Raul da Ferrugem Azul

Raul da Ferrugem Azul Ana Maria Machado




Resenhas - Raul da Ferrugem Azul


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


ialves 11/02/2010

Nossas ferrugens azuis
Escrever um livro infantil não é uma tarefa fácil. Mais do que tornar a linguagem acessível, deve-se tornar a mensagem por detrás do livro de fácil entendimento ao público jovem que ainda está se enveredando pelo mundo das letras. Ana Maria Machado consegue, com louvor, conquistar essa meta com esse livro.

Li Raul da Ferrugem Azul quando tinha 7 ou 8 anos. Uma fábula bem simples sobre um garoto que reprime seus medos, raivas, internaliza tudo e um dia acorda com ferrugens azuis que se espalham pelo corpo. Ele parte então numa jornada para descobrir como desfazer as ferrugens, inclusive encontrando outros personagens assim, como a Estela da Ferrugem Amarela. Uma vez que ele aprende a defender o que ele acredita, a lutar, a pôr pra fora suas emoções, suas raivas, seus medos, as ferrugens somem e o peso no coração dele também.

É uma lição que absorvi muito na minha vida. O livro me fez pensar, ainda pequeno, se eu teria ferrugens azuis. Algumas crianças da minha sala (lembro que esse era um livro didático obrigatório na 3ª série, em 1997) ficaram com olhos arregalados lendo, e tenho certeza que muitos deles carregam até hoje essa lição. Às vezes releio o livro e vejo o quanto ele foi importante no meu crescimento pessoal e na minha formação emocional. Recomendo fortemente lê-lo para seus irmãos, filhos, sobrinhos e outros que estão começando a experimentar essa época difícil da infância que é crescer.
Ruth 11/01/2022minha estante
Eu li o mesmo na 3 série hoje já estou na 6 serie mas ainda releio o livro e concordo com tudo




karol 24/05/2013

Meu primeiro livro
Percebi,com certo pesar,que o livro possui poucas resenhas,e realmente não consegui entender o motivo.A maioria dos usuários do skoob parece ter vergonha ou acha desnecessário acrescentar a sua estante livros que fizeram parte da infância.Acontece que foram esses livros que nos despertaram o prazer pela leitura,o uso da imaginação,como enfrentar nossos medos,ou foram nossos melhores amigos.
Raul da ferrugem azul foi,provavelmente,o meu primeiro livro.Eu gostava de deitar na cama e ouvir minha irmã ler para mim.Uma,duas,três vezes.Eu não me cansava,fechava os olhos e me imaginava dentro da história,fazia parte dela.E muitas vezes eu também estava cheia de manchinhas azuis.
Na época,esse era meu maior medo,já que eu era muito tímida,o livro teve um significado especial para mim:"Eu não podia ficar cheia de manchinhas azuis".Foi o que me ajudou a enfrentar meus medos,a me expressar melhor,a superar a timidez.
Hoje em dia,não consigo lembrar a história completa,mas ainda depois de todos esses anos,o nome do livro continuava intacto em minha memória.Foi um prazer encontrá-lo aqui e poder relembrar todos os bons momentos que tivemos juntos.
comentários(0)comente



Ly 01/01/2022

Nostalgia
Li esse livro assim que aprendi a ler. Nem lembrava o nome da obra, dos personagens, nada disso. Só me lembrava que havia um garoto que ficava com manchas azuis pelo corpo quando presenciava algo que ele não gostava mas preferia reprimir o sentimento. Aquilo ficou gravado na minha memória pra sempre. E por curiosidade, joguei isso no Google e achei a obra.
Gostei demais de reler depois de... 18 anos, talvez? Kkkk e amei a mensagem do livro ?
comentários(0)comente



Shirley.Moral 30/12/2020

Excelente! Um livro para crianças que todos os adultos deveriam ler! Que mensagem maravilhosa, ainda mais escrito na época da ditadura!
comentários(0)comente



isaac 11/05/2022

mds
uma historia que vc vai lendo achando q é p criança mas depois da nota da autora vc entende tudo e quer ler de novo mas com essa perspectiva, simplesmente incrivel.
comentários(0)comente



Heloisa_zr 26/02/2024

Minha ferrugem deve ser azul também Raul ?
Livro infantil mas serve para se entender alguns pontos que não conseguimos quando mais velhos.

A ferrugem nada mais é que nossos medos,angústias,raiva e tudo que fica guardado

Nós nos enferrujamos quando não utilizamos determinadas partes, se você guarda mágoas seu corpo sente e ficará prejudicado.

O que o livro quer passar é que se algo te incomoda FALA não guarde pra si,ninguém sabe que está pisando no seu pé se você não falar e assim funciona com seu limites e sentimentos ninguém pode descobrir a não ser que você fale.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



JAlio.Eduardo 31/12/2021

Gostei do livro, li ele de uma vez só, rápido de ler, poucos páginas e o melhor, capítulos curtos, isso é oq faz a diferença nos livros. Mass... No geral, geralzão, gostei
comentários(0)comente



Bia 10/01/2022

Perfeito
Li quando tinha uns 12 anos e resolvi fazer a leitura agora, aos 21 anos e sinceramente, continua incrível, agradeço muito pelos ensinamentos desse pequeno e grande livros recomendo
comentários(0)comente



Annie de Jesus 21/12/2023

Livro infantil que serve também pra muito adulto. Fala sobre aprender a se defender sozinho, não guardar sentimentos negativos e não deixar de falar ou fazer o que é certo, pois acabamos por adoecer. E principalmente não adianta as pessoas te apoiarem ou a judiar se você mesmo não se ajuda.
comentários(0)comente



Magno 06/11/2011

Nossa, um ótimo livro. Seu significado vai além, mostrando certa relevância em qualquer faixa etária. Recomendo a todos encasquetados com a hipocrisia da sociedade.
comentários(0)comente



caltanne 25/07/2023

Quantos de nós vivemos enferrujados por aí?
"Mas se a gente for ficar a vida inteira espe rando alguém do tamanho exato para brigar, não briga nunca, e todo mundo manda na gente. Nem toda briga minha é de bater, não. Mas eu não aguento é ficar calada nem ficar sem fazer nada quando uma coisa não está certa.
Desaforo para casa, eu não levo. Pelo menos assim não fico enferrujada, como muita gente por ai."

Tenho esse livro há anos e só agora peguei pra ler, mesmo sabendo que é um livro infantil, eu gostei bastante, e acho que merece ser lido por pessoas de todas as idades, até porquê, quantos de nós adultos vivemos "enferrujados" por aí?
A temática do livro é muito importante e a forma como a autora aborda ela é super interessante, usando explicações fáceis para situações difíceis. Recomendo a leitura com toda a certeza.
comentários(0)comente



Carlos Eduardo 24/05/2013

eu achei esse livro muito legal pq ele fala sobre um menino que começou a ver manchas azuis espalhadas pelo o seu corpo , foi pensando, pensando e até que percebeu que ele estava com algum tipo de ferrugem. Irritado com as manchas que o encomodavam decidiu ir ao um velho mestre negro, endicado por Tita a sua babá, foi e percebeu que aquilo ia passar com o tempo e que não era para ele se importar que aquilo ia passar.
comentários(0)comente



Carina 10/09/2013

E você? A quantas anda de ferrugem?
O livrinho possui todos os elementos de uma boa obra literária infantil: brincadeiras com a linguagem, questionamentos sobre o mundo, ensinamentos (sem cair no moralismo). Raul é um menininho que descobre que está enferrujando aos pouquinhos - toda vez em que se deixa abater pela covardia, lá surge uma ferrugenzinha nova. Ao final, o protagonista não só descobre como acabar com seu problema, bem como dá uma boa lição em muitos adultos que há muito andam enferrujados por aí.

Literatura infantil que dá lição em gente grande: super recomendo!
Jose.Pacifico 19/02/2019minha estante
oi, consegue enviar esse livro em pdf?




Lisete 24/05/2009

Ana Maria Machado
Os livros de Ana Maria Machado me foram apresentados no Curso de Literatura Infantil e juvenil.Alguns li durante o curso e depois procurei por mais títulos e ainda procuro...Gosto muito e recomendo.
Não só para crianças...
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR