Capitalismo Parasitário

Capitalismo Parasitário Zygmunt Bauman

Resenhas - Capitalismo Parasitário

RHG 22/01/2024

Segundo o autor
?O capitalismo é um sistema parasitário. Como todos os parasitas, pode prosperar durante certo período, desde que encontre um organismo ainda não explorado que lhe forneça alimento.?
Zygmunt Bauman

sofi 15/01/2024

Achei um ótimo livro pra quem quer conhecer mais o impacto desse sistema econômico que mais faz mal do que bem para a população. escrita rápida e de fácil compreensão

Eloysa 22/09/2023

Capitalismo Parasitário.
Eu acabei de conseguir um novo emprego. Voltado para a área de finanças. Então, me recomendaram leituras que mencionassem esse ramo e esse livro, em especial. Já conhecia o autor, por sua fama e por suas inúmeras citações que servem de modelo para o ENEM...
O livro é interessantíssimo, conta com muitos pontos importantes e que valem o destaque. Bauman relata uma sociedade consumista e movida pelo dinheiro, exatamente como a qual vivemos.
A leitura merece concentração extra e diversas anotações acerca de si. Foi uma leitura muito proveitosa.

Letícia 11/05/2023

"Não pensar no depois significa acumular problemas."
Primeiro livro do Bauman que leio, conheço as citações dele do tão famoso livro "Amores Líquidos" mas não havia lido nada dele. Gostei da leitura, principalmente de como ele torna tudo fácil como se fosse literalmente uma conversa, e não uma obra sociológica. Facilita muito pra qualquer pessoa ter acesso e entender os seus livros, e seus conhecimentos.

Bauman se demonstra anticapitalista, apresenta inúmeras problemáticas do capitalismo, inclusive com ótimos exemplos, como a do cartão de crédito, e como os bancos e o sistema fizeram esse "benefício" se tornar algo maligno. Apesar de algumas pessoas nas resenha dizerem que ele inocentou os pobres, os que contraíram dívidas enormes, eu não vejo dessa maneira. Ele não inocentou, mas precisamos ter a empatia de relembrar que nem todos possuem o conhecimento sobre a condição que a sociedade impôs para aquela pessoa.

É muito fácil virarmos pra uma pessoa e dizer "meu deus, como vc contraiu uma dívida tão grande?", mas e o contexto disso? Conheço pessoas que se endividaram por motivos que no presente momento era essencial, como uma cirurgia, um tratamento de saúde, um empréstimo de faculdade e entre tantas coisas. O verdadeiro culpado disso é a forma como o sistema organiza isso. É claro que eles desejam o pior para o devedor. Não é de hoje.

Simulações de empréstimos em bancos famosos como o Itaú, Nubank e Bradesco, demonstram como os valores emprestados triplicam de preço. É uma bola de neve. Sobre isso, vale parafrasear uma citação do Bauman: "Sem meias palavras, o capitalismo é um sistema parasitário. Como todos os parasitas, pode prosperar durante certo período, desde que encontre um organismo ainda não explorado que lhe forneça alimento. Mas não pode fazer isso sem prejudicar o hospedeiro, destruindo assim, cedo ou tarde, as condições de sua prosperidade ou mesmo de sua sobrevivência."

Além disso, ele trata também sobre as doenças advindas do sistema, como anorexia, bulimia, depressão, medo. Inclusive, acho pertinente destacar que o Brasil assumiu o posto do País que mais faz cirurgia plástica no mundo. Vemos que o nosso país dentre todos, está se destacando pelas doenças vindas das redes sociais, não é piada de mau gosto, literalmente acontece todos os dias, situações como a de alguém chegar em um consultório de estética e dizer "Quero me parecer com esse filtro." E assim por diante.

Acredito que existe uma sociedade antes e depois das redes sociais, pra mim, as redes sociais deixaram de ser um lugar para se acompanhar família e amigos. Até isso o capitalismo captou, ao passar um story de um amigo, em seguida vem um algoritmo lhe mostrando propaganda de algo que você pesquisou ou pensou em pesquisar. Somos apenas dados sendo vendidos para a sociedade. Quando não advindas do capitalismo em forma de algoritmos, nos frustramos em ver pessoas vivendo aparentemente melhor do que nós, nos comparamos com pessoas que não fazem parte da nossa classe econômica.

Por inúmeros motivos além destes, resolvi me privar de algumas redes sociais, e não me arrependo. É necessário termos ponderação. Mas voltando ao fim deste livro, achei que faltou uma apresentação de tese sobre como podemos abordar esse problema de forma responsável, pois não houve uma especificação do Bauman quanto a soluções ou aprimoramentos. Senti falta disso, no mais: Bauman é incrível.

BeatrizFonseca1 07/05/2023

O autor faz uma puta crítica ao capitalismo um.sistema que nos deixa alienado como diria titio Karl Marx, ele salienta que o capitalismo cria elementos construídos para se danificaram logo e comprar mais é isso se torna um ciclo .
Ele salienta que para se obter bons empregos é necessário buscar ascptos divergentes e não iguais, pessoas que pensam fora da caixa se destacam nesse sistema.
Argumenta que o mundo é volátil ou seja está em constantemodificação e que a Educução pode ser tradicional e ortodoxia porque as mudanças são constantes e imprevisíveis, vivemos em mundo globalizado e complexo.
O ser humano sofre por causa dos nossos habitos negativos e enrraizados em nossa cultura.
Vivemos em.uma sociedade hipersaturado com acesso de informações e por isso existem conflitos entre as gerações.

