Os Assassinatos da Rua Morgue

Os Assassinatos da Rua Morgue Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe




Resenhas - Assassinatos na Rua Morgue


239 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Gustavo611 07/03/2023

Fui com muita expectativa ler este livro, pois sou grande fã de Ágatha Christie e histórias de detetive. Respeito muito o fato desses escritos terem influenciado e estabelecido os parâmetros que possibilitaram o surgimento de todo esse gênero literário. Mas infelizmente, não consegui me conectar com nenhum dos 3 contos. Os inícios eram super promissores, mas os desfechos deixaram a desejar, ao meu gosto. Saio desta leitura grato por conhecer essas narrativas fundamentais para o surgimento desse universo, mas não adorei.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruna Lima 13/02/2023

Os assassinatos na rua Morgue é uma das minhas histórias favoritas do Poe, amo toda construção da história, a apresentação do Dupin, ambientação e simbolismo que o conto apresenta.

Aliás, quando se lê às três histórias do Dupin é possível fazer algumas conexões e comparações entre os contos bem interessantes, além de observar algumas características comuns, como, por exemplo, o papel do pensamento crítico, o simbolismo, a representação do feminino, críticas, etc. Nota-se também o quanto o autor é brilhante no que se propõe, reforçando sua importância na literatura.

A edição está maravilhosa, com materiais extras incríveis, um trabalho sensacional, vale demais a leitura!
comentários(0)comente



Amanda Salomone 11/02/2023

Três contos de Dupin
Depois de ter passado toda a adolescência lendo Conan Doyle, essa leitura investigativa mais tradicional já se tornou batida pra mim, e não me enche os olhos como antes. Porém, é inegável a qualidade narrativa e a importância literária da obra.
comentários(0)comente



Myka 22/01/2023

Muito envolvente. Dupim é tão minucioso, que tem momentos que temos a impressão que não vamos conseguir acompanhar o raciocínio.
comentários(0)comente



ninis1 07/01/2023

?
Muito interessante as 3 histórias, gosto de como as duas primeiras se ligam de certa forma. admiro a escrita do poe que mesmo sendo, de certa forma, complexa, consegue ser perfeitamente clara! sem contar a beleza do livro em si, as artes ao decorrer das páginas atrai qualquer um.
ninis1 12/01/2023minha estante
KKMMKKKKKK ESCREVI MO CONFUSO




Arthur.Segatto 06/01/2023

Clássico!
Nunca tinha lido nada do Poe, mas sempre li Agatha Christie e Conan Doyle, e agora sei de onde veio todas as histórias policiais que já li!

Sherlock e Watson são claras inspirações, se não cópias registradas, dos personagens de Poe (o narrador e Dupin). Mas o diferencial de Poe é toda a filosofia e a moral que ele traz para suas histórias.

Genial em vários sentidos, os 3 contos deste livro são imperdíveis para os amantes de policiais. E nessa versão da Editora Antofágica, tudo também fica melhor.

Não são 5 estrelas porque o segundo conto senti que foi arrastado. Mas é muito bom voltar a ler um clássico e se deliciar com uma obra tão bem escrita e histórica.

4,5/5
comentários(0)comente



anavi 04/01/2023

os assassinatos na rua morgue
que saudade que eu tava de um suspense policial! amo essas investigações que sempre tem um personagem muito espertinho, sempre fico chocada em como eles fazem as soluções parecerem óbvias. o único ponto negativo é que a linguagem é meio antiga e algumas coisas vc tem q ler 3 vezes pra sua cabeça processar. o livro é muito lindo por dentro, com várias ilustrações, eu gostei demais
comentários(0)comente



Eduardo Mendes 30/12/2022

Uma das primeiras histórias modernas de detetive
Escolhi como leitura “ Os Assassinatos na Rua Morgue” como parte do meu projeto pessoal de ler livros que serviram de inspiração para músicas do Iron Maiden, assim como fiz com “O Senhor das Moscas”, “Coração das Trevas”, “Além do Planeta Silencioso” e “Duna”. Além disso, claro que ler Edgar Allan Poe é uma experiência muito interessante, afinal, o poema “O Corvo” é uma das coisas mais lindas que eu já li.

É curioso notar que Os Assassinatos na Rua Morgue seja considerada uma das primeiras histórias modernas de detetive, já que não há aqui efetivamente um detetive solucionando crimes. O personagem C. Auguste Dupin não é detetive ou policial, e sua introdução feita pelo narrador é lenta e arrastada. Ou seja: logo de cara o livro não me pegou.

O excêntrico Dupin possui complexas habilidades de observação, análise e dedução, e gosta de solucionar mistérios de forma exibida. Ele lembra um pouco Sherlock Holmes, mas não consegui sentir a mesma empatia por ele.

Minha experiência de leitura não foi das melhores. Poe escreve muito bem, consegue criar um cenário interessante e monta um crime aparentemente impossível de se resolver. A trama é um pouco truncada no começo mas depois se desenrola com mais agilidade, então o autor direciona o leitor para um desfecho completamente improvável e inesperado.

Pra quem gosta de mistério é um prato cheio, mas confesso que nenhum dos 3 contos desta edição me pegou. Além de Os Assassinatos na Rua Morgue, temos também “O Mistério de Marie Rogêt” e “A Carta Roubada". Entendo toda a influência desta história nos autores de “literatura policial” que vieram posteriormente, mas não funcionou muito bem pra mim.


site: https://jornadaliteraria.com.br/os-assassinatos-na-rua-morgue/
comentários(0)comente



Hrisab 28/12/2022

me senti meio burra com essa linguagem mais culta, deve ser por não estar acostumada a clássicos como de Poe

a primeira história eu achei óbvia e meio sem sentido o que realmente aconteceu
a segunda eu nao encontrei a verdadeira resolução do caso, ficou em aberto ou eu deixei passar?

e a última foi esplêndida, minha historia preferida das tres mas foi muito rápida

senti falta desse "Watson" fazendo perguntas e raciocinado junto de Dupin, mas ele falou mais que o homem da cobra
essa leitura é para os amantes de clássicos, sou burra e me senti mais ainda
comentários(0)comente



Camilly 28/12/2022

Extraordinário
A escrita, o enredo, as origens; tudo impecável. É gostoso de ler, de entender, de caminhar por cada um dos raciocínios e ver que é daqui que saíram referências que eu tanto gosto
comentários(0)comente



Lelê 16/12/2022

O primeiro conto é maravilhoso e os outros? nem tanto.
Eu tive um pique ótimo no Os Assassinatos da Rua Morgue mas depois ficou tão cansativo a leitura? não sei. Acho que não encontrei uma desenvoltura na leitura desse livro.
Dupin é foda! Isso é um fato! Ele é a estrela. Mas? não deu o match comigo ?
Talvez eu releia ele uma outra vez com outro tipo de bagagem.
comentários(0)comente



joaoderstand 11/12/2022

Um livrinho revolucionário! Nunca imaginaria que esses romances policiais que tanto amo nasceram em Edgar Allan Põe! (e mais surpreendentemente ainda: não na Inglaterra!)
Todos os elementos clássicos de Sherlock Holmes e Agatha Christie já estavam postos aqui, sem exceção!

Acontece que, se a essência do gênero não foi revolucionada, a posterioridace definitivamente fez muito bem à forma kkk
Porque eu vou falar pra vcs: não são muito divertidos os contos não viu, são bem chatinhos de ler na verdade kkkk
E não chatos de difíceis, mas chatos de maçantes mesmo, entediantes! O segundo conto o pior deles (ainda que tivesse de quase tudo para não ser!)

Não tem a mesma aventura e entretimento das obras discipulares, mas a genialidade já está toda aqui. Novamente: revolucionário!
comentários(0)comente



Bianca 18/11/2022

Muito detalhista
É o primeiro livro de Poe que leio. Em geral, gosto de livros detalhistas, mas esse em especial não me prendeu. Os detalhes eram excessivos e acabou por me fazer perder o prazer pela leitura, embora os contos fossem curtíssimos.
comentários(0)comente



Tainá.J 18/11/2022

Excelente!! 5/5?
Tinha certa resistência em ler Allan Poe, e adorei o estilo!

Textos inteligentes e sarcásticos, ironizando a sociedade e a moral, que rendem boas risadas, apesar da crueldade das histórias.

O último conto demorei um pouco mais pra ler, por ser muito detalhado, mas vale super a pena, por ser praticamente uma das primeiras histórias detetivescas, inspirando todos os personagens que vieram depois, como Sherlock, Poirot e Lupin!
Inclusive, achei bem descarada a cópia, já que aqui o personagem se chama Dupin... Enfim.

O final, contando a vida do autor, tb fechou com chave de ouro!

Quero ler mais livros dele!
Silvia 18/11/2022minha estante
Vale mesmo a pena? Estou receosa a ler um dos livros dele


Tainá.J 18/11/2022minha estante
Eu adorei! Mas depende do seu estilo... Alguns contos são BEM pesados! Mas a qualidade da escrita e o sarcasmo, me ganharam??




239 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR