveria ler um livro ou não. Odeio livros muito violentos, e achei que Jogos Vorazes seria uma leitura impossível pra mim. Ao mesmo tempo, me sentia praticamente obrigada a ler.

Aí fui pela primeira vez ao Porre Literário, um evento que é realizado (normalmente) uma vez por mês pela Karina Andrade. Ela é uma pessoa fantástica, podem acreditar! Amei o evento e pretendo ir a todos que puder!! O tema era distopia, e falamos sobre muitas coisas.

No evento, eu participei de um concurso cultural e fiquei em segundo lugar. Muito obrigada às pessoas que me ajudaram nisso, achei que ninguém fosse votar em mim! rs... E o que eu ganhei? O box de Jogos Vorazes!! *-* No momento em que o peguei nas mãos, acabaram as minhas dúvidas. Eu precisava ler o mais rápido possível!!!

E me surpreendi horrores. O livro me pegou de jeito logo de cara. Se teve uma coisa que eu nunca imaginei foi o quanto iria me emocionar!! Chorei de soluçar!!! Como assim??? Estou chocada até agora, e louca pra ler os próximos livros, que felizmente tenho aqui.

Jogos Vorazes se passa em Panem, que é tudo o que restou depois do fim dos Estados Unidos. É um país composto por 12 Distritos, além da Capital (que governa todos eles). Mas nem sempre foi assim. Os distritos eram 13, e houve um tempo em que se rebelaram contra a Capital e começaram um confronto, que resultou na completa destruição do Distrito 13 e no Tratado da Traição.

"O Tratado da Traição nos deu novas leis para garantir a paz e, como uma lembrança anual de que os Dias Escuros jamais deveriam se repetir, também nos deu os Jogos Vorazes."

E o que, afinal, são os Jogos Vorazes? 24 jovens, entre 12 e 18 anos (2 de cada distrito, sendo um garoto e uma garota), são selecionados através de sorteio para uma competição. Os sorteados são colocados juntos em uma arena, que pode representar qualquer tipo de ambiente, e o vencedor é quem sobreviver. Ou seja, eles são jogados nessa arena para caçar e matar uns aos outros. São chamados de tributos, o que deixa muito claro que, além de fazer a vida dos habitantes dos distritos um verdadeiro inferno, a Capital ainda cobra um imposto extra: duas vidas por ano.

Como se não bastasse isso, todos os habitantes de Panem são obrigados a assistir aos Jogos, a Capital faz deles um grande show. O conteúdo é transmitido pela TV. Foi o meio encontrado pelo Governo para reafirmar seu poder. E a edição narrada aqui é a de número 74. Uma tradição longa e cruel.

Nossa heroína, Katniss Everdeen, é uma garota de 16 anos que há muito tempo cuida do sustento de sua família. Quando seu pai morreu, sua mãe ficou sem ação. Ela, sua mãe e sua irmã mais nova, Prim, por pouco escaparam de morrer de fome (uma coisa relativamente comum no local em que vivem). Katniss é, tecnicamente, uma criminosa. Ela caça para sobreviver.

Este é o primeiro ano em que Prim participará do sorteio. A chance dela escapar é muito boa, apenas um papel contém o seu nome. Mas ela acaba por ser sorteada e Katniss, completamente desesperada, se oferece para substitui-la. Aí começa a história de Jogos Vorazes. Quando a garota se oferece como tributo para salvar a irmã.

Katniss tem um tempo para se despedir das pessoas que ama e, ao falar com seu melhor amigo, Gale, percebe que pode ter uma chance.

"- Você sabe como matar.
- Não pessoas.
- E que diferença pode ter?
A parte mais horrorosa é que se eu puder esquecer que se trata de pessoas, não vai fazer a menor diferença."

O garoto sorteado do Distrito 12 é Peeta, o filho do padeiro , que conhece Katniss desde criança. Conhecer talvez seja uma palavra muito forte Não convivem, mas ele sabe perfeitamente quem ela é. E numa das conversas que têm durante a preparação para os Jogos, ele divide seus pensamentos com ela.

"Só fico desejando que haja alguma maneira de...
de mostrar à Capital que eles não mandam em mim.
Que sou mais do que somente uma peça nos Jogos deles..."

E não vou contar mais nada, não quero estragar a surpresa de ninguém. Este é um livro daqueles impossíveis de largar antes de terminar. Eu praticamente surtava quando precisava deixá-lo de lado, para dormir ou trabalhar! Ainda bem que terminei no segundo dia, ou teria enlouquecido!!! rs...

A escrita é super envolvente, as personagens bem delineadas. A diagramação é simples, mas muito boa. E eu amo a capa, agora que sei o que ela significa.

Se alguém tem dúvidas quanto a Jogos Vorazes, como eu tinha, recomendo que supere isso imediatamente e leia!!! É realmente fantástico.
Leilane 12/09/2012minha estante
Esse é o meu favorito, mas depois tenho uma relação de amor e ódio com a história, principalmente "A Esperança".

Aline Cristina 17/11/2012minha estante
Amo esse livro!! é um dos meus preferidos, ótimo.. =)

Lua 28/02/2013minha estante
E essa vontade de ler Jogos Vorazes que não passa? Dinheiro, você me faz muita falta. Já assistir o filme e simplesmente amei, sou apaixonada por distopias.

Adriane Rod 30/03/2013minha estante
Até agora nunca li resenha de pessoas que não tenham gostado desse livro. Quero ler os três ainda esse ano.

;)

Thaís 12/04/2013minha estante
Ta ai um livro que eu tenho muita vontade de ler, mas tenho minhas duvidas se eles são realmente bons.. Mas se todo mundo diz q é otimo ele deve ser realmente incrivel ^^ Espero que eu tenha a oportunidade de le-lo!

Baah 14/04/2013minha estante
capas legais, bem interessante

Dani 15/04/2013minha estante
Eu adorei tanto o livro quanto o filme... quando comecei a ler não conseguia mais parar, devorei até terminar!!!

adoubless_ 19/04/2024

Fantástico!
Eu sei que estou um pouquinho atrasada para ler e resenhar sobre jogos vorazes!
Mas não consigo deixar de expressar como eu estou OBCECADA com esse universo.
Desde que eu virei a primeira página do livro eu estou respirando jogos vorazes.
Um mundo bem construído, com personagens incríveis e bem aprofundados, a história que te envolve e uma escrita que da vontade de chorar.
Esse livro deveria ser uma leitura obrigatória, pois além de ser perfeito, deixa muitos ensinamentos acerca dos problemas sociais e as formas abusivas de governo.
Tem hot?

adoubless_ 20/04/2024minha estante
não tem não amg

Mary Ann 20/04/2024minha estante
Oxi, eu vi uma notícia q alguns pais tavam achando o livro impróprio pq tem cenas hot...

Mary Ann 20/04/2024minha estante
Eu ñ me importo com hot, eu leio, soh q minha mae vai ler cmg, se tiver hot ela ñ deixa.

adoubless_ 20/04/2024minha estante
ue, não sei de onde tiraram isso, podem ler tranquilas não tem nenhum hot na trilogia toda

Vlw ?

eli 03/04/2024

Incrivelmente bom
Então???.. sei que não tenho feito resenhas por pouco mais de um ano, mas esse livro me deu uma vontade de resenhar. acho que o único problema é que eu nao sei como. de qualquer jeito, eu vou resenhar e se ficar horrível vai ficar por isso mesmo.
enfim, acho que todo mundo tem uma ideia de como o livro é, mesmo que seja só o universo ou um ou outro personagem, então eu posso focar mais no que eu achei do livro: simplesmente incrível.
esse foi o meu primeiro contato oficial com o universo de jogos vorazes porque a única coisa que eu sabia até então eram os jogos e que a protagonista era (parecia pelo menos) bem legal. então, talvez, eu ter gostado bastante do livro tenha a ver com eu nao ter muito o que esperar. mas, REAL, esse livro é mt bom. o jeito que a autora conta a história, cria o universo, os personagens, etc é MUITO interessante e eu estava gostando da leitura desde o momento em que eu encostei no livro. a única coisa que eu não gostei,no livro INTEIRO, foi o peeta.
não o personagem peeta, eu até achei ele legalzinho (meio desinteressante, mas minimamente legal), o problema mesmo era a forma que ele era apresentado principalmente no ponto de vista da katniss. sei lá, toda a vez que ele aprecia, eu tinha vontade de pular o capítulo inteiro porque ele nao me interessava muito. era MUITO chato, muito mesmo, mas nao quero dar nenhum spoiler (se é q é spoiler porque nem eu sei o que é e o que nao é. é dificil saber o que ja é conhecimento geral e o q é não é).
de qualquer forma, gostei muito do livro e recomendo demais, ainda mais q é um livro bem conhecido. a única coisa q me fez nao dar 5/5 estrelas foi a PORCWRIA do peeta e mal posso esperar pra ler o segundo livro. é isso.
Arielli.Camila 03/04/2024minha estante
esse está na minha lista e estou ansiosa para ler!!!

