As parceiras

Resenhas - As Parceiras

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rebas 27/09/2012

É leitura
É leitura de alma, como se adiantasse fechar os olhos e ler com qualquer outra parte do corpo. Incrível. Creio que poucos devam admirar essa obra, porque poucos prestam atenção na vida e na própria alma.
Pedro 04/07/2013minha estante
Concordo, realmente não é um livro para pessoas rasas.

Jana 03/05/2021

Muito bom. Quero mais!
Como minha primeira leitura de Lya Luft, devo dizer que as notícias estão corretas. Escritora fenomenal.

Rafaella 03/07/2023

?Não permitiram a Catarina nenhuma salvação?
Peguei esse livro na biblioteca da faculdade, sem saber o nome, apenas pela sinopse, mas acho que confundiram ele com outro pois o livro é completamente diferente daquela sinopse, mas ainda bem que confundiram!
Um dos melhores livros que li nos últimos tempos, muito triste e envolvente, li em uma tarde pois a escrita da Lya Luft me prendeu muito, definitivamente leria novamente.

Rosi117 01/02/2021

Narrativa excelente!!!! História mega triste.

Lud 19/07/2020

Gatilho atrás de gatilho
A depressão sendo manifestada de diversas formas por mulheres da mesma família ao longo de gerações. Um livro para corações fortes.

estevesandre 11/11/2021

Este foi meu primeiro contato com a obra da Lya Luft e, por coincidência, comecei justamente por seu primeiro romance. Apesar de ser um livro curto, a escrita da autora é muito densa e consegue te arrastar para o submundo emocional de cada personagem. Com certeza quero ler os outros títulos dela.

Lacrimosa 29/06/2022

dolorido.
uma história completamente dolorida, composta por mulheres marcadas pela dor e pela perda. é bizarro ver a reação em cadeia que a violência contra uma mulher acarreta em toda uma geração de mulheres feridas.
possui muitos temas aos quais eu sou sensível, como aborto e estupro. leia com cuidado.

Amanda 23/06/2013

Simplesmente perfeito!
Acabei de fechar "As Parceiras", li em poucas horas, em 'uma sentada'...
A história nos prende desde o começo, os fatos são intrigantes, bem descritos, a narrativa é envolvente, a fórmula perfeita para um bom livro. Conforme as páginas são viradas o mundo Real de Anelise nos prende e nos leva a refletir sobre o sofrimento humano, sobre o destino, sobre fatos que fizeram tudo 'dar errado'. Pensamos também sobre as pessoas que nos cercam, amizades, laços familiares, muitas vezes estamos distantes de alguém, mesmo estando tão próximos. Quem vai estar lá para nos ajudar, para sofrer conosco, sofrer é necessário, mas é necessário sofrer sozinho? Será que a vida seria diferente se nos abríssemos aos relacionamentos e deixássemos aqueles que nos amam tomarem pra si um pouco daquilo que nos tira o sono? São reflexões que o livro nos leva a fazer.
É um livro para todas as idades, sendo leitura obrigatória ou não, acho que todos deviam se dar a oportunidade de fazer uma leitura tão prazerosa como essa, pois além de bem escrito é um livro que apresenta, de fato, conteúdo além das páginas.
Definitivamente 5 estrelinhas.
*****

jupitereis 19/02/2021

Eu não sei o que dizer.
Quando peguei o livro pra ler não sabia o que ia encontrar realmente. É uma narrativa dramática sobre uma família de mulheres que foram fadadas a loucura, a doença e ao luto. Isso te ultrapassa a leitura inteira, você sente o que a personagem sente, e eu me senti inteiramente vazia e ao mesmo tempo contemplada com a história e a construção textual que a autora usa.
Ainda tô em estado de choque, de vazio.
Não é um livro difícil de se ler, ele é difícil de digerir porque atinge no fundo do âmago MESMO. Nunca senti isso. O final me quebrou.

Nívia 05/02/2014

Daqueles livros que nos fazem sentir.
"Por que não morremos num período assim? Antes que tudo comece a esboroar. Nem sei se é no fundo ou na superfície que começa a erosão. A primeira tristeza não partilhada. A primeira solidão em que se vira as costas e, ao voltar, não se encontra mais a presença reconfortante. Apenas outra solidão, de costas. A consciência está alerta: está acabando. O resto vem depois. Todo o cortejo".

Foi o trecho acima, destacado sozinho na parte de trás do livro, que me chamou a atenção. Queria ler alguma obra de Lya Luft fazia tempo, mas nunca tinha parado para pesquisar sinopses e títulos. Eu já segurava um outro livro da autora - que, agora, nem me recordo qual era - quando decidi trocá-lo por "As Parceiras". E, quando finalizei minha leitura(em menos de 24h, coisa que há tempos não fazia), tive a certeza de que não poderia ter começado a conhecer essa escritora de uma forma melhor.

Em "As Parceiras", Lya Luft nos apresenta um texto leve, porém com fundo pesado. De leitura fácil, mas de reflexão profunda. Nos traz uma personagem principal marcada pela maldição da infelicidade que perdurava em sua família - "a família de perdedoras" - de geração a geração, mas que, mesmo com todo o medo de ver as mesmas desgraças acontecerem em sua história, tentava ser feliz. E, por vezes, até acreditava que seria possível.
É uma história de melancolia, de angústia. É sobre acreditar, desacreditar, acreditar mais um pouco e, depois, ver que, talvez, não tenha jeito mesmo. É sobre uma mulher que morre em vida, antes de dar o último suspiro. Sobre fantasmas do passado, sótãos de verdade e sótãos metafóricos. É sobre a loucura da vida.

Sonia.Finha 19/05/2021

As parceiras
Mesmo sendo um livro pequeno, as emoções são grandes.
Na minha opinião a proposta do livro é mostrar como um acontecimento isolado afeta gerações futuras. Anelise claramente ainda vivia os reflexos da loucura de sua avó Catarina, e o resto da família também.

Pedro.Gondim 07/01/2022

Parceiras
"E eu nunca me aproximara muito de Deus: medo de descobrir que em lugar dele nada havia senão duas velhas caspentas jogando no tabuleiro em que as sombras feito uns bonequinhos corriam, saltavam, devoravam-se. A gente acendendo velas como um desesperado, as bruxas soprando com força." (p. 57)

Fernanda 26/05/2023

Profundo
Achei uma leitura bem angustiante, gostei, mas ler certas partes foram bem difíceis de ler. A escrita da Lya é muito boa, as palavras que ela escolheu usar se encaixaram perfeitamente. Não é um livro leve, talvez alguns não gostem por isso.

Viviane 09/05/2020minha estante
Amo os textos da Lya Luft e amei a sua resenha! Meu sótão é uma praia com areia clara e um mar azul que se confunde com a imensidão do céu azul; Suas ondas são calmas na maior parte do tempo o que permite caminhar pela margem por um longo tempo sentindo o vento, o cheiro e o calor. Trazendo ao corpo um sensação indescritível que é capaz de renovar nossa energia e promover a paz interior.

1 | 2 | 3 | 4 | 5