O finado Mattia Pascal

O finado Mattia Pascal Luigi Pirandello

Resenhas - O Falecido Mattia Pascal

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vanessa.Mariano 15/09/2023

Livro bem humorado mais com muitas reflexões existenciais, sobre a vida e morte . O Mattia Pascal ganha a chance de uma nova vida , recomeçar do zero e ser totalmente livre e sozinho, porém ele percebe que ser livre e não ter ninguém não é assim tão perfeito.

É um bom livro , porém achei um pouco arrastado em alguns momentos.

Martony.Demes 01/09/2023

Um livro bem interessante que faz diversas reflexões sobre a existência, a morte, o comportamento das pessoas e o quanto elas estão dispostas a fazer para se da bem, se aproveitar dos outros! Nem que pra isso tenham que forjar uma morte.

Tudo isso e muito mais contada de maneira cômica e diferente!

Vale a pena viu!

Rafaela1243 30/08/2023

Clássicos Surpreendem no Final
Segundo clássico lido e tenho a mesma sensação do último: leitura arrastada, no meio tediosa e o final surpreendente. Talvez seja minha geração imediatista, mas vale a pena ficar até o final.

?O Finado Mattia Pascal? me trouxe a reflexão de que a liberdade não vem do isolamento ou do desprendimento social. Seres humanos são seres sociais e - querendo ou não - nossa existência e significado de estar vivo é ?codependente? da vivência com outros, que nos trazem significado. Até que ponto a liberdade do ser é válida se é necessária tal convivência ?em paz? para garantir a liberdade? Tento retomar os conceitos da filosofia zen budista - viver de acordo com o que há dentro para manifestar para fora.

Vale ressaltar também o texto final da edição. Lindo, desconcertante, honesto, escrachado. Recado: ler vira e mexe - a veracidade das
coisas?

Thiago662 13/08/2023

Não há liberdade! Não há como escapar...
"De novo o pensamento da minha total impotência, da minha nulidade, acometeu-me, esmagou-me".

"Pelo meu lado, sou do aviso que nós, enquanto por graça de Deus estivermos vivos, não poderemos saber nada sobre a morte; e, portanto, não lhe parece inútil pensar nela? Industriemo-nos para viver da melhor maneira, isto sim, santo Deus!".

O livro narra às escolhas, aventuras e desventuras de Mattia Pascal, um jovem rico e que perde tudo. Foi impossível criar algum tipo de empatia por Mattia e talvez isso tenha atrapalhado a minha leitura. Tudo é muito cansativo. As escolhas feitas pelo personagem título são as piores possíveis. Sabendo que a família é roubada por um administrador inescrupuloso, nada faz e continua vivendo sua vida como se nada tivesse acontecendo. Acaba num casamento sem amor e com uma sogra peste a lhe atormentar a vida...

Em meio a várias desgraças e perdas, acaba fugindo de sua terra natal em busca da tal liberdade... Num lance de sorte ganha uma fortuna, toma o rumo de casa, mas é dado como morto! Esposa e sogra reconhecem o primeiro corpo para se livrar do fracassado Mattia. A oportunidade perfeita para a construção de uma nova vida... Mas são várias paginas sobre os tormentos de Mattia! São reflexões filosóficas sobre liberdade, sobre morte/vida, natureza humana... No fim, liberdade não existe e não há como escapar!

Cansativo, embora o final seja engraçado! Talvez não tenha lido direito. Um Nobel de literatura!

Giordano.Sereno 02/08/2023

Boa leitura, mas com final apressado
Matias Pascal nasce em uma família rica. Mas, por algumas infelicidades da vida, vê-se falido, cheio de dívidas, preso em um casamento infeliz e morando com a sogra que inferniza sua vida. As mortes da mãe e da filha foram a gota d'água. Matias foge sem rumo e acaba em Monte Carlo onde ganha um bom dinheiro no cassino. Enquanto estava no trem voltando para casa, descobre por um jornal que havia sido dado como morto.
A morte acabou sendo a grande oportunidade da sua vida. Com a liberdade conquistada, e financiado com o dinheiro ganho no jogo, passa a viajar por toda a Itália e outras cidades européias. Logo Matias percebe que se fingir de morto não é tão fácil e bom como imaginava. Não pude deixar de lembrar do livro "O Homem Invisível" do grande mestre H. G. Wells. Muitas crianças sonham em conquistar o poder da invisibilidade, mas sem lembrar das dificuldades que um homem invisível é obrigado a enfrentar. Por exemplo, andar nu no inverno
Apesar de antigo, o livro surpreende com uma história moderna e divertida. Achei o final um pouco apressado. Se o livro tivesse umas 200 páginas a mais, o autor poderia ter trabalhado melhor algumas questões.

Marília 06/07/2023

Esse livro nos mostra como a mentira tem pernas curtas mesmo que seja uma mentira involuntária e até aquela vida que parece mais feliz quando é baseada na mentira acaba sendo ruim.

@prazerliterariooficial 02/07/2023

A história em si, até que, cativa, mas têm muitas vírgulas, fazendo com que fique cansativo e torna a leitura demorada.

Marcelo 24/06/2023

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
O livro conta a história de Mattia Pascal, um homem comum que leva uma vida monótona e infeliz em uma pequena cidade italiana. Ele é infeliz em seu casamento e sente-se aprisionado em uma existência sem sentido.
No entanto, sua vida dá uma reviravolta inesperada quando uma notícia falsa de sua morte é divulgada. Mattia aproveita essa oportunidade para escapar de sua vida anterior e assume uma nova identidade. Ele foge para uma cidade vizinha e começa uma nova vida como Adriano Meis.

Adriano desfruta de uma sensação de liberdade e começa a viver plenamente. Ele se envolve em jogos de azar e tem alguns sucessos, mas também enfrenta derrotas e adversidades. No entanto, ele está feliz por ter escapado de sua antiga vida e encontrou uma nova identidade.

No desenrolar da história Adriano começa a se questionar se a esperada liberdade com a morte de Mattia realmente vale a pena e resolve então reassumir sua verdadeira personalidade, voltando para a cidade e para os seus.

Mattia retorna à sua antiga vida, mas agora ele está transformado pela experiência de ter vivido como Adriano Meis. Ele enfrenta desafios para se reintegrar à sociedade e reconstruir seus relacionamentos. Além disso, ele questiona sua própria identidade e a natureza da existência.

Ao longo do romance, Pirandello explora temas como identidade, liberdade, responsabilidade e a busca pela autenticidade. Ele examina as máscaras que as pessoas usam para se encaixar na sociedade e as pressões e limitações que elas enfrentam. Mattia Pascal representa a luta universal para encontrar a verdadeira identidade em um mundo cheio de expectativas e convenções.
No final, Mattia Pascal chega a uma compreensão profunda de si mesmo e das complexidades da vida. Ele aprende a aceitar as contradições e os desafios que a existência apresenta e a encontrar um equilíbrio entre liberdade e responsabilidade.

Apesar de ser um clássico da literatura italiana e de Pirandello ser Prêmio Nobel, em alguns momentos senti tédio com a leitura.
Rafaela1243 30/08/2023minha estante
Ótima resenha!

Millena50 16/03/2023

É uma obra sobre a vida, sobre a morte e sobre a liberdade em ambas as situações. O início da história me surpreendeu bastante e prendeu toda minha atenção, mas no decorrer as situações se perderam e os detalhes foram deixados de lado. Se eu pudesse reescrever a história , teria mudado os fatos e me dedicado mais a essência prometida no início.

Max 28/01/2023

Indolência...
O livro traz reflexões sobre a morte e sobre a liberdade. Mostra também uma sociedade de época burguesa em que a frivolidade e uma total falta de interesse em produzir qualquer coisa pelas próprias mãos. Gente indolente...

Marconi Moura 08/12/2022

8,5 /10
Uma obra prima de um autor fascista. Como o próprio refere no apêndice: "os absurdos da vida não precisam ser verossímeis porque são verdadeiros". A boa literatura não é simples, a vida muito menos.

O eixo desse romance é o protagonista que, tendo a oportunidade de recomeçar a vida com novo nome e tudo o mais à sua escolha, acaba por descobrir que não pode se libertar de sua humanidade, com todas as suas angústias. E que essa luta cotidiana contra a dor de ser depende em muito do lastro das convensões sociais que (felizmente?) limita quem podemos ser.

Escrita de fluidez e humor quase machadianos. Grande leitura!

gusmx0 06/10/2022

Não sei o que falar...
O livro em si é bom. Mas o desenvolver da história e as conexões dos acontecimentos não são bons( penso que o motivo é o fato do autor ser um escritor de peças).
Os personagens não são colocados de formas boas igual o principal, eles são completamente soltos, aparecem e vao embora do nada...
Tem capítulos desnecessários e senti a leitura como uma obrigação para terminar e não um passatempo.
Mas quem gosta de histórias com muitos detalhes e reflexões, recomendo bastante esse.

klebio 05/08/2022

Mattia Pascal "falece" duas vezes (uma por engano).
É meu primeiro livro da literatura italiana, e consequentemente do autor Luigi. Admito que gostei demais, mesmo não esperando muito. É inevitável a comparação com Brás Cubas de Machadinho, e confesso que narradores que batem as botas, mesmo que de "mentirinha" como nesse caso, são os meus preferidos.

Livro muito bom

Edna 08/06/2022

"Já sabia o quanto a minha liberdade que, no inicio me parecera ilimitada, tinha seus limites."

"A luz de uma idéia comum é alimentada pelo coletivo."

Esses dois trechos resumem a história que com seus inúmeros problemas acreditou que seria possível viver sem suas raízes.

Um livro estupendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6