Login

Resenhas
Mais Gostaram

ialves 11/02/2010

Nossas ferrugens azuis
Escrever um livro infantil não é uma tarefa fácil. Mais do que tornar a linguagem acessível, deve-se tornar a mensagem por detrás do livro de fácil entendimento ao público jovem que ainda está se enveredando pelo mundo das letras. Ana Maria Machado consegue, com louvor, conquistar essa meta com esse livro.

Li Raul da Ferrugem Azul quando tinha 7 ou 8 anos. Uma fábula bem simples sobre um garoto que reprime seus medos, raivas, internaliza tudo e um dia acorda com ferrugens azuis que se espalham pelo corpo. Ele parte então numa jornada para descobrir como desfazer as ferrugens, inclusive encontrando outros personagens assim, como a Estela da Ferrugem Amarela. Uma vez que ele aprende a defender o que ele acredita, a lutar, a pôr pra fora suas emoções, suas raivas, seus medos, as ferrugens somem e o peso no coração dele também.

É uma lição que absorvi muito na minha vida. O livro me fez pensar, ainda pequeno, se eu teria ferrugens azuis. Algumas crianças da minha sala (lembro que esse era um livro didático obrigatório na 3ª série, em 1997) ficaram com olhos arregalados lendo, e tenho certeza que muitos deles carregam até hoje essa lição. Às vezes releio o livro e vejo o quanto ele foi importante no meu crescimento pessoal e na minha formação emocional. Recomendo fortemente lê-lo para seus irmãos, filhos, sobrinhos e outros que estão começando a experimentar essa época difícil da infância que é crescer.

Magno 06/11/2011

Nossa, um ótimo livro. Seu significado vai além, mostrando certa relevância em qualquer faixa etária. Recomendo a todos encasquetados com a hipocrisia da sociedade.

Leo 02/01/2010

Raul da Ferrugem azul: um manifesto contra o medo e o comodismo da ditadura militar brasileira
O livro faz uma crítica bastante interessante as pessoas que preferem ficar indiferentes áquilo que, estando presente, lhes prejudica muitíssimo, o enferrujamento dos pensamentos e da própria vida, existem poucas pessoas capazes de enxergar a própria ferrugem e tratá-la, geralmente enfrentando os medos e as dificuldades, outras preferem simplesmente ignorá-la ou não a veem condenando-se assim, sabendo consciente ou inconscientemente que tudo continuará do mesmo jeito, independente do que for feito, aí entra o comodismo, Raul nos ensina que devemos nos voltar pra dentro para fazer um balanço de tudo, não ter medo de buscar ajuda e tratar assim, sem medo algum, da própria ferugem, antes que a "lataria" se desfaça de vez.

Rafaela 14/02/2013

Foi o livro da minha infância! Recomendo a todos que um dia leiam essa estória.

Carlos Eduardo 24/05/2013

eu achei esse livro muito legal pq ele fala sobre um menino que começou a ver manchas azuis espalhadas pelo o seu corpo , foi pensando, pensando e até que percebeu que ele estava com algum tipo de ferrugem. Irritado com as manchas que o encomodavam decidiu ir ao um velho mestre negro, endicado por Tita a sua babá, foi e percebeu que aquilo ia passar com o tempo e que não era para ele se importar que aquilo ia passar.

Publicidade

logo skoob beta
"Faltava uma rede social voltada apenas para os amantes de livros... Bem, não mais."

IG Tecnologia