Os jovens possuíam relações humanas fragiliza porque estão usando de muita tecnologia e redes sociais e estão sempre modificando sua identidade.
Vivemos em.uma sociedade do medo, vivemos com receio de não obter um bom emprego no mercado de trabalho, de desenvolver doenças devido às comidas industriais e com agrotóxicos vivemos em uma sociedade na qual tudo o que fazemos ou deixamos de fazer interfe negativamente ou positivamente na vida dos outros indivíduos.
Doenças como a bulimia e a baixaria que são originadas por ascptos egocêntricos e culturais de uma mídia que manipula as.pessoas para possuírem determinado tipo de corpo ou de comportamento.
Bauman salienta que não devemos ser pessimistas e otimistas em.uma sociedade melhor e mais humana mas manter a esperança em.mundo melhor e mais justo.
Bauman como sempre faz ótimas análises da sociedade globalizada e capitalista que vivemos atualmente

Lista de Livros 30/12/2022

Lista de Livros: Capitalismo Parasitário: e outros temas contemporâneos, de Zygmunt Bauman
“Sem meias palavras, o capitalismo é um sistema parasitário. Como todos os parasitas, pode prosperar durante certo período, desde que encontre um organismo ainda não explorado que lhe forneça alimento. Mas não pode fazer isso sem prejudicar o hospedeiro, destruindo assim, cedo ou tarde, as condições de sua prosperidade ou mesmo de sua sobrevivência. (...)
Hoje, quase um século depois de Rosa Luxemburgo ter divulgado sua intuição, sabemos que a força do capitalismo está na extraordinária engenhosidade com que busca e descobre novas espécies hospedeiras sempre que as espécies anteriormente exploradas se tornam escassas ou se extinguem. E também no oportunismo e na rapidez, dignos de um vírus, com que se adapta às idiossincrasias de seus novos pastos.”
“Não me considero um pessimista. Se eu fosse, por que escreveria? Mas também não sou um otimista. Quem são os otimistas? As pessoas que acham que o nosso é o melhor dos mundos. E os pessimistas? Pessoas que suspeitam que os otimistas talvez estejam certos.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/11/capitalismo-parasitario-e-outros-temas.html

Natalia.Cantini 13/12/2022

Bauman sempre trás ótimas reflexões, e nesse livro conseguiu de forma breve apresentar o sistema econômico do capitalismo em sua real aplicabilidade que acaba por ser agressiva e destrutiva. Ótima leitura, um dos meus pensadores favoritos

yurikrn 03/10/2022

Sem palavras...
Que livro incrível, acho que nenhuma palavra o descreveria melhor. A forma como ele te faz refletir sobre a sociedade em que vivemos, como a vida acontece por causa dela é impactante e do mesmo jeito não perde a leveza necessária para um livro desse gênero acabar te tocando e consumindo por completo. Uma leitura interessante que recomendo a todos.

Karla Borba 04/08/2022

Reflexões para além do padrão comportamental normalizado
Bauman, sociólogo mundialmente reconhecido, traz neste curto e intenso livro, alguns textos para pensarmos sobre como se dá a nossa relação como sociedade com aspectos tais como a cultura, educação, medos e esperanças tendo como pano de fundo o sistema capitalista.
Ele aponta que o viver sob este modelo econômico nos lança num cenário de incertezas que culminam com uma vida de ansiedades e experiências que ele assinala como "líquidas" e a partir disto nos leva a um debate e reflexão sobre a validade desse existir tão perdido no qual nos encontramos.
Livrinho curto, porém potente para quem quer ler algo ligado à sociologia seja sozinho ou numa leitura coletiva.
Somente avaliei com quatro estrelas porque considerei as entrevistas dos dois últimos capítulos um pouco soltas em relação aos resto do livro no que diz respeito à construção do texto em si.

Gabi Babita 18/06/2022

Bauman, você é tão fofuxo que mora no meu coração. hahahah
Como sempre, a análise impecável e escrita de uma forma gostosa de ler desce como dois tapas na cara enquanto vou compreendendo essa sociedade líquida que nos cerca.
Sempre maravilhoso.

Andreza 03/01/2022

Leitura rápida de um tema atual e importante. Super indico a leitura. Para aqueles que gostam de questionar e refletir sobre o sistema que vivemos.

Lui 20/08/2021

Começou interessante depois blablabla sociedade liquido-moderna blablabla metaforas blablabla achei fraquinho

Maria1691 14/03/2021

Esse livro traz um compilado de informações, ideias, pensamentos do sociologo Bauman. Aqui ele vai tratar do topico capitalismo e como ele pode corromper, de pensar das pessoas, facilitando o jeito de adquirir bens, o capitalismo e a edicacao. Enfim, temas interessantíssimos.

Ingrid.Pardinho 22/12/2020

Obra panorâmica
É um compilado das principais ideias de Bauman. Trata, inicialmente, sobre o plano do capitalismo em manter eternos devedores, já que o mercado migrou da indústria para o consumo. Seguindo essa lógica, a educação se torna mais uma mercadoria. O que mais importa, para a modernidade é a apreensão de conhecimentos que sirvam de imediato e possam ser facilmente esquecidos. Dialogando sobre outros temas como anorexia, bulimia e a esperança, o autor traça um panorama da sociedade líquido-moderna, pautada sob o medo, inseguranças, instabilidades e necessidade de aceitação.

Leandro Vaz de Azevedo 22/07/2020

A miragem da prosperidade
Zygmunt Bauman mostrou o quanto capitalismo sabe das fragilidades e desejos humanos e se hospeda verdadeiramente como um parasita.
Nessa pequena e extraordinária obra nós humanos somos escravos do consumo, a vontade como disse Schopenhauer é o motor que movimenta o ser, cada vez mais e mais desejamos, num ciclo ad infinitum de prazeres instantâneos.
Vale a pena conferir!