StarTiny 03/04/2024minha estante
Que que o Peeta lhe fez?? Kkkkkkkkkkkk

Geovanna433 03/04/2024minha estante
Acho que seu desafeto pelo
Peeta acontece pq o ponto de vista da história é da Katniss e ela não é uma narradora neutra. Durante a série acho que talvez sua perspectiva mude pq as camadas construídas no personagem vão de aprofundando e consequentemente a Katniss tbm muda? Tudo que eu posso dizer sem spoiler!! Leia, é incrível!!

eli 03/04/2024minha estante
startiny, nao sei!! mas com o tempo eu me acostumo com ele

eli 03/04/2024minha estante
geovanna, faz sentido!! quero muito ler o resto dos livros logo mas preciso comprar ainda

StarTiny 04/04/2024minha estante
Eli, se tu não gostar dele, prepara a cabeça pras pedras que eu vou jogar
Brincadeira kdjkkkkkkkk

- giu 03/01/2024

Miss americana & the heartbreak prince ? T.S
Maravilhoso. Tudo nesse livro é bom. A escrita, a história, os personagens, o desenvolvimento, etc.
Deve fazer um bom tempo que eu não leio um livro com personagens tão profundos e bem desenvolvidos. Ler pelo ponto de vista da Katniss deixa tudo melhor, já que ela sempre questiona tudo, o que me faz ficar refletindo junto com ela, observa bem as coisas e tem opinião forte.
Foi uma experiência muita boa ler esse livro, me senti conectada com os acontecimentos, os personagens e os sentimentos passados pela história.

"And I don't want you to (go), I don't really wanna (fight)
'Cause nobody's gonna (win)"

Pra completar, esse trecho da música que eu acho que combina bastante com a parte do jogos, já que ninguém realmente vence os jogos e nem quer estar ali lutando.
xelaoloc 03/01/2024minha estante
essa trilogia é boa demais

- giu 03/01/2024minha estante
muito! já vou começar o próximo

xelaoloc 03/01/2024minha estante
boa leitura!!

Rafa Fávero 03/01/2024minha estante
tava com preguicinha de ler por já ter visto os filmes mas vc me convenceu :)

@xelaoloc obrigada!

- giu 03/01/2024minha estante
@Rafa que bom!! eu tava assim também, mas me forcei a ler e foi a melhor escolha

gaby 21/01/2022

impossivel nao amar
tem algum tempo que li mas nao fiz a resenha. Esse livro é incrivel!!! Voce fica o tempo todo curiosa querendo ler ler e ler. simplismente incrivel!
Manu 21/01/2022minha estante
é viciante!!! li em um dia

manoo quero ler

Luaa_ 21/01/2022minha estante
Jogos Vorazes é um dos melhores livros que existe!!! ?

isaa 21/01/2022minha estante
vcs acham q eu leio os livros ou os filmes primeiro? n tenho ctz se vou gostar??

Luaa_ 21/01/2022minha estante
Os livro!!! Sempre!! Apesar de o filme ser a melhor adaptação que eu já assisti, o livro é sempre mais completo.

isaa 21/01/2022minha estante
tá bommm obg, vou comprar