Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Rubinho.Meneses 15/01/2023

Um dos melhores livros de Tolkien que eu já li. Agora reli com essa nova tradução da editora Harper Collins.

E da história dos Filhos de Húrin não tem muito o que falar, apenas que é leitura obrigatória para os fãs de Tolkien.

Gabriel1994 15/01/2023

De Túrin Turambar
Uma verdadeira obra-prima da Terra-Media! Toda tragédia criada em torno de Túrin, filho de Húrin é contagiante, empolgante, cruel e envolvente!

Um personagem promissor, que ascende, prospera, se entrega, é enganado, se trai, inclina, recai, peca gravemente, tem atitudes ridículas, é facilmente amado e facilmente odiado! Túrin Turambar foi um fenômeno nesse universo da Terra Média e Filhos de Húrin é certamente um livraço super favorito!

A forma como é escrito e editado. A maneira como vemos um lado mais cruel de Tolkien aqui, explorando a tragédia dos filhos de Húrin. Momentos épicos, com diálogos que te faz grudar os olhos no livro e passagens marcantes com uma narrativa sem erros!

Não me cansei enquanto lia, estive bem imerso ao longo de toda leitura.

As batalhas, a crueldade, a maldade, a cede de sangue que Tolkien instaurou nessa história é fantástico, literalmente.

Uma obra de arte escrita por Tolkien! Adorei ler Filhos de Húrin!

Recomendo muito esta leitura!! Livro Digníssimo 5 estrelas favoritado!

helle.na 12/01/2023

Achei interessante pra quem quer se aprofundar em detalhes no conto do universo do Tolkien. Já havia lido o Silmarillion, então já conhecia a história.

Juba 11/01/2023

Fiquei chocada q o Tolkien escreveu algo "sombrio e perverso" assim, mas a história é boa e terminei ela indignada com os acontecimentos

Marcus.Santana 10/01/2023

O destino dos filhos de Morwen e Húrin, Turin e Niënor.
Os Filhos de Húrin é um dos três grandes contos dos Tempos Remotos ou da 1ª Era do Mundo, ao lado de ?Beren e Lúthien? e ?A Queda de Gondolin?. Contudo, dentre elas, os Filhos de Húrin sem duvida alguma é a com tonalidades mais escuras, sendo uma saga com cenário esculpido nos infortúnios e nos acontecimentos dramáticos e fadigosos que cercearam a vida e o destino dos filhos de Morwen e Húrin, Turin e Niënor.

Os Filhos de Húrin tem como pano de fundo a grande aliança firmada por Elfos e Homens, unidos em combate ao malicioso anjo caído, Morgoth, o 1º Senhor do Escuro. Subjugado em batalha, Húrin vê, impotente, uma maldição ser lançada sobre sua descendência.

Temos aqui uma história extremamente sombria e o enredo é tenso, desenvolvendo-se em ritmo forte. Os fatos e ações narradas neste conto são enlaçados por tragédias do inicio ao fim, lembrando claramente epopeias gregas no qual os feitos heroicos andam lado a lado com a perda e o pranto, com o fim de muitos heróis sendo solitárias e permeadas por catástrofes, muitas delas desatadas por maldições alimentadas por seus próprios atos arrogantes ou negligentes.

Os personagens são absolutamente marcantes. Suas imensas falhas de caráter são realçadas, conferindo ótima dose de realismo ao conto. O livro é incrível e é recheado de ilustrações estonteantes, de tirar o fôlego. O projeto gráfico é sensacional e as ilustrações do Alan Lee são simplesmente maravilhosas.

Em razão do falecimento do autor, a história não foi por ele concluída. Seu formato definitivo é fruto de cuidadoso estudo dos manuscritos originais, por parte de seu filho Christopher Tolkien, que conseguiu costurar uma versão final coerente, dramática, livre de contaminações externas e oferecidas ao leitor em linguagem fluida e agradável.

Joana 02/01/2023

Leitura mais fluida
Três são os grandes contos dos Dias Antigos da Terra-Média: Beren e Lúthien, Os filhos de Húrin e A queda de Gondolin.

Os três foram editados em livros próprios por Christopher Tolkien, e, dos três, Os filhos de Húrin é o que tem a leitura mais fluida!

Isso acontece porque é o único em que foi possível contar a história do início ao fim, numa narrativa única organizada a partir dos escritos de J. R. R. Tolkien.

Os outros dois funcionam como um estudo da evolução da lenda, com muitos retornos ao mesmo ponto da narrativa para apresentar diferentes versões, vindas de diferentes períodos e escritos, e, apesar de ser super interessante observar essas alterações, o processo é menos gostoso do que a leitura de uma narrativa linear.

Nesta edição eu senti falta, apenas, dos versos que Tolkien criou contando essa história ? foram mais de dois mil até o ponto onde ele parou. Nesse caso, eu voltaria com gosto na história, após a conclusão da narrativa em prosa! Em Beren e Lúthien, os versos d'A Balada de Leithian foram um dos pontos altos pra mim!

No mais, o conto é maravilhoso e o trabalho de Christopher Tolkien, impecável, considerando que John R. R. Tolkien deixou um volume massivo de manuscritos sobre o mesmo conto ? sem, no entanto, dar-lhe a forma cabal.

CABRELLI 31/12/2022

Pra mim, o melhor livro até agora da saga, uma história triste, de grandes perdas, mas uma história cativante, já contada no Silmarillion, e aprofundada nesse livro.

Tiago 27/12/2022

Um conto muito triste...
Um dos três grandes contos da Terra Média, é muito sombrio e muito trágico. Húrin desafiou Morgoth e seus filho carregaram a sina da maldição do primeiro Senhor do Escuro, e aqui o pai dos dragões, Glaurung, tem o papel de executor. A história mistura o doce e o amargo, mostra para nós que muitas vezes o que nós entendemos e obtemos como vitória, pode carregar consigo um grande sentimento de perda e mágoa e só teremos a opção de levar isso conosco pra sempre...

Bruno 11/12/2022

Uma das maiores obras de Fantasia da história
Essa é sem dúvidas uma das maiores obras de Fantasia e Aventura da história e com certeza a obra mais obscura de toda a Mitologia de Tolkien. Personagens cativantes e complexos, aventuras de tirar o fôlego e tramas arrebatadoras.

Rony 08/12/2022

Um pouco além de uma tragédia
“Os filhos de Hurin” na verdade é a história sobre a tragédia de Turín (um dos filhos).

E é isso que o livro é: uma tragédia da Terra Média.

Não classifico essa obra num conjunto de outras tragédias clássicas como Romeu e Julieta, Édipo rei, Medeia ou qualquer outra moderna, visto que apesar de ser, Os filhos de Hurin não se propõe a isso.

A proposta do livro é expandir o universo da Terra Média, como um dos três grandes contos, e dentro dessa proposta Christopher Tolkien consegue agrupar os retalhos de seu pai com maestria.

Apesar de arrastado e com os característicos excessos de nomes, lugares (e mudanças dos mesmos nomes e lugares) é uma obra coesa e gostosa de se ler – Principalmente para quem curte um “universo expandido”.

site: https://www.instagram.com/diplominhos/

caiohlp 27/11/2022

A marca da tragédia
O impacto dessa obra para o mundo e terra média é tremendo, não há meio termo para a inegável força narrativa que Tolkien traz em sua escrita, com uma genialidade incomparável, o pai da fantasia moderna introduz, nesse maravilhoso universo, uma tragédia de proporções clássicas, sem medo das longas descrições, ele alcança um drama tocante e grandioso pelo cuidado e perícia aplicados. Por isso, ler essa história é imergir no que há de mais belo na ficção mundial e também Tolkiana, que é o uso incessante da imaginação para transformar rabiscos em preciosidades, em registros atemporais, mais brilhantes que qualquer Silmaril, mais poderosos que qualquer anel, porque, afinal, a mágica da Literatura não está engastada nos livros, ou em qualquer Nauglamir, mas sempre em cada leitor.