Jogos Vorazes

Jogos Vorazes Suzanne Collins

Resenhas - Jogos Vorazes

Mariana 17/04/2021

Surpreendente
Sabendo de todo o hype que esse livro tem, achei que não iria superar minhas expectativas... Mas foi bem o contrário! A escrita é super envolvente e fluída

Igor 20/03/2021

O livro superou minhas expectativas. O drama da população, uma alternativa quase mortal para ajudar a família e a tensão na medida certa faz com que a história fique ainda melhor. Vale a pena a leitura e termina de um jeito que te faz pedir pela continuação.

malusalez 12/03/2023

Eu literalmente li esse livro em um dia, me prendeu do início ao fim.
por mais que o final desse primeiro livro não tenha sido legal(infelizmente) a história é super interessante e tenho certeza que o segundo livro vai ser melhor que o primeiro(??????)
Paty Gocalita 12/03/2023minha estante
Li a uns 10 anos atrás. Sensacional! Essa trilogia é uma das melhores

Enrick 12/03/2023minha estante
Li faz uns 10 anos.. achei q faltou inspiração?

Lele 15/04/2022

Estou sem palavras
Eu tô chocada demais ainda, QUE ESCRITA MARAVILHOSA MDS.
Cara, eu fiquei tensa do início ao fim. Não tô acostumada a ler esse tipo de livro pq geralmente acho meio parado, mas esse.... MEUS AMIGOS, QUE LIVRO.
Eu vou ter um treco aqui. Eu amei DEMAIS o Peeta e a Katniss, não só como casal mas como personagens tbm.
Agora ei PRECISO ler o resto pq fiquei curiosa pra saber oq vai rolar
Será que eles vão treinar os próximos tributos???
SUPER RECOMENDO

ViniMacri13 19/04/2021

...
Não consigo descrever o tanto que eu adorei esse livro.
Eu acho que não preciso falar como funciona jogos vorazes pois acho que a maioria das pessoas conhecem esse livro.
Mas deixando isso de lado e falando da minha experiência com o livro. O começo dele pra mim foi muito lento e um pouco cansativo até a parte da colheita, a partir daí é, para mim, foda pra caralho. E também eu já sabia algumas coisa na história por causa do filme, que pra mim foi bastante fiel ao a livro, diferente de outros filmes baseado nós livros coff* coff* Percy Jackson.
E como sempre, sim eu falo isso na maioria das minhas resenhas acima de 3,5 estrelas o que é muito raro de acontecer pois sou muito critérioso (ironia), LEIA ESSE LIVRO SE VOCÊ NUNCA LEU.

juria 08/06/2022

Jogos Vorazes
Livro simplesmente sensacional! com uma narrativa muito boa que te faz sentir que está na pele dos personagens, sendo estes também muito cativantes. O livro acaba e deixa um gancho que te faz querer ler o próximo de imediato

Amandazzoc 09/11/2023

Incrível
Queria poder dar 100 estrelas pra esse livro.
fazia muito tempo que um livro nao me prendia tanto quando esse me prendeu, eu ja conhecia a história mas mesmo assim eu ficava aflita a cada acontecimento novo.
Não cansa, nao é tipo os livros q vao jogando informações inúteis q n agregam a história, nesse eu só n consigo parar de ler nem pular nenhuma parte, tudo oq acontece é bom de ler e ja vou começar o "em chamas" ?

Mavisvida 26/09/2021

Peeta o maior que temos, você discorda? Problema seu ?
Essa trilogia é incrível, mas acho que todo mundo já sabe disso. Nossa, eu realmente estava comendo um frango, but imaginando que era carne de coelho, a imersão é grande kkkkkk. O livro te prende 100% na trama, você torce, grita, sente tudo junto com os personagens. O livro também faz sérias críticas, e incita o leitor a fazer uma reflexão sobre a realidade do vizinho ao lado.

Os livro obviamente trarão mais detalhes se comparados ao filmes, mas quando se trata da primeira adaptação, acredito que foram cometidas diversas falhas ao tentar contar a primeira parte dessa grande história. Jogos vorazes (filmes) continua reinando como melhor adaptação já feita na história, apenas a minha opinião importa.

Peeta e Katniss podem chutar minhas costelas, roubar minha comida e rir da minha cara, ainda assim baterei palmas para os dois!
Anna3218 26/09/2021minha estante
Jogos Vorazes, minha saga favorita da vida!!!! PEETA É O AMOR DA NOSSA VIDA!!!

polarizedu 26/09/2021minha estante
Morto com a primeira frase com "carne de coelho". Galera? A imersão é grande

Jeh 09/03/2021

Incrivel!
Não sei pq demorei tanto tempo pra ler esse livro; mas se tem uma coisa da qual não me arrependo, é de não ter assistido os filmes ainda! Ia me abdicar de momentos de tensão, surpresa e prazer...
Só posso dizer que gostei muito, me prendeu bastante e já era pra eu ter terminado, mas a faculdade não deixou rs rs Ainda sim, li o mais rápido que pude aguardando os acontecimentos!
Gostei do caráter de Katiniss,: forte, focada, revoltada com a situação... E entendo os conflitos românticos da garota... No fundo, no fundo, torço por Gale, apesar de Peeta ser um fofo ele é muito mole pra ela rsrs
Espero do segundo livro que ela não deixe o medo da capital a tomar e ache formas de se rebelar! Mas acho q no segundo as coisas se abrandaram com um triângulo amoroso!
Anciosa para ver ela voltando pro distrito 12.
Uilton P. S. Júnior 09/03/2021minha estante
Também já li os livros, no entanto achei confuso e gostei mais dos filmes.

Jeh 12/03/2021minha estante
Vou assistir, assim que terminar de ler...

Rodrigo Silvestre 30/06/2020

Preciso falar alguma coisa??
Melhor saga jovem da vida!
Continua incrível mesmo depois de tantos anos!!

Gabi Amaral 21/06/2022

Que a sorte esteja sempre a seu favor
Fazia um bom tempo que eu queria ler essa saga, e a hora chegou, eu devorei o livro, ele é maravilhoso, me impressiona a semelhança com os filmes.
Katniss, é perspicaz e inteligente ao ponto de aprender a jogar com a Capital, a ser na arena aquilo que o público espera dela, também temos Peeta, um dos tributos e é tão fofo, ele nos conquista aos poucos e à Katniss também.

Rickyo 09/04/2023

Simplesmente amei ler isso, sempre gostei da história por conta dos filmes mas ler é uma sensação completamente diferente e nova, a escrita da Suzanne Collins flui de uma maneira que eu facilmente me sentia imerso na história, apesar de que em alguns momentos me senti lendo uma fanfic do wattpad. No geral adorei acompanhar o pov da Katniss e ficar sabendo cada vez mais dos detalhes dessa história, achei o Peeta dos livros muito adorável e os momentos dentro da arena são incríveis e me senti tenso enquanto lia, mal posso esperar pra ler toda a trilogia.

alinetiemi 04/02/2022

aaa eu amei muito. Já adorei o filme e agora com a oportunidade pra ler, foi tudo pra mim.

Escrita impecável, personagens bem desenvolvidos. Uma história perfeita. Tem cenas emocionantes, muita ação e momentos que dá pra chorar. Já tô ansiosa pra continuar a trilogia.

Peeta, eu te amo.
Tem como não amar?

Karol 04/02/2022minha estante
Você deve amar a leitura de "Em Chamas", então! ?

Binha 04/02/2022minha estante
Amo os 3, nem sei dizer qual eu prefiro... mas o Peeta...

Binha 04/02/2022minha estante
O Peeta será meu eterno crush literário

alinetiemi 04/02/2022minha estante
já tô ansiosa pra terminar a trilogia logooo

Queria Estar Lendo 05/12/2023

Resenha: Jogos Vorazes
Essa é uma resenha que tá atrasada faz mais de dez anos. Eu li Jogos Vorazes na época em que o trailer do primeiro filme foi anunciado, devorei a trilogia, e acabei nunca lendo de novo. Depois de uma maratona dos filmes, fiquei com saudade e resolvi reler - e foi uma experiência tão maravilhosa quanto eu já esperava.

Katniss Everdeen vive no Distrito 12, o mais miserável e solitário entre os doze distritos que restaram em Panem. Comandados pela Capital com punhos de aço, os distritos devem entregar um tributo feminino e um masculino para os Jogos Vorazes todos os anos. Essa competição foi criada como um circo para a Capital, e uma grande punição aos distritos por um levante que aconteceu 74 anos atrás.

Quando sua irmã caçula, contra todas as probabilidades, é sorteada para os jogos, Katniss se voluntaria em seu lugar. O que significa que, agora, vai ter que competir contra outros 23 tributos para sobreviver e voltar para casa.

Jogos Vorazes é um fenômeno. Com as adaptações, se tornou uma das séries juvenis mais adoradas e comentadas da minha geração. Eu fui uma adolescente apaixonada pela história, assisti todos os filmes no cinema, chorei e vibrei e sofri por cada personagem. E, agora, resolvi voltar para esse universo.

Eu não me lembrava de como a narrativa da Suzanne Collins é tão fluída. Peguei para reler em um momento em que nenhuma outra leitura estava fluindo, não importando o quanto eu estivesse gostando dela. E a leitura de Jogos Vorazes foi tão rápida que terminei em menos de um dia; simplesmente devorei o livro.

É impressionante como as adaptações dessa trilogia foram fieis até o talo, mesmo com as mudanças que aparecem no filme. A essência da história dessa garota corajosa e teimosa que substitui a irmãzinha em um jogo assassino e acaba começando um levante ainda está lá.

Eu não gostava da Katniss nos livros. Sempre achei ela muito quadradona no sentido de personalidade e desenvolvimento, e não sentia poder na voz dela como senti nos filmes. Mesmo na releitura, eu continuei não gostando tanto dela. Mas simpatizei um pouco mais.

Ela é sim uma porta em relação ao carisma e bom senso, não tem tanta empatia e coração quanto colocaram nas adaptações, e é muito mais brutal. Mas é um reflexo bem forte do que foi a sua vida, e acho que entendo melhor isso agora. Entendo a brusquidão, a frieza, a falta de emoção.

Ao contrário do Peeta, que é um personagem muito mais divertido do que eu me lembrava. Ele tem uma aura de deboche afiado que funciona tão bem contra o carisma de pedra da Katniss, então todas as discussões e diálogos entre eles fluem que é uma beleza.

Jogos Vorazes é um livro brutal em todos os sentidos. Até mesmo em momentos chatos, como é o caso do romance.

"Passei tanto tempo me obrigando a não subestimar meus oponentes que acabei esquecendo que é igualmente perigoso superestimá-los."

Eu não gostava do romance na primeira vez que li, e gostei ainda menos agora. Outra coisa que acho que os filmes fizeram melhor, talvez por contar com olhares e expressões e o fato de não estarem presos dentro da cabeça da Katniss. O romance, na adaptação, funciona. Eu não acho que tira o foco dos jogos e das críticas políticas e sociais, acho que funciona melhor do que no original.

O espetáculo que é acompanhar os amantes desafortunados que são Katniss e Peeta, aqui no livro, é um saco. E quando entra o triângulo amoroso, então, eu tinha vontade de arrancar os olhos. Nenhum pensamento da Katniss em relação a amor é coerente. Nem mesmo a sua confusão quanto a estar realmente sentindo alguma coisa.

A Suzanne Collins foi obrigada a colocar romance nos livros e nunca vão tirar isso da minha cabeça, porque mesmo em questão de crítica, mesmo sendo o "pão e circo" dentro do pão e circo que já é o espetáculo dos Jogos, é fraco e não convence.

"É vantajoso para a Capital nos deixar divididos."

Acho que um grande problema que eu tinha, e ainda tenho, com Jogos Vorazes, é o ponto de vista em primeira pessoa. Sim, eu entendo o artifício, a gente está preso à cabeça de uma pessoa alheia e vivendo uma revolução através e com ela, mas não acho que serve tão bem. Eu queria muito não ter ficado presa à Katniss, e ter visto tudo que essa gama de personagens tinha a oferecer.

Gosto muito de como os coadjuvantes enriquecem a trama principal, com tensão e carisma e presença forte onde é necessário. Meus favoritos, disparados, são Haymitch e Rue.

Haymitch oferece uma presença igualmente hilária e macabra, sendo mentor e único vitorioso vivo do Distrito 12. Ele carrega aquela aura de bêbado indignado que você sabe que tem muito mais por trás da bebedeira. Quando está fazendo seu papel de mentor, é um mestre na arte da manipulação - ajudando muito a Katniss, principalmente, e salvando o pescoço dela em inúmeras situações.

"Você não esquece o rosto da pessoa que representou sua última esperança."

Rue, por outro lado, é a pureza em um ambiente violento. Ela é a Prim se tivesse vivido os jogos vorazes. Uma garotinha doce e esperta de 12 anos que, assim como todos os outros tributos, é uma criança jogada em uma arena para divertir e alienar quem assiste. Vivendo uma punição que só serve para oprimir.

E é a Rue, no meu coração, que começa a rebelião. Não a Katniss se voluntariando, não o romance impossível fingido para as telas. Mas a garotinha gentil que se une à protagonista em um momento inesperado, e que representa o que deveria ser protegido e é enviado para sacrifício.

Eu não sei se gosto muito da tradução do livro. Muita coisa pareceu esquisita (tipo o "garota quente" pra Katniss, que deveria ser a "garota em chamas" que aparece já no segundo livro) e umas adaptações truncadas que não funcionaram tão bem.

Jogos Vorazes é sim um clássico moderno. Uma história arrebatadora e desesperadora sobre crianças sendo usadas como peças de um governo opressor, e de como pequenos atos de rebelião podem inspirar uma grande revolução.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/12/resenha-jogos-vorazes-suzanne-collins.html